A falta de sono está prejudicando seriamente a sua saúde.
Todos nós sabemos que a falta de sono pode causar uma grande variedade de condições, incluindo o ganho de peso, a queda da produtividade e distúrbios de humor.
No entanto, autores de um estudo da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, descobriram que padrões de sono inadequados também podem reduzir a sensibilidade do corpo à insulina, aumentando o risco de diabetes.
Mais uma maneira através da qual a falta de sono pode prejudicar a sua saúde.(Corbis)
Os pesquisadores analisaram os efeitos do sono de boa e de má qualidade em um pequeno grupo de 16 adultos saudáveis. Inicialmente metade dos voluntários dormiu no máximo cinco horas por noite durante cinco dias seguidos, de forma a representar uma semana típica de trabalho.
Após este período, durante as cinco noites seguintes, eles passaram a dormir cerca de nove horas por noite. O outro grupo completou o teste de 10 dias na ordem oposta.
Quando os participantes estavam mantendo o estilo de vida com cinco horas de sono, exames de sangue indicaram que eles tinham uma sensibilidade reduzida à insulina, algo que com o tempo pode aumentar o risco de desenvolver diabetes.
No entanto, a sensibilidade à insulina oral voltou ao normal no período com noites longas de sono — mas as horas extras não foram suficientes para restaurar a sensibilidade à insulina intravenosa a seus patamares iniciais.
“Nós temos um relógio em nosso cérebro que controla padrões de 24 horas em nossa fisiologia e comportamento,” disse o autor líder do estudo Kenneth Wright Jr., professor de fisiologia integrada na CU-Boulder, nos Estados Unidos, em umcomunicado de imprensa. “Ele também controla a liberação do hormônio melatonina, que indica ao nosso corpo que estamos em um período noturno.”
Uma interrupção do sono, juntamente com o hábito de comer quando o corpo deveria estar dormindo, pode prejudicar este processo. “O corpo precisa liberar mais insulina para manter normais os níveis de açúcar no sangue,” ele acrescenta.
“Inicialmente nossos corpos podem se adaptar, mas no longo prazo pode não ser possível sustentar a situação.”
“Este estudo é mais uma prova de que não dormir o suficiente é perigoso para a saúde em geral e contribui para o aumento do risco de diversas doenças sérias, incluindo a diabetes,” o Dr. Nitum Verma, especialista do sono, porta-voz daAmerican Academy of Sleep Medicine e médico chefe do PeerWell, disse ao Yahoo Health.
“Adultos deveriam dormir sete ou mais horas por noite para evitar os riscos relacionados ao sono inadequado crônico.”
Ele acrescenta que estudos anteriores mostraram que “sete em cada dez pessoas com diabetes tipo 2 também tinham apneia obstrutiva do sono — uma condição perigosa e potencialmente fatal que aumenta o risco de obesidade e de doenças cardiovasculares.”
Para pessoas que têm dificuldade em dormir bem, é fundamental procurar uma terapia. “Um tratamento de longo prazo para a apneia do sono irá ajudar os diabéticos a controlar seus sintomas, incluindo melhorias nos níveis de glicose durante a noite e na sensibilidade à insulina,” diz o Dr. Verma.
“Um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, mostrou que tratar a apneia do sono com uma terapia CPAP pode causar em alguns pacientes o mesmo efeito de medicamentos prescritos para a diabetes.”
Eles não são os únicos que acreditam que esta informação é vital. “O Dr. Ken Wright é um dos melhores pesquisadores do sono do mundo,” o Dr. Micheal Breus, psicólogo clínico especializado em distúrbios do sono e autor de ‘The Sleep Doctor’s Diet Plan’ (A Dieta do Médico do Sono, em tradução livre), disse ao Yahoo Health.
“Estes dados continuam a enfatizar a importância do sono para a prevenção e o tratamento da diabetes. Mais especificamente, o fato de que a falta de sono pode levar a uma maior resistência à insulina é extremamente importante.”
Site Yahoo Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário