Sono profundo: conheça dicas para descansar de verdade nas noites quentes.
Ter uma noite de sono tranquila nem sempre é fácil quando as temperaturas atingem as alturas, como tem sido rotina neste verão.
Se dormir sem ar-condicionado ou ventilador parece impossível, ao mesmo tempo, os aparelhos costumam ressecar as vias aéreas, o que torna o desconforto causado pelo calor num problema quase sem solução. Mas algumas medidas simples podem, sim, minimizar os incômodos.
— Em geral, as pessoas despertam mais vezes durante as noites de verão, porque suam muito e os lençóis ficam encharcados — diz a otorrinolaringologista Ângela Beatriz Lana, explicando que essas interrupções prejudicam a qualidade do sono e ocasionam mais cansaço ao longo do dia.
De acordo com a médica, nesta época do ano, são comuns crises de alergias respiratórias, como rinite e asma, provocadas pelo uso de ar-condicionado e ventiladores.
— Cada pessoa é mais intolerante a um ou outro aparelho de refrigeração. Desde que esteja com os filtros limpos, o ar-condicionado costuma ser melhor (para a saúde).
O ventilador joga poeira diretamente na pessoa e, por isso, pode causar irritação maior — explica Ângela Beatriz Lana, que é especialista em medicina do sono.
A otorrinolaringologista não aconselha o uso de bacias de água dentro do quarto para umidificar o ambiente. Segundo ela, a prática pode favorecer a proliferação de ácaros.
— Além disso, para dormir bem no verão, mais do que nunca, é preciso ter uma alimentação leve à noite — completa a especialista.
Foto: Jason Lee / REUTERS. Camilla Muniz.
Jornal EXTRA online.


Nenhum comentário:

Postar um comentário