Para que serve o chip de inteligência artificial no seu smartphone.
A Inteligência Artificial (IA) está chegando ao seu celular. O iPhone X tem uma Neural Engine (ou motor neural, como preferir) em seu chip A11 Bionic; o chip Huawei Kiri 970 tem o que é chamado de Unidade de Processamento Neural ou NPU; e o Pixel 2 tem um chip secreto de processamento de imagem alimentado por inteligência artificial.
Então, para que exatamente esses chips são projetados?
Conforme os chipsets para smartphones e tablets têm ficado menores e mais sofisticado, eles começaram a assumir mais tarefas e tipos diferentes de processamentos.
Por exemplo, GPUs gráficas integradas agora ficam ao lado dos CPUs no coração dos smartphones mais atuais, lidando com todo o trabalho visual pesado de modo que o processador principal possa respirar um pouco ou se ocupar com outra coisa.
A nova geração de chips IA é muito semelhante, só que desta vez as tarefas designadas são reconhecer fotos de seus animais de estimação em vez de renderizar fundos ultra-realistas para joguinhos.
Do que estamos falando quando nos referimos à IA
IA, ou inteligência artificial, tem um significado literal. O âmbito do termo tende a mudar e evoluir ao longo do tempo, mas de um modo geral é quando uma máquina pode demonstrar pensamento e raciocínio ao estilo humano.
Uma pessoa escondida atrás de uma tela operando alavancas de um robô mecânico é inteligência artificial na forma mais ampla do termo – claro que a IA hoje é muito além disso, mas ter um código programado para codificar respostas em um sistema de computador é apenas uma versão mais avançada para conseguir o mesmo resultado (um robô que age como um ser humano).
© Reprodução
Portal MSN.




Nenhum comentário:

Postar um comentário