6 dicas para ter uma boa
reputação no trabalho.
Ser uma pessoa amigável no ambiente de trabalho
pode ser difícil por causa do estresse constante e do excesso de tarefas para
cumprir.
Ao tentar balancear os problemas da vida pessoal e
profissional, é comum se distanciar das pessoas ou deixar de comparecer aos
eventos relacionados à empresa.
É normal nos importarmos com as pessoas com quem
trabalhamos, não apenas como colegas, mas como indivíduos que respeitamos. Além
disso, é ruim perder uma reputação de bom colega de trabalho por períodos
temporários de estresse.
Então, como proceder de forma correta para que não
criar uma antipatia com os outros funcionários, mesmo quando tudo parece estar
desmoronando?
Confira na galeria de fotos conselhos para manter
boas relações no ambiente de trabalho:
1. Esteja presente nos intervalos
O
hábito de trabalhar no horário de almoço ou pior, levar trabalho para o almoço,
é péssimo.
Checar
e-mail pode ser uma atitude automática, mas se há pessoas interagindo no mesmo ambiente,
isso se torna algo ruim. O melhor é deixar de lado a tecnologia e esquecer o
trabalho por alguns momentos, e dessa forma, conversar com seus colegas de
trabalho.
Mesmo
que não seja no intervalo de almoço, sempre que encontrar com alguém no ambiente
de trabalho, procure interagir, mesmo que brevemente.
2. Dê um sinal de vida, mesmo que rápido
Mandar uma mensagem online, é uma forma simples e rápida para
interagir com os colegas de trabalho. Essa atitude não toma nada do seu tempo e
mostra que você está lá. Aproveite a tecnologia a seu favor.
3. Leve seus compromissos casuais mais a sério
Quando marcar algo, mesmo que seja numa data distante, procure
honrar seu compromisso. Mesmo quando estiver muito ocupado, é bom combinar
encontros com colegas que você não fala faz tempo. Pode ser um café, tomar um
drink depois do trabalho ou um almoço.
Mas o ideal é sempre oficializar o encontro e anotar em uma
agenda, para não esquecer do compromisso.
4. Pratique atos de bondade
Mesmo nos piores dias, se alguém sorrir para você, isso pode
ajudar a melhorar o seu dia. Alguns atos simples podem ser muito importantes:
comprar um café para um amigo, deixar um recado no computador de alguém ou até
mesmo cumprimentar um funcionário, pode mudar seu dia e o das pessoas a sua
volta.
5. Faça apenas promessas que você pode cumprir
Quando estamos muito ocupados, é normal fazermos promessas
vagas, como “vamos marcar de sair na próxima semana”. Isso provavelmente não
irá acontecer, pois como não uma data foi marcada, é fácil cancelar o encontro.
Em vez de fazer isso, uma boa tática é prometer apenas aquilo
que dá para fazer. É melhor ser a pessoa que pode poucas vezes, do que aquela
que fica constantemente postergando encontros.
6. Escolha bem com quem você irá passar seu tempo
Não há como ser amigo de todos os funcionários, mas é bom escolher
pessoas que você queira conviver e estabelecer laços. Outro ponto é que nem
todos vão gostar dessa proximidade.







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