MANCHAS BRANCAS APÓS O SOL.
Meu nome é Pedro e tenho 19 anos. Há três anos apareceram manchas brancas em meu rosto, e foram diagnosticadas como pitiríase alba. Tentei vários tratamentos, mas nada resolveu. O que faço?
A pitiríase alba é uma condição de pele causada por fatores genéticos. É comum e geralmente desaparece completamente depois de alguns anos. Normalmente ela se inicia na infância, mas pode aparecer mais tarde, como parece ter acontecido com você. E ela tem preferência por quem tem alergia de pele ou alergia respiratória.
A pessoa vê surgir na pele manchas ovais de cor mais clara que seu tom de pele natural. As manchas são levemente ásperas e têm descamação fina. É comum aparecer no rosto, pescoço ou braços, mas pode aparecer em qualquer parte da pele.
Alguns fatores agravantes desencadeiam ou acentuam as manchas em pessoas predispostas, como exposição ao sol ou ressecamento da pele. O cloro das piscinas, que aumenta o ressecamento da pele, também intensifica a pitiríase alba.
Tratamento
O tratamento envolve duas frentes principais: evitar o sol e hidratar a pele. Assim, use filtro solar e aplique diariamente hidratante facial e corporal.
Evite lavar rosto e corpo com água quente, não use bucha e use sabonetes suaves e apropriados para pele ressecada ou sensível. Em alguns casos indicam-se cremes à base de cortisona ou cremes imunomoduladores para minimizar as lesões.
Manutenção
tratamento suaviza ou elimina as manchas. Mas, como a tendência a desenvolvê-las continua, os cuidados devem ser mantidos por longo tempo.
Por Lucia Mandel
Revista VEJA online
Nenhum comentário:
Postar um comentário