8 maneiras de manter os alimentos frescos.
Saiba como preservar bem os alimentos.
Os termômetros, nas últimas semanas, estão atingindo temperaturas altíssimas em quase todas as cidades brasileiras. Esse calor demanda alguns cuidados com o corpo e também com os alimentos que ingerimos.
É importante nesses períodos se hidratar constantemente e dar preferência aos alimentos leves e frescos.
COMO MANTER CONSERVADOS COM O TEMPO QUENTE
Porém, manter os alimentos conservados com o tempo quente não é tarefa fácil. É importante ficar de olho no estado dos alimentos e redobrar o cuidado com o armazenamento.
Hoje, indico algumas dicas essenciais para manter os alimentos frescos e não deixar que o calor excessivo estrague frutas e verduras. Mantenha seus alimentos frescos e livres de fungos. É muito prático!
1. Nem todas as frutas precisam de geladeira
Frutas como kiwi e banana são melhor conservadas em temperatura ambiente, elas podem durar mais. Com isso você pode reservar espaço na geladeira para outros alimentos que necessitam resfriamento.
Se sua casa é muito quente e mesmo esses alimentos tendem a durar menos, aproveite para picá-los e colocá-los em potes fechados. Isso pode ajudar a ganhar mais alguns dias.
2. Peça ajuda ao vinagre
Vinagre tem muitas funções. Frutas como morangos e framboesas podem ser lavadas com um pouco de vinagre antes de guardá-las na geladeira. Use duas colheres de sopa de vinagre para cada litro de água, deixando por 30 minutos.
O vinagre não mata as Possíveis larvas, mas ajudam a soltá-las do alimentos. Depois é preciso passar novamente em água corrente.
3. Saiba a procedência
Saiba a procedência da comida. Sempre que possível compre seus alimentos de locais confiáveis. Se suspeitar algo de errado com as frutas ou legumes não leve. Melhor pecar pelo excesso.
4. Otimize o espaço da geladeira
Aproveite o espaço da geladeira. Como já comentei priorize os alimentos que devem ficar na geladeira. Carnes e peixes são alimentos que necessariamente devem ficar resfriados.
Tente não lotar muito o eletrodoméstico e supervisione de duas a três vezes por semana. As vezes não percebemos que algo estragou e ele fica ocupando espaço sem necessidade.
5. Deixe o alimento respirar
Não abafe os alimentos. Não abafe as frutas e legumes em sacos plásticos e sempre que possível guarde esses produtos em potes, já higienizados.
6. O queijo também precisa de cuidado
Queijos precisam de cuidados. Para quem gosta muito de queijos devem ficar atento ao tipo que compra. Quanto mais úmido, mais suscetível ao ataque de fungos. Queijos como parmesão tem mais durabilidade, já a ricota e a muçarela tem vida curta. Fique de olho!
7. Não deixe molhado
Seque bem os alimentos. Quem quer manter as frutas conservadas por mais tempo deve secá-las após a lavagem. Quem gosta de congelar temperos como manjericão, por exemplo, também deve fazer o mesmo procedimentos antes do congelamento.
8. Antes de jogar fora
Aprenda truque para aproveitar alimentos. (Foto: iStock)Para restaurar os legumes uma boa dica é colocá-los em água com gelo por alguns minutos.
Por Karina Belluzzo. (Foto: iStock). Foto: Cyberdiet.

Site Yahoo Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário