Cru ou cozido? Como obter o melhor de frutas e legumes.
Frutas, verduras e legumes são grupos de alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, e ainda agregam cor, sabor e textura para o dia a dia.
Infelizmente, no Brasil, o consumo desses alimentos é muito abaixo da recomendação: menos de 10% dos adultos brasileiros relatam consumir cinco ou mais porções de frutas, verduras e legumes por dia, que é o mínimo recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
Sendo assim, sabe-se que ainda há um longo caminho para incluir esses alimentos nos hábitos alimentares do brasileiros. A grande questão é: existe uma maneira mais eficaz de fazer isso?
Cozinhar na água
Um estudo feito com cenourabrócolis abobrinha verificou que legumes cozidos em água preservam os antioxidantes, porém, isso faz com que eles percam a coloração. Uma opção mais interessante pode ser o cozimento no vapor.
Outros estudos verificaram que os legumes e frutas, quando aquecidos em água, no forno ou na grelha, podem perder uma quantidade significativa de fibras, quando comparadas aos mesmos alimentos crus.
E um outro estudo aqui no Brasil concluiu que o uso do microondas ou panela não prejudica o teor de antioxidantes da cebola, do tomate, da banana e da maçã.
Perda de vitaminas
Já a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) verificou que, após expostos ao ar livre, a quantidade de vitamina C presente em frutas, como a laranja e o abacaxi, pode diminuir.
No entanto, mesmo depois de 6 horas, o teor dessa vitamina ainda é alto, em torno de 70% do valor inicial. Além disso, é preciso ter uma atenção especial à higiene dos alimentos que serão consumidos crus.
O guia alimentar para a população brasileira, feito pelo Ministério da Saúde, recomenda que sejam lavados em água corrente e depois colocados de molho com hipoclorito de sódio, para evitar a contaminação por microorganismos.
A forma de preparo que você preferir é a mais indicada :)
O consumo de cada fruta, verdura e legume depende da preferência de cada um.
As frutas são geralmente consumidas cruas, mas também para variar o cardápio podem ser cozidas com canela, como a maçã e o abacaxi, ou incluídas em bolos caseiros, como banana e laranja.
Além disso, diversas frutas podem ser ingredientes de preparações salgadas, como o frango com pequi, peixe ao molho de maracujá e uma salada com molho de limão e abacate.
Já o consumo de verduras também pode ser feito cru, além de refogado, em risotos, sopas e recheios de panquecas e tortas, por exemplo.
Já os legumes dependem do tipo, como a abóbora e a beterraba que ficam mais adocicados depois de cozidas, o tomate e a cebola que são coringa em qualquer cozinha, e também a cenoura e o brócolis que são as opções favoritas das crianças.
O importante é consumir estes alimentos da maneira que mais agradar: salada, sopas, cozidas, assadas, grelhadas, em preparações doces ou salgadas.
Uma sugestão do guia alimentar é que sejam consumidos frutas, legumes e verduras da época, já que são o período ideal de safra com menor preço, maior qualidade nutricional e sabor.
Por exemplo, o morango tem a safra nos meses de inverno (maio a agosto), enquanto que o brócolis tem a melhor safra no segundo semestre do ano (agosto a dezembro). Aproveite a versatilidade destes três grupos de alimentos para deixar o dia a dia mais colorido, saboroso e nutritivo!
Referências
Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP). Sazonalidade dos produtos comercializados no ETSP. Disponível em: http://www.ceagesp.gov.br/wp-content/uploads/2015/05/produtos_epoca.pdf 
Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária. Estudo da taxa de degradação de vitamina C em alguns sucos de frutas. 2010. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/25630/1/2010-056.pdf 
Jaime, PA. Figueiredo ICR, Moura EC, Malta DC. Fatores associados ao consumo de frutas e hortaliças no Brasil, 2006. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/rsp/2009.v43suppl2/57-64/pt
Khanum F. et al. Dietary fiber content of commonly fresh and cooked vegetables consumed in India. 2000. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1023/A:1008155732404
Miglio C. et al. Effects of Different Cooking Methods on Nutritional and Physicochemical Characteristics of Selected Vegetables. 2008. Disponível em: https://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/jf072304b
Ministério da Saúde. Guia Alimentar para a População Brasileira. 2014. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf.
© Fornecido por Minha Vida

Portal MSN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário