O mercado oferece uma infinidade de produtos de limpeza que prometem resultados milagrosos e atraem os consumidores, que acabam fazendo estoque. Especialistas em serviços domésticos afirmam, no entanto, que não é necessário exagerar na quantidade de produtos se souber usá-los.
A consultora em organização de residências, Adinalva Souza, afirma que o conceito de limpeza é usar o produto certo para a sujeira certa, respeitando a quantidade e o tempo de ação indicados pelo fabricante.
- As pessoas tem mania de utilizar sabão em pó para lavar o chão. Ele não é feito pra isso. O ideal é usar multiusos que tenham essa especificação no rótulo – explica.
Ainda segundo a especialista para todos os casos de limpeza, deve-se deixar o produto agir durante pelo menos três minutos. Ela diz que se a pessoa esfregar, antes dele fazer efeito, não obterá resultado satisfatório e terá que usar nova dose.
Outra dica é sempre diluir os produtos em água, mas não fazer isso em baldes. É comum usar essa técnica para limpar o chão, no entanto, quando a pessoa mergulha o pano sujo para lavar, entre as passagens, reduz a ação de limpeza do material. A solução é usar borrifadores para diluir e o balde com água apenas para enxaguar o pano.
- Deve-se umedecer os panos antes de aplicar os produtos. Dessa forma eles absorvem em menor quantidade – acrescenta Adinalva.
Jornal EXTRA online. Fernanda Pereira. Foto: Pedro Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário