Coaching dá
sete dicas de gerenciamento de tempo para reduzir o estresse na rotina.
José
Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching, explica como a
organização é uma aliada da produtividade
Administrar
o tempo pode ser saída para quem não tem tempo de praticar atividades físicas
O tempo não para. Na verdade, a
impressão é que ele corre cada vez mais rápido — e nós o acompanhamos de perto.
Na contemporaneidade, não atender às demandas da rotina acelerada é sinônimo de
ser deixado para trás.
E perder tempo?
Poucas expressões assustam mais numa
realidade onde cada segundo é supervalorizado.
Viver no frenesi, entretanto, não é
saudável nem para a saúde física ou mental. Segundo José Roberto Marques,
presidente do Instituto Brasileiro de Coaching, a falta de equilíbrio entre o
pessoal e o profissional está diretamente relacionada ao estresse.
Para evitá-la, além da prática de
exercícios físicos e meditação, o coaching recomenda uma estratégia que muitas
vezes sequer é cogitada: a gestão de tempo. Sobre quem precisa dessa
organização, ele exemplifica:
— Quem começa um projeto e não
termina, leva serviço para casa, trabalha final de semana e perde a
credibilidade precisa de uma boa gerência de tempo para ser mais produtivo.
A gestão de tempo pode ser utilizada
em qualquer circunstância; seja no trabalho ou no ambiente particular.
O primeiro grande passo para integrar
uma organização do tempo à vida é, de acordo com o especialista, abandonar o
pensamento individual e passar a forçar um "pensamento sistêmico", ou
seja, voltado para a coletividade.
— Quando se cultiva um pensamento
sistêmico, a maneira como lidamos com as tarefas muda completamente. Entendemos
melhor os processos que nos favorecem ou não, além de desenvolvermos a
disciplina e o foco — explica ele.
Os processos escolhidos para uma
organização mais produtiva do tempo variam de caso a caso. Marques, por
exemplo, adotou mandar mensagem para si mesmo em intervalos regulares para
lembrar de cumprir atividades.
Existem, porém, algumas dicas que ele
dá que atendem a todos.
Otimize o tempo
Anotar o padrão do dia durante a
semana é uma estratégia eficaz de otimizar o tempo. É a partir desse
autofeedback que se compreende quais estratégias funcionam melhor.
Os recursos utilizados variam de
acordo com o particular: a rotina pode ser registrada em agendas eletrônicas ou
físicas e até mesmo post-its.
Planeje o tempo
Pensar o tempo disponível é uma etapa
importante do planejamento da rotina — e isso somente é possível através dele.
Definir prazos, inclusive, auxilia a
definição do que é ou não importante, além de faciliar o cumprimento.
Defina uma agenda de tempo
Quem tem uma memória boa pode
montá-la na cabeça, porém a maioria deve optar pelo uso das agendas clássicas
de papel. Há ainda as alternativas digitais, encontradas nos celulares.
Aplicativos como o Evernote,
por exemplo, são de grande valia para anotar os compromissos.
Estabeleça prioridades
Estabelecer as prioridades é
indispensável para encontar um ponto de partida. Pense o que é importante e
trará resultado, quais prioridades estão com o prazo de compromisso quase
expirado e quais são desnecessárias. Nem sempre é possível dar conta de tudo,
portanto, reflita com cautela.
Evitar distrações
Fazer uma autoanálise sobre o
ambiente de trabalho e lembrar os elementos que podem estar tirando a atenção
também vale a pena. Se no local de produção há muito barulho que atrapalha a
concentração, evite.
Luana Santiago* Foto: Pixabay/pixabay
Jornal O GLOBO online.
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