A aparição repentina de pelos em meu rosto significa que tenho um problema hormonal?
O corpo e o rosto humano estão cobertos por uma camada aveludada formada por pelos (aos quais tanto homens como mulheres estão sempre atentos, por isso passam horas diante do espelho).
Por mais que atribuamos mais importância ao seu aspecto estético, muitos dos pelos espalhados pelo corpo têm uma função protetora. Mas se você começar a notar a aparição de pelos estranhos e antiestéticos na região do queixo, mesmo sem estar diante de uma superfície refletora, é natural que fique um pouco alarmada.
Seria compreensível que esse nível de preocupação aumentasse vertiginosamente se você observasse a aparição repentina e abundante de pelos em seu queixo, buço e rosto. Sua reação natural poderia ser: ‘Meu Deus, eu estou criando barba’.
Então você corre, pega uma pinça e, enquanto vai arrancando os pelos um a um, se pergunta se seus hormônios enlouqueceram e decidiram fazer uma revolução capilar em seu corpo.
Se você ficou nervosa e mergulhou de cabeça em todos os artigos sobre testosterona até se esquecer completamente do mundo ao seu redor, saia desse transe e anime-se, saiba que há certas etapas da vida em que sofreremos mudanças no volume e textura do pelo corporal.
“As pessoas precisam pensar sobre as características próprias de cada idade e etnia”, disse Rekha Kumar, M.D., endocrinologista do Weill Cornell Medicine and New York – Presbyterian Hospital, localizado nos Estados Unidos.
Durante certas etapas da vida, é normal observar um crescimento maior do pelo corporal, isso ocorre geralmente após a puberdade e também depois da menopausa.
Além disso, se todos os membros de sua família tiverem cabelos escuros e grossos (inclusive pelos no rosto) provavelmente não haja motivo para você se preocupar, afirma ela.
No entanto, se você observar uma mudança significativa na espessura ou padrão do pelo corporal e notar o aparecimento de pelos entre as mamas e em suas coxas ou tiver um surto de acne, é recomendável que consulte o seu médico, diz a Dra. Kumar.
Para as mulheres em idade fértil, isso pode indicar a ocorrência da chamada síndrome do ovário policístico (SOP), uma doença caracterizada pela alta produção do hormônio masculino (testosterona) e por impedir que os ovários liberem os óvulos maduros.
Mais de 5 milhões de mulheres americanas têm SOP, mas algumas não se dão conta disso até que encontram dificuldades para engravidar.
A SOP é a causa mais comum de infertilidade feminina nos EUA, mas a maioria dos casos pode ser tratada com medicamentos que estimulam a ovulação. Mesmo que você não esteja segura de que deseja ter filhos, é importante manter a SOP sob controle, já que ela está ligada ao aumento da taxa de obesidade, ao diabetes tipo 2 e às doenças cardíacas.
Se essa informação deixou você nervosa, acalme-se. A Dra. Kumar assegura a suas pacientes que uma mudança no crescimento do pelo nem sempre é um indício de que elas sofrem de SOP.
“Geralmente os pelos indesejados costumam vir acompanhados por outros sintomas como acne ou menstruação irregular,” diz ela.
Mesmo que você não tenha outros problemas de saúde, e os membros da sua família tenham cabelos claros e finos, é aconselhável consultar o seu médico para verificar a possibilidade de que você sofra de hirsutismo; ele pode ser causado por uma leve flutuação hormonal ou até mesmo por algum medicamento ou suplemento que você esteja tomando, diz ela.
Você não precisa recorrer imediatamente a um endocrinologista, comece consultando seu ginecologista e, se for realmente necessário, será encaminhada ao endocrinologista.
Às vezes, mudar os medicamentos (sempre que possível) ou deixar de tomar um suplemento do qual você realmente não precisa é suficiente para “devastar essa ‘mata’ de pelos”, diz ela.
As mulheres que já passaram pela menopausa estão sujeitas a sofrer um aumento no crescimento desses pelos indesejados, pois os níveis de estrogênio caem e a testosterona fica relativamente mais elevada.
Porém esses pelos não devem ser tão abundantes ao ponto de obrigá-las a depilar o rosto ou usar a lâmina de barbear várias vezes por semana (isso já não seria mais uma esfoliaçãodermaplaning). Se esse for o seu caso, vale a pena submeter-se a uma avaliação profissional.
Depois de ver um médico, é um alívio saber que contamos com um verdadeiroleque de opções para nos livrar desses pelos tão chatos. “Dependendo da quantidade e de quão escuros ele forem, é preferível usar laser a certos cremes depilatórios,” diz ela.
“E se as pacientes estiverem usando algum medicamento contra a acne, em vez de se depilar com cera, nós sugerimos que elas optem pela depilação com linha.” (Esse método é ligeiramente menos irritante.)
Benditos sejam todos vocês, dermatologistas e esteticistas, por literalmente salvar a nossa pele.
Por Susan Rinkunas. (Foto: John Burke/Getty Images)

Site Yahoo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário