8 habilidades necessárias para ter sucesso em 2020.
O ano de 2020 não está tão longe. Como profissional, você tem prestado atenção às mudanças que estão ocorrendo em seu local de trabalho e como elas o afetam? Como o seu papel evoluiu nos últimos cinco anos? Você se considera qualificado para os empregos do futuro? Você sabe quais são esses empregos?
O Fórum Econômico Mundial diz que você precisa de dez habilidades para prosperar em 2020:
1. Capacidade para solucionar problemas complexos;
2. Pensamento crítico;
3. Criatividade;
4. Gestão de pessoas;
5. Coordenação ao lado de outras pessoas;
6. Inteligência emocional;
7. Julgamento e tomada de decisão;
8. Orientação a serviço;
9. Negociação;
10. Flexibilidade cognitiva.
Todas essas habilidades fazem sentido para o momento atual. Mas somente elas serão suficientes para ter sucesso?
Em 2014, durante uma palestra na Universidade de Toronto, Marty Neumeier falou sobre seu livro “Rules of Genius” (“Regras do Gênio”, em tradução livre). Um insight importante de sua fala foi a definição dos quatro tipos de trabalho. São eles:
Criativo: único, imaginativo, não rotineiro e autônomo;
Especializado: padronizado, voltado para o talento, profissional e dirigido;
Rotineiro: intercambiável, rotinizado,
terceirizável e gerenciado;
Robótico: algorítmico, informatizado,
eficiente e comprado.
Destes, concentrar-se no trabalho criativo é a melhor opção, uma vez que ele é o que mais pode manter sua empregabilidade. Todo profissional pode expressar criatividade no que faz. Quando você realiza seu ofício está criando arte.
Sobre o assunto, Neumeier disse: “É importante continuar aprendendo. Não se pode duplicar ou reproduzir um trabalho exclusivo.
Se você quer ser original, precisa se tornar um inventor e construir a base para a estrutura da sua invenção a partir do zero.”
Você pode ter começado a perceber que precisará de mais do que as dez habilidades listadas anteriormente. Alvin Toffler disse certa vez: “Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não podem aprender, desaprender e reaprender”.
Em alguns casos, o reaprendizado pode estar em readaptar o que você sabe para uma nova realidade. Como os celulares, por exemplo.
Quando lançados, eram usados ​​apenas como dispositivos de comunicação. Após evoluções tecnológicas, os smartphones se tornaram minicomputadores. As pessoas reaprenderam a usar um telefone.
Em termos de trabalho, é preciso adaptar algumas habilidades e adquirir outras para os empregos do futuro.
Veja, na galeria de imagens abaixo, 8 habilidades adicionais necessárias para ter sucesso em 2020:
1. Saber aprender.
Como as habilidades estão mudando constantemente, você precisa aprender a aprender. Esse conceito é tão importante que existe até um curso dedicado ao tema na plataforma Coursera.
2. Leitura rápida e inteligente.
Não pare de ler. Como o aprendizado contínuo tem que ser uma parte da sua vida, é necessário ler livros sobre leitura para aprender como fazer uma leitura acelerada e efetiva.
Uma dica é criar um desafio de leitura. Reúna-se com amigos para discutir sobre os livros que leram. Existem pessoas de sucesso que lêem de três a quatro horas por dia, mas no mundo real poucas conseguem tempo para fazer isso.
Ler por cerca de uma hora, diariamente, e fazer parte de um grupo para discutir as leituras realizadas pode ajudar a acelerar o aprendizado.
3. Tomar nota.
Anotação é uma forma de arte e de aprendizado – além de levar diretamente para a próxima habilidade na lista.
4. Analisar informações.
Quando você faz anotações boas e detalhadas, pode revisá-las para ter grandes ideias, entender e dar sentido às informações.
5. Marcar padrões e tendências.
Combinar ideias dos diferentes livros que você já leu é uma forma de identificar ideias e tendências. Neste ponto, a tecnologia é uma grande aliada. Por meio dela, você pode copiar e colar, mover blocos de texto e agrupar informações de maneira diferente, com novas perspectivas.
6. Comunicação oral e escrita.
Mesmo com livros totalmente diferentes, você pode combinar ideias que antes pareciam não estar relacionadas. Na sequência, você precisa ser capaz de comunicar estes insights às pessoas que podem ajudá-lo a adequá-los e implementá-los.
7. Compreender e acompanhar a tecnologia.
A tecnologia muda em um ritmo sem precedentes. Você precisa entendê-la e dominá-la. Às vezes, é melhor ler artigos em revistas de tecnologia respeitadas, pois os livros podem ficar rapidamente desatualizados.
8. Consciência cultural e sensibilidade.
À medida que os locais de trabalho se tornam globalizados, é preciso aprender a conviver com aqueles que são diferentes de nós, com a pluralidade.
Hoje, existe uma grande propagação do medo que faz com que diferentes grupos sejam marginalizados. Imagine o que aconteceria se você explorasse livros focados em outras pessoas e culturas.
Procure mergulhar em diferentes formações culturais para entender outras experiências.
Conteúdo Revista FORBES.
LINK:
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário