Veja dicas para driblar a fome.
Mantenha a disciplina na dieta Seguir uma dieta sem dar uma escapadinha no cardápio é uma atividade quase que impossível para muitas mulheres.
A "regra" de comer de três em três horas faz com que as pessoas optem por comidinhas ricas em calorias. A dica é ter em mãos alimentos que driblam o ataque de gula.
O ideal é intercalar as principais refeições com pequenos lanches. “Quando se tem muita fome a pessoa acaba abusando na quantidade de alimentos em uma única refeição no dia, o que provoca um gasto energético muito grande para o sistema digestivo, causando sonolência e consequentemente aumentando a fome”, afirmou a genicologista e obstetra Anna.
A sensação de saciedade é influenciada pelo nível de glicose no sangue e por isso é importante manter esses níveis equilibrados. Para ajudar, invista em alimentos ricos em fibras.
“Estes alimentos, quando chegam ao estômago, formam uma espécie de gel que atrasam a digestão, induzindo a pessoa a comer menos e gastar mais calorias para digeri-los”, disse.
Saúde emocional pode influenciar sua dieta. Veja dicas para controlar a fome:
Controle seu emocional
Segundo Anna, pessoas com ansiedade, estresse, depressão, angústia e tristeza liberam a serotonina no cérebro, uma substância que gera bem estar quando comem, e podem acabar consumindo uma grande quantidade de alimento.
Café da manhã
Opte por pão integral, rico em fibras. “O pão integral deve ser consumido nas refeições matinais, pois ele permite mais saciedade do que o pão branco, evitando que a fome volte logo”, destacou.
Aposte também no abacaxi, queijo branco, ovo e aveia. "O ovo e o queijo são uma fonte de proteína que exige uma digestão mais lenta; já a aveia tem a capacidade de prolongar a saciedade", explicou.
Almoço
"O arroz integral vem com uma casquinha que leva mais tempo para ser digerido do que o arroz branco, dessa forma o estômago fica cheio e você não pensa em comida tão cedo".
Além disso, a abóbora é rica em fibras e baixas calorias. "A cenoura possui uma textura firme e exige que você mastigue muito, induzindo que o cérebro entenda que uma boa quantidade de alimento está sendo ingerida", acrescentou.
Lanche da tarde
Escolha alimentos como banana, iogurte desnatado e barra de cereais. O damasco e o biscoito com fibras também são opções saudáveis para driblar a fome, porém, devem ser consumidos com cuidado, em excesso pode engordar.
Jantar
“A gordura presente no peito do peru estimula o corpo a produzir um hormônio chamado colescistocinina, que corta a gula. Enquanto, as folhas verdes são campeãs de fibras e exigem muita mastigação, o que é fundamental para o cérebro avisar a hora certa de você comer”, disse.
Bebidas
Suco de limão, chá e água estão entre as bebidas que conseguem prolongar a fome. “O limão possui um gosto azedo que logo inibe a vontade de comer algo, e o chá, em geral, acalma o estômago.
Já a água ocupa um espaço no estômago, preenchendo a vontade de comer”, finalizou.

Site Yahoo Brasil. Por Tatiana Sisti. (Foto: iStock).

Nenhum comentário:

Postar um comentário