7 comportamentos dos empreendedores de sucesso.
Do que é feito um grande empreendedor? Fama? Fortuna? Ideias bem-sucedidas? Do quanto ele é admirado? Nada disso. Os grandes empreendedores são feitos de trabalho duro, disposição e sentimentos muitas vezes conflitantes, mas acima de tudo de uma vontade avassaladora de fazer cada vez mais.
Ao longo do tempo, passei a olhar com carinho o comportamento dos empreendedores de sucesso. Muitos deles, por conta do meu trabalho, estavam até certo ponto próximos e isso me deu uma oportunidade incrível de trocar algumas ideias e descobrir 7 comportamentos comuns que, de certa forma, acabam sendo pontos determinantes para quem alcança o sucesso.
Leitura recomendada:
4 livros essenciais para quem quer empreender com sucesso
1. Encontram alternativas ao que já parece bom
É muito fácil inventar a roda quando todo mundo já sabe que ela existe. Difícil mesmo é pensar em alternativas para deixá-la melhor, como fez John Boyd, por exemplo, que encapou com borracha a roda tradicional e assim inventou o pneu.
Nem sempre os grandes empreendedores criam a novidade, mas eles sempre tentam buscar alternativas que deixam ainda melhor aquilo que já é bom. Além do mais, seguindo uma das frases favoritas do homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann, “o bom é inimigo do ótimo”, e o empreendedor de sucesso descobre isso rápido.
2. Nunca se contentam com a primeira ideia (ou com o primeiro erro)
Grandes empreendedores também compreendem a necessidade de buscar alternativas melhores e isso significa não parar de ter ideias. Portanto, mais do que ter uma boa ideia, é preciso não se contentar com ela; normalmente, tudo pode ser aperfeiçoado ou reconstruído de uma maneira ainda melhor.
Com isso, você se acostuma a lapidar essa ideia, deixando-a ainda melhor e muito mais próxima de se tornar um verdadeiro sucesso.
3. Estão sempre ligados ao que acontece no mundo
Empreendedores têm visão global, logo, não se contentam apenas com o seu mundo próximo. Constantemente, eles buscam atualizações, novas informações, mesclar conteúdos e reciclar sua “bagagem” com novas experiências. E isso não significa necessariamente viajar.
Hoje, com a Internet, é muito fácil saber aqui do Brasil o que já é tendência no Japão ou na Nova Zelândia, por exemplo. Manter-se informado é, para o empreendedor de sucesso, uma das maneiras de ficar atento a oportunidades e novos negócios.
4. Sabem liderar
Steve Jobs disse: “É preciso estar cercado das melhores pessoas para conseguir realizar as melhores coisas”. Por isso, mais do que ser um chefe, é preciso ser um líder.
O empreendedor de sucesso sabe que é importante investir nas pessoas que estão ao seu redor, estimular a criatividade delas e mostrar claramente o que você espera do trabalho que elas executam.
5. Inspiram as pessoas pelo exemplo
Ninguém necessariamente nasce líder, mas pode se transformar em um deles. Da mesma forma, empreender requer aptidão e conhecimentos. Acontece que ninguém consegue essa aptidão sozinho.
Por isso, é preciso estar apto a transmitir para as pessoas os ideais que podem mostrar o melhor caminho; e certamente o exemplo pessoal será a melhor maneira de se fazer ouvido.
O mundo está cheio de pessoas que são ótimas no discurso, mas que na hora da ação não fazem nada do que defendem. Os empreendedores do sucesso fazem do exemplo sua maior virtude para inspirar a todos, desde os seus colaboradores até seus clientes e parceiros.
6. Acreditam na força das boas ideias
Grandes empreendedores sabem valorizar as boas ideias que têm nas mãos. Por isso, não se importam de ter que investir tempo, dinheiro e até conhecimento de outras pessoas para fazer essa ideia se tornar ainda melhor.
Dessa forma, eles não se enfraquecem com dúvidas sobre o futuro. Eles fazem o próprio futuro.
7. Ouvem as pessoas sem se abalar com críticas
As críticas sempre vão existir e fazem parte do processo. A diferença sempre será a forma como o empreendedor lida com elas. O empreendedor de sucesso faz da crítica um aprendizado, absorvendo dela uma chance de transformar e fazer aquilo que se propõe de forma cada vez melhor.
Não é possível satisfazer a todos, mas o empreendedor de sucesso sempre tentará o impossível.
Leitura recomendada:
4 dicas do fundador do Waze para começar um negócio
Conclusão
O Brasil não é um país com uma cultura que favorece o empreendedor, ainda assim, milhões de empreendedores enfrentam as dificuldades e fazem de suas iniciativas um movimento importante para a nação. Pequenos e médios empreendedores são responsáveis por milhares de empregos.
É fundamental que o empreendedor entenda que seu papel é importante, não só para desenvolver produtos ou mesmo para ditar as ordens da companhia, mas para inspirar outras pessoas e transformar o sentimento de toda uma nação.
Como você enxerga as pessoas bem-sucedidas que estão próximas de você? Você as admira? Pense nisso! Até a próxima!

Este artigo foi escrito por Ricardo Pereira.
Educador financeiro, palestrante, Sócio do Dinheirama e autor do livro "Dinheirama" (Blogbooks), trabalhou no Banco de Investimentos Credit Suisse First Boston e edita a seção de Economia do Dinheirama. No Twitter:
© Fornecido por Dinheirama Educacional S.A.
@RicardoPereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário