Ceia de Natal pode custar 13% a mais neste ano: 5 dicas para economizar!
Os preços de panetones, chocotones e de outros itens da ceia de Natal podem subir até 13% este ano, diz levantamento da Apas (Associação Paulista de Supermercados).
A análise é baseada em produtos presentes nas lojas desde o final de setembro.
Segundo a associação, que agrega mais de 4 mil lojas, o principal motivo do aumento de preço é a alta procura nas duas últimas semanas do ano, período de maior demanda pelos produtos. Após a data, os pães natalinos podem cair de 30% a 40% para evitar o encalhe nas lojas.
A previsão da Apas é de aumento de 5% das vendas no varejo alimentar.
Já o preços do peru e do chester apresentaram queda de 13,2% no acumulado até setembro. Em novembro e dezembro, podem subir 3,5% por conta da demanda.
De acordo com Thiago Berka, economista da Apas, a queda no valor das carnes atingiu recordes de exportação devido à alta do dólar e à crise da peste suína na China.
Os cortes suínos e bovinos podem subir 1,5% e 2%, segundo a associação, alta motivada também pelo dólar.
As frutas de época como ameixa, banana-prata, cereja, coco verde, damasco, figo, framboesa, graviola, kiwi, manga, maracujá, melão, pêssego e romã terão queda 3% nos preços.
Já os doces, como chocolate, devem ficar 0,7% mais caros em dezembro. Bebidas como espumantes, vinho e cerveja devem subir 1,5%, 0,8% e 0,5%, respectivamente.
1. Faça uma lista do essencial e não fuja dela!
Calcule os seus gastos de acordo com o seu orçamento neste ano. Por mais que sua ceia de natal tenha sido boa no ano passado, os preços variam e situações econômicas também.
Busque apenas quantidades e produtos que atendam a todos os convidados da sua ceia.
2. Opte por produtos nacionais
Escolher produtos importados neste momento apenas pesará ainda mais em seu bolso. Procure produtos fabricados no Brasil. Você verá que os preços estarão mais em conta.
3. Viva o espírito de Natal: convide seus amigos!
  E combine os pratos que cada um pode levar para compor a ceia de natal. Dessa forma, todos podem comer gastando menos. Enquanto você fica com o pudim, algum primo pode levar o arroz, e uma tia, as frutas. Façam um grupo no Whatsapp e planejem! Que tal conferir as melhores receitas de biscoitos de natal?
4. Reutilize objetos para decorar
Alguns enfeites do ano passado podem servir para decorar a mesa neste ano. Compre apenas o que for realmente necessário, como velas. Se ficou bonito no ano passado, por que não neste ano?
5. Não espere ouvir os sinos para ir às compras
Fazer compras de Natal às vésperas da festa é uma péssima ideia. Além de enfrentar filas e perder tempo, você vai se deparar com produtos ainda mais caros.
Programe-se e vá às compras antes!
Imagem: © gkrphoto/iStock.
Conteúdo Revista SELEÇÕES.
Portal MSN.
LINK:

Nenhum comentário:

Postar um comentário