Medicamentos não devem ser guardados em banheiros.
Os medicamentos devem ser ficar nas caixas, e fora dos banheiros.
Tem gente que guarda medicamentos no banheiro. Especialistas em organização, no entanto, não recomendam o hábito. Elas avisam que a oscilação de temperatura do ambiente, pode danificá-los.
— O ideal é manter os medicamentos fora do armário do banheiro. A variação da temperatura e a umidade provocada pelo uso do chuveiro podem comprometer o produto — explica a personal organizer Ana Afonso, responsável pelo site www.anaafonsoorganizer.com.br.
Além disso, evite tirá-los das embalagens originais, onde constam as datas de fabricação e validade. Para os remédios líquidos, a orientação é deixá-los na vertical, para evitar vazamentos.
Se a recomendação do fabricante for outra, porém, deve ser seguida.
A personal organizer Bárbara Volnei dá outra dica:
— Mantenha sempre a bula dos remédios guardada em uma pasta, caso descarte a caixa (original), pois, pelo nome, ele pode ser consumido de forma errada. A pessoa pode não se lembrar mais para que tipo de tratamento aquele medicamento é indicado.
Ambiente
Em que parte da casa deve-se colocar os medicamentos?
Antes de guardá-los ou consumi-los, deve-se observar a data de validade. Mensalmente, observe se tem algum vencido. Se houver, faça o descarte imediatamente.
Todos os medicamentos devem ser guardados num recipiente próprio, longe do alcance das crianças, do calor e da umidade. Nunca os armazene na cozinha ou no banheiro, pois alterações químicas podem ser causadas devido às oscilações de temperatura.
As conhecidas “farmacinhas” — frasqueiras de plástico próprias para guardar os remédios — são ideais para fazer este acondicionamento de forma correta e segura.
Elas contêm divisórias com vários tamanhos, nas quais as cartelas podem ser divididas por tipo: dor muscular, febre, alergia, cólica etc.
Os remédios de uso diário podem ser guardados separados dos demais, numa cestinha, seguindo os mesmos cuidados acima.
Limpeza
As embalagens devem ser limpas? Se sim, como e com que frequência?
As embalagens com remédios na forma líquida podem se sujar durante a manipulação, mas podem ser limpos com pano limpo embebido em álcool 70%, somente na parte externa.
Os copinhos dos xaropes podem ser lavados normalmente e, depois, desinfetados também com álcool 70%.
Evite
O que evitar na hora da limpeza das embalagens ?
Os produtos de limpeza para uso geral. Limpe-as somente usando álcool 70%.
Organização
Como devem ser organizados os comprimidos?
Por medida de segurança, todo medicamento deve ser guardado em sua embalagem original, pois nem toda cartela de comprimidos vem com a data de validade impressa em sua superfície.
P    erguntas respondidas por Bárbara Volnei, especialista em organização residencial e de escritórios e organização profissional, pela OZ! ,e responsável pelo site barbaravolnei.blogspot.com.
Acompanhe as notícias de imóveis, casa e decoração pelo Twitter @bela_casa.
Lara Mizoguchi.
Jornal EXTRA online. Foto: Thiago Lontra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário