Óleos vegetais podem não fazer tão bem para a saúde.
Você gosta de cozinhar com óleos vegetais como uma alternativa “saudável” para a gordura e a manteiga? Um professor da Inglaterra tem más notícias: Quando aquecidos, óleos de milho ou girassol produzem intensas contrações de substâncias químicas conhecidas como aldeídos, que têm sido associados à demência, doenças cardíacas e câncer, relata o Telegraph. 
Fritar ovos com óleo vegetal pode causar doenças e até a morte
“Fiquei surpreso com os resultados, pois sempre achei que o óleo de girassol fosse saudável”, disse o professor de química Martin Grootveld na BBC, em julho. Em seu estudo, Grootveld tinha várias pessoas cozinhando com diversos óleos e gorduras. Estas pessoas entregaram os alimentos para análise na Montfort University, em Leicester, Inglaterra.
A equipe dele também estudou as mesmas gorduras e óleos e comparou os resultados. Eles descobriram que as estruturas moleculares destes produtos se alteram em uma temperatura de 180 graus Celsius, levando-os a oxidar e produzir peróxidos lipídicos e aldeídos.
Os óleos vegetais tiveram os piores resultados, enquanto a banha de porco, o azeite e a manteiga produziram muito menos aldeídos. Quem se saiu melhor neste experimento foi o óleo de coco (mas não há problemas com os óleos vegetais quando eles são usados para cozimento, segundo Grootveld) 
John Stein, professor emérito de neurociência em Oxford, diz que os óleos vegetais estão entre os fatores que prejudicam nossos cérebros (causando problemas mentais e dislexia, por exemplo), pois substituem o ômega 3 pelo ômega 6. 
“O cérebro humano está mudando de uma forma tão grave quanto o clima”, disse Stein. Tudo que foi dito aqui pode minar a noção de que os óleos vegetais são mais saudáveis do que os produtos de origem animal que são ricos em gordura saturada.
. (Imagem via AP Photo/Charlie Neibergall)
Site Yahoo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário