12 habilidades essenciais para ter sucesso no trabalho.
Suas habilidades pessoais também são essenciais para obter
sucesso.
Resumo:
1. Apesar de
não serem mensuradas ou ensinadas em salas de aula, as habilidades sociais são
a chave para garantir o sucesso na carreira;
2. Habilidades de
aprendizado, comunicação e relacionamento ajudam o profissional a se destacar
em um cenário competitivo;
3. Empatia e resiliência
são fundamentais para a autoconfiança e demonstração de respeito e humanidade
para como os colegas, clientes e líderes.
Se você é um recém-formado em busca de melhorar sua carreira ou
um profissional experiente que procura garantir sua próxima promoção, precisa
se perguntar quais são as habilidades mais importantes que precisa desenvolver
para chegar aonde deseja.
Embora seja, obviamente, importante impulsionar os potenciais
mais buscados pelo seu setor, suas habilidades pessoais também são essenciais
para obter sucesso.
Elas têm a ver com a maneira como você funciona no local de
trabalho e interage com outras pessoas.
E, embora não sejam ensinadas na sala de aula ou mensurados, são
características que todos precisamos ter.
Independentemente da carreira escolhida, construir habilidades
sociais é fundamental para que você possa se destacar em um cenário
competitivo.
Veja, na
galeria de imagens a seguir, 12 competências sociais necessárias para ter
sucesso:
1. Capacidade de aprendizado.
Começaremos com a capacidade de aprendizado porque é sem dúvida
a habilidade mais importante que você precisará para ter sucesso.
Alvin Toffler disse: “Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não
sabem ler e escrever, mas aqueles que incapazes de aprender, desaprender e
reaprender”.
Isso ocorre porque, em um ambiente em que novas habilidades
surgem tão rápido quanto pessoas saem de cena, o sucesso é menos sobre o que
você já sabe e mais sobre adaptar seus potenciais, aumentando e expandindo sua
base de conhecimento, para que seja possível usar novas informações e
habilidades para responder a qualquer demanda.
2. Resiliência.
Reveses e falhas fazem parte da vida, mas a maneira como você
escolhe lidar com esses obstáculos é o ponto fundamental para o sucesso.
(Resiliência
é a capacidade de se recuperar diante de obstáculos e falhas).
Quando você é resiliente, não se concentra nos
altos e baixos.
Em vez disso, permanece focado em seus objetivos de longo prazo
e nunca perde a confiança em sua capacidade de conquista.
Ao ajudá-lo a enfrentar desafios e dificuldades, a resiliência também
permite lidar com o estresse de maneira mais positiva.
3. Agilidade.
À medida que o cenário de trabalho muda, aprender a ser ágil é
uma habilidade crítica, pois as soluções de ontem não resolvem os problemas de
amanhã.
Ser um profissional ágil é trocar a marcha quando o contexto
exige e responder segundo as necessidades do seu local de trabalho, clientes ou
tendências do setor.
4. Colaboração.
Em nosso mundo cada vez mais hiperconectado, não é mais esperado
que trabalhemos apenas como indivíduos.
Nossos projetos tornaram-se mais complexos, de modo que a
capacidade de trabalhar efetivamente como parte de uma equipe também ganhou
importância.
Dada a natureza cada vez mais global do trabalho, é fundamental
ter capacidade de colaborar, compartilhar conhecimento e contribuir para times
que podem capitalizar uma diversidade de pensamentos e perspectivas de maneiras
que todos possam se beneficiar.
5. Comunicação verbal.
Avançar na carreira não diz respeito apenas ao que você fez para
tal. Há uma boa chance de que, em algum momento de sua trajetória, você precise
usar fortes habilidades de comunicação verbal para poder vender suas ideias,
produtos ou serviços.
Seja falar sobre o seu valor diante de uma possível promoção,
apresentando-se como parte de um projeto de equipe ou em um palco, precisará se
comunicar bem e transmitir ideias fortes e persuasivas.
6. Comunicação escrita.
Vivemos em uma era de tuítes e áudios, mas boas habilidades de
comunicação por escrito ainda são importantes quando o assunto é sua carreira.
Seja para enviar e-mails profissionais, falar com um cliente ou
entregar um plano de negócios coerente.
Independentemente da finalidade, você deve se comunicar com
rapidez, precisão e eficácia.
7. Empatia.
A capacidade de simpatizar com as pessoas ou ver as coisas da
perspectiva delas ao entender suas emoções e reações é uma parte fundamental de
como interagimos uns com os outros.
Comunicar-se de forma genuína e autêntica é vital porque, mesmo
nos casos em que você discorda de seus colegas de trabalho sobre elementos de
um projeto, por exemplo, a empatia permite demonstrar que eles estão sendo
vistos e ouvidos.
8. Criatividade.
A criatividade é uma habilidade crucial e que todos precisamos,
porque, em tempos de rápidas mudanças, os empregadores valorizam funcionários
que podem olhar além do presente e imaginar possibilidades futuras para sua
empresa.
Trabalhadores criativos são os que perguntam o porquê. Eles
questionam, são curiosos e, ao fazê-lo, desenvolvem novas ideias e soluções.
9. Resolução de problemas.
Com que frequência você vai além do seu trabalho imediato,
conforme designado, e usa conhecimentos mais profundos, fatos e dados para
identificar lacunas e resolver problemas?
Ser um bom
solucionador é essencial.
Os empregadores valorizam quem enfrenta os desafios por conta
própria ou como membro efetivo de uma equipe, definindo os problemas, fazendo
brainstorming de alternativas e compartilhando.
10. Liderança.
A importância de uma boa cultura nas empresas não pode ser
exagerada; portanto, ter as habilidades necessárias para treinar e capacitar
outras pessoas e motivá-las a fazer o melhor trabalho é de grande valor para o
sucesso.
11. Negociação.
Seja em discussões salariais, para finalizar um acordo com um
cliente ou tentar encontrar um terreno em comum com seus colegas de equipe
durante um projeto, ter habilidades de negociação fortes e eficazes é
extremamente importante.
Ser um bom negociador permite alcançar objetivos enquanto você
constrói relacionamentos, o que é uma parte significativa do sucesso
profissional.
12. Tecnologia.
A tecnologia avança em um ritmo sem precedentes, portanto, além
das habilidades técnicas necessárias para o seu trabalho, acompanhar a
tecnologia é essencial por conta das ferramentas que podem ajudá-lo a gerenciar
sua carreira, diferenciar-se no mercado, deixar sua marca e criar os
relacionamentos que você precisa para ter sucesso.
Por Natalia
Peart.
Conteúdo
Revista FORBES.
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