Amigos sensíveis: Confira uma lista com cinco coisas que cachorros conseguem detectar em humanos
Em algumas situações do dia a dia, fica difícil acreditar que os cachorros são “apenas” animais que convivem harmoniosamente com o homem há milhares de anos e que se tornaram seu braço direito.
Suas incríveis habilidades e capacidades de perceber coisas ao redor levam muitos donos a pensar que os cães são, na verdade, seres de outro planeta.
Cães conseguem detectar doenças?
Recentemente, pesquisadores descobriram que alguns cães conseguem perceber, com antecedência, que seus donos estão prestes a sofrer uma crise de epilepsia, enquanto outros são capazes de detectar níveis baixos de açúcar no sangue humano.
Cientistas, veterinários e treinadores ainda não sabem como ensinar essas habilidades a outros pets, ou exatamente como os cães são capazes de obter essas informações, mas estima-se que seja pela ação de hormônios e outras substâncias, que os pets detectam pelo olfato extremamente apurado.
Cachorros são bichos inteligentes
Não subestime a inteligência de seu companheiro! Assim como os humanos, os cães também conseguem perceber quando os donos não estão prestando atenção e utilizam esses momentos para realizar movimentos rápidos e sorrateiros, sem que os donos vejam: é justamente nessas horas que eles aproveitam para pegar aquele pedacinho de carne que está no prato.
Humor compartilhado
Já percebeu que, quando você está triste, seu cão parece ficar mais apegado, carinhoso e até com uns olhares de tristeza? Isso acontece porque os cachorros são capazes de perceber diferentes emoções humanas e, em muitos casos, acabam compartilhando do mesmo sentimento.
Alguns treinadores afirmam que o humor do dono é capaz de influenciar no resultado dos treinos dos pets.
Novas prioridades a caminho
Um filho, um novo namorado, um hobby ou até mesmo um novo trabalho. Um cão é capaz de detectar quando o dono tem novas prioridades e está dando-lhe menos atenção.
Em alguns casos, o cachorro pode adotar atitudes ciumentas, como se colocar entre um casal e até mesmo latir sem parar em busca de atenção.
Mas, não se esqueça: seu pet precisa de você para se alimentar, receber carinho e ser cuidado.
Injustiça no mundo dos cães
Nem mesmo as desigualdades e injustiças ficam fora do radar canino. Em estudo publicado na revista PNAS, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, pesquisadores estimularam cães a obedecer a um mesmo comando.
Alguns foram recompensados pelo bom comportamento, mas outros não. Depois de novas tentativas, os cachorros que não ganharam nada em troca pararam de atender aos comandos e até mesmo deixaram de prestar atenção aos cientistas.
Detector de mentiras
É melhor pensar duas vezes antes de mentir para um cão, já que estes animaizinhos aprendem bem rápido em quem confiar. Uma pesquisa feita no Japão tinha como objetivo descobrir em quanto tempo 34 cachorros perceberiam que estavam sendo enganados e se eles deixariam de confiar na pessoa que estava conduzindo os testes.
Não demorou muito: assim que perceberam que alguém estava tentando enganá-los e que não era digno de confiança, os cães não hesitaram em deixar a confiança de lado.
© Fotos: Shutterstock.
Portal MSN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário