Dicas para que pessoas introvertidas construam sua marca pessoal.
Possuir uma marca pessoal não é algo destinado apenas às pessoas extrovertidas
RESUMO:
1- O sucesso de uma marca pessoal depende dos meios como ela é construída e não da personalidade da pessoa;
2-  As redes sociais e demais plataformas digitais são uma saída para quem não se sente confortável com interações sociais físicas ou com discursos em público;
3-  Ter comportamentos e posturas diferenciadas levará outras pessoas a falarem positivamente de você, sem necessidade de autopromoção;
4-  Sucesso não é sinônimo de alcance. Certifique-se de manter contato com quem é importante e acrescenta na sua busca por uma marca própria;
5-  Cerque-se de objetos que falam da sua trajetória. Seu ambiente também diz quem é você.
Um dos maiores equívocos é achar que possuir uma marca pessoal é algo destinado apenas às pessoas extrovertidas.
Ou que as introvertidas precisam assimilar a energia de outras pessoas – e não tirá-la de dentro de si mesmas – se quiserem ter uma personalidade de sucesso.
Nada poderia estar mais longe da verdade. Trabalhei com inúmeros profissionais em busca de suas identidades e posso dizer que, pela minha experiência, marcas fortes são tão comuns em pessoas extrovertidas quanto introvertidas.
A diferença não é o nível de sucesso, mas sim como essas pessoas alcançam níveis igualmente altos na construção de suas marcas.
Se você é introvertido, veja, na galeria de imagens a seguir, 7 maneiras de construir uma marca forte e invejável, sem precisar se tornar o centro das atenções:
1. Construa sua marca em bits  bytes.
Ajudar executivos a dominar as mídias sociais é um dos tópicos mais populare s em minhas palestras. É a melhor ferramenta de branding pessoal – e é perfeita para os introvertidos.
As redes são o oposto de estar em uma grande associação profissional ou de fazer uma apresentação para um público de 50 pessoas cujos olhos estão focados em você.
Com as plataformas sociais, você pode controlar onde, quando e com que frequência se comunica, além de poder escolher as ferramentas que mais gosta.
E, apesar da reputação de participação em massa das mídias sociais, você pode entrar em contato individualmente com as pessoas com as quais deseja manter vínculo, proporcionando uma oportunidade melhor de criar relacionamentos profundos e duradouros.
2. Deixe que os outros falem por você.
Não toque a própria corneta: deixe os outros mostrarem seu brilho! Se você se sentir desconfortável em destacar suas qualidades, solicite a assistência das pessoas que o estimam.
Elas ficarão felizes em fazer isso por você. Suas contribuições virão na forma de depoimentos e recomendações. Elas também podem aparecer em suas comunicações online.
Isso significa que, ao produzir um excelente conteúdo que renda curtidas, comentários e compartilhamentos, você estará mostrando ao mundo que sua produção é boa, sem precisar dizer sequer uma palavra sobre isso
3. Procure conselhos confiáveis.
Quando você tem um mentor extrovertido, ele se certificará de que você está ciente das oportunidades para que possa ser seletivo sobre como investir seu tempo e energia.
Os melhores mentores também irão cutucá-lo quando for hora de sair da sua zona de conforto para participar de atividades importantes de construção de marca pessoais.
Esse tipo de apoio é inestimável, uma vez que ajuda a aumentar sua confiança – e não apenas o seu currículo.
4. Seja seletivamente famoso.
Este é um mito que me incomoda desde que me tornei um dos pioneiros no tema. Um impacto de sucesso não é medido pelo número de pessoas que você conhece.
Não se trata de ganhar um concurso de popularidade. É sobre ter foco. Somente as pessoas que podem ajudá-lo a alcançar suas metas de carreira e aquelas que você busca apoiar precisam permanecer ao seu alcance.
Isso lhe dá a oportunidade de construir relacionamentos mais profundos com um número menor de pessoas – que contam.
5. Evite falar em público.
Fiz centenas de eventos sobre falar em público. É assim que ganho minha vida e é também minha atividade de marca pessoal mais importante.
Mas essa não é a única forma de ampliar sua visibilidade. Na verdade, você pode construir uma identidade pessoal altamente eficaz sem nunca fazer um discurso.
Falar em público está no topo da lista de experiências que são gatilhos para o medo – e não é um sentimento exclusivos das pessoas introvertidas.
No entanto, se você é tímido e sabe o estresse que falar para uma multidão de pessoas pode causar, não se force.
Em vez disso, passe sua mensagem por vídeo.
Como promotor ativo das novas e fantásticas ferramentas de branding digital que surgem todos os dias, posso assegurar que o audiovisual permite entregar a parte mais poderosa de falar em público: a comunicação completa.
Com materiais escritos, tudo que você tem são palavras. Discursar para uma plateia, por outro lado, permite que você adicione linguagem corporal e tom de voz, tornando sua comunicação mais clara e atraente.
O vídeo oferece essas mesmas vantagens. Claro, isso requer ficar confortável na frente de uma câmera. Muitos de nós nos sentimos desconfortáveis no início.
Mas como com a maioria das coisas, quanto mais você faz isso, mais confortável você se fica. Então, faça um ensaio e torne o vídeo uma das suas principais ferramentas de comunicação, pois ele oferece alguns benefícios adicionais em relação às comunicações escritas.
É mais atrativo para o Google – geralmente obtém classificações mais altas do que o mesmo conteúdo em formato de texto. É mais envolvente do que o conteúdo escrito e é flexível.
6. Personalize seu ambiente.
Deixe seu ambiente falar por você. Em vez de dizer às pessoas por quem você é apaixonado ou anunciar o fato de ter recebido um prêmio por sua liderança, cerque-se de coisas materiais capazes de passar essas informações: troféus, certificados, fotografias emolduradas, lembranças.
Então, quando as pessoas entrarem em seu ambiente, ficará claro para elas quem você é, sem que precise dizer uma palavra.
E lembre-se de construir o cenário que estiver atrás de você quando fizer uma teleconferência de vídeo também, para que aqueles que estão longe possam ter uma noção das suas prioridades e do que o destac
7. Compartilhe.
Uma marca pessoal eficiente não é sobre você. É sobre o valor entregue para os outros. Então, compartilhar seu conhecimento, ponto de vista e expressar gratidão são ótimas maneiras de construir sua marca a partir do ângulo da generosidade – sem necessidade de bater no peito.
Adquira o hábito de reconhecer os demais nas reuniões, divida seu conhecimento e experiência com colegas e líderes e dê apoio quando as pessoas precisarem.
Assim, você mostra sua experiência e passa a imagem de um líder atencioso.
William Arruda.
Conteúdo: REVISTA FORBES.

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