Mala extraviada?
Aprenda a recuperar a bagagem perdida em viagem de avião.
Bagagem extraviada é um problema que pode ser enfrentado nas
viagens de avião.
Já imaginou encarar horas de fila no aeroporto, outras tantas em
um voo repleto de escalas e, na hora em que finalmente pousar no destino
escolhido para curtir as férias de verão, perceber que a bagagem arrumada com
tanto capricho não chegou junto com você?
Pode parecer uma cena improvável, mas a verdade é que o extravio
de bagagens é mais comum do que muita gente imagina.
Para ajudar a solucionar o problema e não estragar a viagem ou
as férias dos passageiros, as principais companhias aéreas do Brasil se
prontificam a oferecer meios de auxílio na busca pela bagagem perdida e, com
isso, minimizar as dores de cabeça que esse transtorno acaba causando.
Reunimos aqui as
principais informações quando você se deparar com esse problema:
Latam
A Latam promete, em seu site, levar a bagagem extraviada até o
local indicado sem custos para o cliente que acionar a companhia e assegura
que, em 96% dos casos, o desfecho do problema é positivo.
Para ter direito a pedir a ajuda da companhia, é necessário
informar o ocorrido, formalizando a reclamação aos funcionários da companhia,
antes de deixar a área de embarque e desembarque do aeroporto.
Feito isso, é dado início à "caça" pela bagagem
perdida. No caso de insucesso na busca no prazo definido pela companhia (7 dias
para voos nacionais e 21 para internacionais), a Latam se compromete a iniciar
o processo de indenização pelas perdas.
Gol Linhas Aéreas
O site da Gol não é tão detalhista quando o da Latam, mas também
dá algumas orientações aos passageiros que, porventura, tiverem suas bagagens
extraviadas.
Os prazos apresentados pela companhia são idênticos aos
praticados pela Latam. Diz um trecho do site que "em caso de extravio de
bagagem, deverá o passageiro apresentar imediatamente à Gol o devido protesto,
por meio do documento de Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB), possuindo
a Gol o direito de efetuar a devolução da bagagem extraviada no prazo de até 7
(sete) dias da apresentação do protesto no caso de voos domésticos e 21 (vinte
e um) dias em caso de voos internacionais".
Avianca
A Avianca oferece em seu site um sistema de rastreamento de
bagagem online. Por meio do link oferecido no site da companhia, o passageiro,
após preencher o formulário exigido para registrar a perda, consegue saber em
tempo real o estágio de sua reclamação.
Azul
A Azul segue o padrão das concorrentes e também estabelece
prazos entre 7 e 21 dias para encontrar a bagagem perdida.
No site da companhia é possível verificar que o valor máximo a
ser pago a cada passageiro que passar pelo problema, caso a bagagem não seja
recuperada, é de 1.131,00 DES (Direitos Especiais de Saque), hoje equivalentes
a R$ 6 mil.
Diz o texto da Azul que "o passageiro reconhece que, caso
pretenda transportar bens cujo valor ultrapasse tal limite, deverá submetê-los
a contrato de transporte de carga, que possui regras próprias".
O que diz a Anac
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) orienta aos que
passarem por essa situação que procurem imediatamente o balcão da companhia
aérea que cometeu a falha.
Em contato com a reportagem do HuffPost Brasil, a assessoria
informou qual é o procedimento primordial para resolução do imprevisto:
"O passageiro deve procurar a empresa aérea logo após o
desembarque e relatar o fato em formulário fornecido pela empresa ou em
qualquer outro comunicado por escrito. Para fazer a reclamação, é necessário
apresentar o comprovante de despacho da bagagem.
No caso de extravio, caso a bagagem seja localizada pela empresa
aérea, ela deverá ser devolvida no endereço informado pelo passageiro.
Os casos de avaria e violação de bagagem também devem ser
reclamados por escrito pelo passageiro no prazo de até 7 dias a contar do seu
recebimento. Esse prazo vale tanto para voos domésticos como voos
internacionais.
Se não houver o registro por parte do transportador, não há como
reclamar a avaria ou a violação.
Caso a bagagem não seja localizada, a empresa deverá indenizar o
passageiro em até 7 dias. O valor da indenização é variável, podendo chegar até
1.131 Direitos Especiais de Saque (DES), em torno de R$ 6.000,00. O Direito
Especial de Saque (DES) é uma moeda do Fundo Monetário Internacional cujo preço
varia diariamente.
A cotação pode ser consultada no site do Banco Central do
Brasil. A bagagem poderá permanecer na condição de extraviada por, no máximo, 7
dias em caso de voos nacionais e 21 dias em caso de voos internacionais.
Em caso de avaria ou de violação, a empresa aérea deverá reparar
a avaria ou substituir a bagagem danificada por outra equivalente, e indenizar
o passageiro no caso de violação."
© Ballun via
Getty Images. © anyaberkut via Getty Images.
Paulo
Amaral.
Portal MSN.
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