Para ter sucesso, é preciso ter influência. Saiba como:
A influência é um processo, não um evento — e ela não surge da
qualidade das suas ideias
Resumo:
1- Você precisa ser
influente para promover sua carreira, vender suas ideias e defender sua equipe
– não importa a sua função;
2- A influência é um
processo, não um evento: ela vem da sua capacidade de criar uma marca pessoal
forte e de construir uma rede ao seu redor;
3- Para começar, pergunte a
si mesmo pelo que gostaria de ser conhecido e faça um plano para construir seu
relacionamento com pessoas importantes.
Muitas pessoas pensam que a influência é apenas para aqueles que
trabalham com vendas e marketing. Mas, na verdade, se você é um CFO (diretor
financeiro), advogado interno ou engenheiro, precisa ser influente para
promover sua carreira, vender suas ideias e defender sua equipe.
A influência é um processo, não um evento — e ela não surge da
qualidade das suas ideias.
Ela vem da sua capacidade de criar uma marca pessoal forte e de
construir uma rede ao seu redor.
Veja, na galeria de fotos abaixo, 2 dicas para ser mais
influente:
1. Crie uma forte marca pessoal
Sabemos o que é marca pessoal. É como você é conhecido, sua
reputação. É o que pensam quando lembram de você. Ter uma marca forte é essencial
para influenciar.
Quando os outros sabem que podem contar com você, quando se tem
credibilidade, é maior a chance de ter apoio para suas ideias.
Um dos meus clientes descobriu isso quando fui sua coach. Chris
era o vice-presidente de finanças de uma grande empresa de tecnologia.
A companhia não tinha um bom método para elaborar orçamentos, o
que provocou confusão sobre quanto cada departamento poderia gastar e muito
trabalho para racionalizar os gastos.
Chris queria instituir processos eficientes e consistentes para
melhorar o sistema e gerar economia. Ao buscar apoio, porém, viu um sinal
amarelo: as principais pessoas não o seguiram.
Quando me tornei coach de Chris, falei com colegas seus para ter
a visão que faziam dele. Descobri que era visto como um cara inteligente, mas
focado em pequenas coisas ao invés de estratégias maiores.
“Inteligente, mas tático” foi a sua descrição. Ele ficou chocado
ao ouvir isso, mas, depois de digerir, decidiu se planejar e trabalhar sua
marca.
Juntos, bolamos um plano para vender o modelo de Chris de modo
“estratégico”. Antes de uma reunião, ele pensava no assunto que seria abordado
e em como oferecer uma visão estratégica.
Para ter mais clara essa visão, passou a conviver mais com o
vice-presidente de estratégia e o de desenvolvimento corporativo, além da CFO
da empresa.
Oito meses depois, voltei a falar com as pessoas ao redor de
Chris. Por unanimidade, todos o consideraram mais estratégico e positivo.
Com essa marca mais forte, Chris vendeu sua ideia como queria. O
processo foi implementado um ano depois e Chris, promovido.
A melhor dica para construir sua marca.
Pergunte a si mesmo pelo que gostaria de ser conhecido. Pense se
você quer progredir na carreira, ser conhecido por sua marca de “executivo” e
de “líder”, e não apenas por sua especialidade técnica.
2. Melhore sua rede.
O mais importante de ter uma marca eficaz é que as pessoas
certas a conheçam — aquelas que podem ajudá-lo a fazer as coisas na sua empresa.
Elas estão ao seu redor. É importante que você esteja conectado
com os superiores: são eles que podem dar aval aos seus projetos.
Fortes conexões com colegas — especialmente de áreas diferentes
— são essenciais porque são eles que o ajudam a conceber e implementar
conceitos multifuncionais em grande escala.
Não ignore também os que se dirigem a você. São eles que dirão o
que realmente está acontecendo e trabalharão para o seu sucesso, se vocês
tiverem o relacionamento certo.
Barbara, minha cliente, diretora de auditoria de uma empresa
farmacêutica pública, viu que precisava construir sua rede ao deixar de ser
convidada para reuniões importantes sobre possíveis aquisições.
Ela ficou frustrada com isso, é claro. Mas, depois que
conversamos, percebeu que as pessoas eram chamadas para essas reuniões com base
em seu relacionamento com o chefe do conselho — alguém com quem ela tinha um
relacionamento difícil — e com seu líder de desenvolvimento corporativo, que
ela nem conhecia.
Barbara deveria estar nesses grupos em função do seu trabalho,
de seu mérito e competência, e não por seus relacionamentos.
No entanto, é assim que as coisas se dão com frequência. Sim, a
vida não é justa e isso vale em dobro para o mundo corporativo.
Eu a treinei para que enxergasse a realidade e melhorasse o seu
relacionamento com o chefe do conselho.
Em um ano — essas coisas não acontecem da noite para o dia –,
ela foi convidada para reuniões sobre aquisições.
Como benefício secundário, conheceu outros nomes da empresa e
pôde oferecer à sua equipe um trabalho mais interessante. Construir sua rede tem muitas recompensas.
IMAGEM 2
A melhor
sugestão para melhorar a sua rede.
Identifique de 3 a 5
pessoas importantes que você precisa influenciar. Faça um plano para construir
seu relacionamento com elas. O que você sabe sobre cada um que poderá ajudá-lo?
Em seguida, repita o
processo outras pessoas.
Alisa Cohn.
CONTEÚDO REVISTA FORBES.
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