Como transformar uma ideia em realidade?
Compartilhar sua ideia com o mundo é melhor do que escondê-la. São
ideias complementares que vão juntar as pessoas certas em torno do seu negócio.
“Eu começo
com uma ideia e aí ela se torna algo diferente” - Pablo Picasso.
O empreendedor de alto impacto é um
agente de mudança. Reconhecer que até mesmo os mercados mais maduros e os
negócios mais estáveis podem ser deslocados é uma parte importante do
pensamento empreendedor.
Ideias são como sementes para a mudança,
sem elas pouco se cria, mas apenas com elas nada fazemos.
O empreendedor precisa começar com uma ideia e com a clara noção de que sua ideia precisará de muitas adaptações, complementações e mudanças de rumos radicais.
O empreendedor precisa começar com uma ideia e com a clara noção de que sua ideia precisará de muitas adaptações, complementações e mudanças de rumos radicais.
Ficar preso ao conceito inicial e não
dividir as impressões com outras pessoas é um grave erro para o empreendedor.
Muitos tem medo que suas ideias serão roubadas se compartilhadas com amigos,
outros empreendedores ou investidores, mas é essa troca que fertiliza a ideia
inicial e cria as chances para que ela prospere.
O primeiro passo então é compartilhar a
ideia com outras pessoas. Quanto mais, melhor.
Ao exercitar a troca de ideias e
informações o empreendedor corre o bom risco de encontrar outros empreendedores
que possuem ideias complementares, que junto com a sua começam a montar um
quebra-cabeças ainda maior e a chance para aqueles pensamentos virarem
realidade começa a aumentar exponencialmente.
A complementaridade de ideias pode
revelar uma combinação ainda maior: a complementaridade de qualificações,
competências, estilos e capacidades. É assim que se formam bons times de
co-fundadores de empresas.
De pouco adianta juntar um grupo de
amigos iguais, pois o conforto da mesmice rapidamente vira uma
interpolação perigosa de papéis. Já é amplamente reconhecido o poder das duplas
de empreendedores que se complementam, trios e quartetos também funcionam. Mais
do que isso começa a ficar difícil de lidar com a complexidade.
A configuração inicial do time muito
provavelmente deixará ainda algumas lacunas de competências que serão
necessárias à medida que o projeto avance.
Sabendo quais são e trazendo novas
pessoas de acordo com essas necessidades é muito mais efetivo do que ficar
buscando currículos cheios de nomes bacanas.
Experiências reais valem muito para um
time que está começando um novo projeto. E buscar quem já passou por aquilo que
será feito é um excelente filtro.
Daniel Heise é sócio-fundador e CEO do Grupo Direct.
Daniel Heise é sócio-fundador e CEO do Grupo Direct.
Site Yahoo Brasil.
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