Conseguir uma promoção ou ser recomendado para um novo posto ou até para um novo emprego sem seguir por atalhos é um caminho longo e de muita dedicação.
O site Market Watch deu seis conselhos a seguir para conseguir se destacar no trabalho.
1. Mantenha-se profissional.
Pode parecer algo bastante fácil mas a verdade é que os comportamentos pouco profissionais são abundantes.
Eis alguns comportamentos pouco profissionais a evitar: usar o celular em uma reunião; não avisar que vai chegar atrasado (sendo que também deve evitar chegar atrasado); ou usar roupa muito casual num encontro de trabalho importante.
2. Defina objetivos.
Não se acomode, mesmo que tenha um cargo estável, defina objetivos e antecipe obstáculos. Procure ser ambicioso e planeje o seu futuro profissional.
3. Comunique bem e ouça ainda melhor.
      Tentar evitar os confrontos nem sempre é a melhor solução. Comunique de forma clara, evitar se incomodar com colegas. Mantenha-se honesto e respeitoso. O mais importante ainda é saber ouvir as pessoas que trabalham à sua volta. Saiba ouvir as suas ideias e preocupações e nunca deixe de se mostrar disponível para aprender com elas.
4. Aceite as críticas e assuma as responsabilidades.
A capacidade de saber aceitar críticas é indiscutivelmente importante, especialmente em ambiente laboral. Bem como conseguir aceitar as responsabilidades pelos seus atos.
Aliás, o Market Watch sublinha que mesmo que uma falha não seja 100% culpa sua, deve assumir a responsabilidade. Não só fica mais bem visto, como mostra força de caráter e ajuda o seu chefe a ficar convencido de que é um colaborador com potencial para o papel de líder.
5. Resolva os problemas.
Reclamar ou criticar não resolve os problemas. Encontre verdadeiras soluções para os problemas.
6. Seja positivo.
Ter uma atitude positiva e algum sentido de humor é fundamental para manter um bom ambiente de trabalho e manter as pessoas à sua volta confortáveis e motivadas.
Seja aquela pessoa que sorri e que faz os outros sorrir, mesmo quando o dia não está assim tão bom.


Nenhum comentário:

Postar um comentário