COMO FUNCIONAM OS DESODORANTES? E OS ANTITRANSPIRANTES?
Na prateleira da farmácia, existem muitas opções de desodorantes e antitranspirantes. Afinal, qual a diferença entre esses dois produtos?
De maneira geral, os antitranspirantes são desodorantes, mas nem todos os desodorantes são antitranspirantes. Ficou complicado? A gente explica.
SUOR E MAU CHEIRO
O odor desagradável origina-se da produção de suor pelas glândulas sudoríparas, que estão presentes em apenas algumas partes do corpo, como nas axilas.
Elas produzem o suor que, além de água e sais minerais, contém restos celulares e do processo de metabolismo. Quando combinados com bactérias e fungos da pele, esse suor gera o mau cheiro.
DESODORANTES
A função dos desodorantes é bem simples: diminuir o odor desagradável. É ideal para quem não transpira muito, e que tem apenas o incômodo do mau cheiro. Os desodorantes geralmente contêm substâncias químicas como o triclosan, componente antibacteriano que impede o crescimento e o desenvolvimento das bactérias e fungos que causam o cheiro ruim.
O álcool cumpre função parecida, mas o usuário deve prestar atenção, pois a exposição ao sol da axila com desodorante pode provocar manchas e o escurecimento da pele.
O álcool também pode causar o ressecamento da pele, irritação e até lesões. Além disso, os desodorantes podem ou não possuir fragrâncias que camuflam o odor.
ANTITRANSPIRANTES
Os antitranspirantes, ou antiperspirantes, são ótimos para quem transpira muito, pois eles impedem a produção de suor.
O principal componente ativo dos antitranspirantes são os sais de alumínio, como os cloridratos ou cloridróxidos, que bloqueiam temporariamente as glândulas sudoríparas da axila, impedindo que elas eliminem o suor.
COMO FUNCIONA OS ANTITRANSPIRANTES?
Os agentes antitranspirantes - sais de alumínio - reagem com o suor e com as proteínas da pele, formando uma película gelatinosa que bloqueia os poros e impede a transpiração.
Depois de um tempo, o próprio suor desfaz essa "gelatina" e volta a ocorrer normalmente.
Portal MSN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário