Sabe o que sua equipe anda falando sobre você?
Na minha jornada como mentora trabalhando com líderes de
diversas organizações há sempre uma dor comum que todos carregam: pessoas.
Para alcançar o C-Level em suas carreiras, todos trazem
histórias de horas de muito estudo e trabalho, muita luta, resiliência,
dedicação e noites insones pensando nas melhores decisões para a sobrevivência
e o futuro do negócio.
Mas há uma habilidade que não se aprende nas universidades e
cursos de MBA – a comunicação interpessoal, saber ouvir, respeitar a
diversidade de opiniões, compreender o sentimento expresso muito além das
palavras.
Você tem alguma ideia de como seus colegas te enxergam? Que
imagem carregam da sua “personalidade corporativa”? O que suas atitudes no dia
a dia revelam sobre você? Qual sua real capacidade de gerar empatia?
Para cada público, uma mensagem
‘O primeiro passo para melhorar sua comunicação é entender que
cada interlocutor e cada situação demandam uma linguagem, uma abordagem
diferente.
Você não conseguirá ser compreendido e gerar conexão com um
millenial usando o mesmo vocabulário de quando está na reunião com a Diretoria.
Assim como não adotará um linguajar informal com seus clientes enquanto não
tiver mais intimidade com eles.
Ao iniciar uma conversa com quem quer que seja, lembre-se que
está em frente a um ser humano, que, como qualquer outro, tem sua própria
história de vida, seus traumas e frustrações, suas idiossincrasias, seus dias
bons, seus dias ruins.
A primeira impressão é mesmo a que fica. E esta percepção é
criada a partir de inúmeros sinais, verbalizados ou não, que você passa quando
se comunica com seu time.
Ela é moldada a partir da forma como você se comunica ou não se
comunica. Seus gestos, sua postura, sua expressão facial, sua respiração, seu
olhar; tudo diz muito mais sobre você do que você pensa.
Tímido ou arrogante?
Se acha que te enxergam como uma pessoa tímida, sinto muito,
tenho uma má notícia: é mais provável que a imagem que está passando é de
arrogância.
Uma boa comunicação é uma ferramenta estratégica que, se bem
utilizada, pode ser decisiva para conseguir engajar sua equipe e conquistar
suas metas ou, ao contrário, se mal trabalhada, pode exterminar qualquer chance
de alcançá-las.
Portanto, a timidez não irá te ajudar em nada.
E não pense que é fácil. Um líder que passa o dia trancado em
sua sala tocando a gestão somente de olho nas planilhas e não circula pelos
corredores corre o sério risco de ter uma visão deturpada da realidade em sua
volta.
Mudar esta atitude não é tarefa fácil; e não necessariamente por
ser esnobe, mas por, basicamente, não conhecer a si mesmo.
Sim, para entender o outro é essencial, antes de mais nada,
compreender a si próprio. Faça um exame de consciência. Qual sua percepção
sobre você? Como se enxerga? Que imagem tem de sua própria persona?
Provavelmente, ao embarcar nesta viagem de autoconhecimento, irá
descobrir que há um gap entre o que você de fato é/está e como é
visto/percebido. E isto é ótimo porque será o impulso que precisa para iniciar
sua transformação.
Não é porque
você não fala que não estão te escutando. Guarde bem isso.
Listo aqui 5 atitudes que irão te ajudar a aprimorar sua
comunicação para liderança:
1. Cumprimente com sinceridade.
Eu sei que sua cabeça está cheia de pendências pra resolver, que
está atrasado para próxima reunião, que as contas não estão fechando, que seus
filhos estão te enlouquecendo, mas, por favor, não faça de conta que o ser
humano que está ali ao seu lado, dentro do elevador com você, não existe.
Dê um bom dia sincero. Comente algo que mostre a ele o quanto o
julga importante. Procure saber mais sobre sua vida. Além de ganhar um sorriso
e sua simpatia, de quebra ainda poderá descobrir que aquela pessoa tem um
grande potencial e pode estar na posição errada.
2. Estabeleça uma
comunicação genuína.
Lembre sempre que em um processo de comunicação há sempre um
emissor (você) e um receptor (seu interlocutor). Se você não demonstrar
verdade, autenticidade, sinceridade, o tiro certamente sairá pela culatra.
Não tenha medo de ser e expressar quem você é. Você só
estabelecerá uma comunicação eficaz e terá credibilidade se quebrar o gelo. Do
contrário, é mais provável que não será compreendido.
Prepare-se para situações de crise que irão exigir conversas
difíceis e, se avaliar que não está sereno o suficiente, vá tomar um café, dar
uma volta, respirar e, somente quando se sentir pronto, inicie o diálogo (eu
disse diálogo, não monólogo).
E, nestes momentos adversos, jamais esconda-se atrás de uma
mensagem de email ou de WhatsApp. A comunicação escrita pode levar a N
interpretações e um texto é eternizado, compartilhado, comentado.
Na crise, olho no olho!
3. Observe-se.
Seja qual for a situação, não esqueça que há sempre um tom de
voz adequado (nunca, jamais grite com ninguém!), um linguajar, um gesto, o
contato visual e muitas outras sutilezas que são determinantes para passar
segurança na sua comunicação e conquistar, envolver sua audiência.
Se vai proferir uma palestra ou comandar uma reunião, prepare-se
e pense como irá se apresentar mediante seu público.
Se irá apresentar um projeto aos acionistas, construa dentro de
si uma persona autoconfiante, que sabe o que diz e está segura sobre suas
ideias.
Esteja sempre pronto para ser confrontado e responder perguntas
difíceis. Procure aprender com as situações em que alcançou uma boa performance
na sua comunicação e não fuja daquelas que te tiram da sua zona de conforto.
A boa comunicação só se aprende na prática, no dia a dia. Encare
os momentos mais difíceis como as melhores oportunidades para se desenvolver.
4. Faça uma leitura do
seu interlocutor antes de começar a se comunicar.
Tenha sempre em mente que para ser compreendido é preciso
primeiro compreender o outro, sua essência, sua história, sua vida dentro e
fora da empresa. Você nunca chegará a um entendimento sobre o outro somente a
partir daquilo que você vê. Portanto, esteja pronto para escutar (sempre!) e
fique atento a todos os mínimos sinais.
Muitas vezes, um olhar representa muito mais do que o outro
consegue traduzir em palavras. Mantenha seu radar ligado.
5. Peça e dê feedback.
Se você ainda não tem clareza sobre sua habilidade comunicativa
converse com seus pares mais próximos.
Peça a eles que digam com franqueza (pode ser uma única pessoa
da sua confiança) o que pensam sobre a maneira como se comunica, como se
apresenta, que imagem passa dentro da organização.
Da mesma forma, não tenha medo de dar feedback. Os millenials
valorizam muito ouvir de seus líderes o que pensam sobre eles. Se souber
estabelecer esta troca é mais do que meio caminho andado para ter a tão
desejada empatia.
Para encerrar, deixo o provocativo pensamento de Dalai Lama: “A
arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância”.
Pense nisso
e boas conversas! 😉
(*) Claudia
Colnago é fonoaudióloga e sócia da Verbare Comunicação, consultoria que oferece
mentoria para desenvolvimento da competência comunicativa para liderança
através de uma jornada de autoconhecimento e autoconsciência. Claudia tem
formação em Neurocoaching e em Consultoria para Liderança.
Claudia Colnago.
Fotos:©
Depositphotos.
Portal MSN.
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