Comércio tem a pior Páscoa desde 2007, diz Serasa.
Queda nas vendas este ano foi de 9,6% em relação ao
ano anterior. Resultado é o pior desde o início da série do levantamento, em
2007.
Páscoa é a segunda data mais importante para o setor supermercadista, atrás
apenas do Natal.
As vendas do varejo durante a semana
da Páscoa foram as piores desde 2007, recuando 9,6% sobre o mesmo período do
ano passado, informou nesta segunda-feira a empresa de análise de informações
de crédito Serasa Experian.
O indicador de atividade do comércio
apurado pela empresa mostrou queda mais intensa na cidade de São Paulo, onde as
vendas no período, de 21 a 27 de março, recuaram 11,6%.
A Páscoa é a segunda data mais
importante para o setor supermercadista, atrás apenas do Natal.
No final de fevereiro, supermercados
do país já informavam expectativa de queda a estabilidade de vendas no período
da Páscoa, com as redes varejistas apostando em produtos de preço mais baixo.
"O aprofundamento da recessão
econômica, que coloca o desemprego em trajetória de elevação, e a queda do
poder de compra dos consumidores devido à inflação, impactaram negativamente o
movimento varejista durante a data", afirmou a Serasa em comunicado à imprensa.
A Serasa começou a medir a atividade
do comércio durante a Páscoa em 2007 e até este ano o indicador nunca havia
apresentado retração frente ao ano anterior. Em 2015, o índice mostrou
estabilidade, após subir 1,6% em 2014 e 6,6% em 2013.
O indicador tem como base amostra de
consultas realizadas por comerciantes no banco de dados da Serasa Experian
sobre consumidores.
Revista VEJA online. (Pedro Rubens/VEJA).
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