10 regras de ouro para
construir uma marca pessoal.
Criar uma marca pessoal pode ser uma tarefa
assustadora, quase mítica. Uma das maneiras mais fáceis de se perder nesse
processo é não saber por onde começar.
Até mesmo Oprah Winfrey passou por várias
tentativas de estilo quando apresentava um pequeno programa na televisão antes
de definir sua voz como uma das marcas pessoais mais influentes do mundo.
Tanto no cenário sociocultural quanto no mercado de
trabalho, é útil e necessário destacar-se ao candidatar-se a um emprego ou ao
iniciar a sua própria empresa. Uma marca pessoal é para (quase) todos.
As 10 regras
de ouro para
criar uma marca pessoal envolvente, única e convidativa.
Uma marca pessoal é um projeto para a vida toda que
evolui e muda constantemente. Até mesmo os especialistas que criam ou aprimoram
as maiores marcas de negócio sabem que não há regras rígidas para a criação de
uma marca pessoal.
No entanto, essas diretrizes gerais ajudam a
fornecer os primeiros passos, principalmente se você estiver começando agora.
Criar a marca pessoal certa não só o ajudará a ser
reconhecido em seu campo e a trabalhar consistentemente, mas também poderá ser
a diferença entre o “quem é você?” e o “obrigado por estar aqui” ao longo de
sua carreira.
Depois de criar sua marca pessoal com uma
reputação e uma comunidade por trás dela, o próximo passo é pensar no legado
que você deixará.
Quais
são as palavras-chave e as ações pelas quais você deseja ser conhecido? Blake
Jamieson, artista da Blake Jamieson LLC, que pinta retratos no estilo pop art
de famosos heróis da tecnologia e do esporte, nos lembra:
“Construir
uma marca pessoal é muito maior do que construir um negócio. A única estratégia
de saída é deixar um legado”.
1. Tenha um foco
“Muitas
pessoas não têm foco quando se trata de imprensa e mídia e tentam agradar a
todos. Decida qual é a sua mensagem principal e continue com ela”, ensina
Cooper Harris, fundador e CEO da plataforma de pagamentos Klickly.
A
marca pessoal da empresária passou por uma mudança dramática em sua vida - de
atriz para uma respeitada empresária de tecnologia -, e ela lidou com essa
mudança concentrando-se em uma mensagem de cada vez.
Ter
uma mensagem focada em seu público-alvo fará com que seja mais fácil criar
conteúdo em torno de sua marca pessoal.
Além
disso, também é mais simples poder contar com a definição de outras pessoas
sobre seu estilo.
Ao
aconselhar palestrantes, Adam Smiley Poswolsky, millennial especialista em
locais de trabalho e autor do livro “The Breakthrough Speaker” (“O Interlocutor
Inovador”, em tradução livre), vai além e diz:
“Crie
um nicho e, em seguida, crie um nicho dentro do seu nicho.
As
melhores marcas pessoais são muito específicas”.
Já Juan Felipe Campos,
vice-presidente de tecnologia e sócio da Manos Accelerator, dedica-se para
concentrar seu negócio nas comunidades onde está o público-alvo.
“Mantenha
sua mensagem e conteúdo consistentes com um nicho para tornar-se memorável
dentro de uma comunidade direcionada”, afirma.
Quanto
mais restrita e focada for sua marca, mais fácil será para as pessoas lembrarem
quem você é.
E
quando chega a hora de contratar um palestrante ou um novo funcionário, sua
marca será lembrada por eles.
2. Seja genuíno
Há
uma maneira fácil de ter uma marca pessoal original - e ela passa por ser
genuíno e autêntico.
A
influencer millennial e diretora de marketing da Popular Demand, Monica Lin,
diz que as pessoas podem perceber quando uma atitude é desonesta.
Quanto
mais óbvio for a imitação de uma marca, mais o público vai perceber e reclamar.
A marca pessoal de Monica vivenciou um crescimento enorme depois que ela
começou a se envolver com o público de maneira mais significativa no Twitter.
“Seja
genuíno. Isso tornará muito mais fácil o gerenciamento da sua marca pessoal
diariamente”, explica William Harris, especialista em anúncios do Facebook da
Elumynt.
Sua
marca pessoal deve ser um simples filtro diário de criar conteúdo e alcançar
seu público. Justin Wu, fundador da CoinState, diz:
“Seja
um mestre em seu ofício, qualificação ou indústria antes de começar uma marca
pessoal.
Assim,
seu conteúdo ajudará a amplificar quem você é”. Quando construiu sua marca
pessoal, ele conquistou a reputação de especialista em seu setor e, ao mesmo
tempo, ampliou nas redes sociais a mesma notoriedade.
Se
você é muito habilidoso em uma área, sua reputação ajudará, por si só, a criar
a marca que deseja.
Conte uma história
Se
sua marca pessoal não está contando uma história, você já perdeu metade do seu
público potencial. Allen Gannett, diretor de estratégia da Skyword e autor do
livro “The Creative Curve” (“A Curva Criativa”, em tradução livre) explica
melhor:
“A
estratégia mais eficaz para construir uma marca pessoal atualmente é ter uma
narrativa verdadeira.
Se
monólogos já são chatos em Hollywood, são ainda mais entediantes para sua
marca”. Ninguém quer ouvi-lo falar sobre sua marca no vácuo da mídia social,
então crie uma história em torno dela com a qual seu público possa se envolver.
Allen
se reúne regularmente e conversa com as pessoas em aeroportos ao redor do
mundo, desenvolvendo ainda mais sua marca pessoal calorosa e amigável.
Uma
das melhores maneiras de contar essa história é por meio de conteúdo escrito ou
de vídeo. Para Pelpina Trip, estrategista de vídeo social, essa é
definitivamente a melhor opção.
Seu
canal de vídeo no LinkedIn tem alguns dos níveis mais altos de engajamento em
toda a plataforma. “A maneira mais pessoal de se comunicar na internet é por
meio de vídeos.
Basta
usar o smartphone para enviar mensagens de vídeo aos seus clientes, estabelecer
uma conexão pessoal com clientes em potencial e conectar-se a colegas de
trabalho. Afinal, você sempre tem um smartphone com você.”
4. Seja consistente.
Ser
consistente é algo muito semelhante a ter um foco restrito. É
muito mais fácil ser reconhecido se você criar conteúdo e uma voz de forma
consistente.
“Garanta
que a promessa que você passa com a sua marca pessoal permaneça consistente,
tanto online quanto offline”, explica Fyiona Yong, diretora e coach de
liderança para millennials.
Ela
trabalha regularmente com essa geração em um contexto corporativo para
ajudá-los a definir suas metas de trabalho mais conservadoras.
“Você
tem que demonstrar consistência em sua comunicação e aparência.
Não
subestime o prejuízo que pequenas inconsistências podem causar em sua marca
pessoal.”
Pensando
pelo lado criativo, Cyrene Quiamco, uma das melhores contadoras de histórias do
Snapchat, sugere que é necessário ter algo consistente na sua estética ou sua
personalidade.
“Algo
único que as pessoas podem associar à sua marca e saber que é você. Por
exemplo: um mascote ou um slogan - algo pelo qual as pessoas podem se
apaixonar”, diz.
A
mascote de Quiamco, chamada Ele, conquistou milhões de visualizações no
aplicativo, permitindo que sua divertida marca pessoal possa representar também
grandes marcas como Walmart e DC Comics.
Então,
se você está criando uma marca divertida ou uma que seja um pouco mais
conservadora, consistência é a chave.
5. Esteja pronto para falhar
O
fracasso é difícil, e todos nós queremos evitá-lo - é da natureza humana. No
entanto, para ter uma marca pessoal acima da média, você precisa ter uma falha.
Walt
Disney falou disso muitas vezes quando relembrou suas primeiras tentativas
frustradas de criar uma marca de animação. “Acho importante falhar
drasticamente quando você é jovem. Eu aprendi muito com isso, porque faz com
que a gente perceba o que pode acontecer conosco. E o que pode acontecer nunca
é tão assustador quanto não tentar nada”, afirmou.
Quando
Timothy Hoang, CEO da Stories By Tim, Inc., desenvolve os negócios de seus clientes
influencers, ele gosta de dizer: “Você nunca conseguirá a melhor marca até que
você falhe algumas vezes enquanto ultrapassa sua zona de conforto”.
As
melhores marcas sempre surgem de repetidas tentativas, erros e fracassos e não
da perfeição instantânea.
6. Crie um impacto positivo
Depois
de desenvolver sua marca pessoal, geralmente há duas maneiras de continuar a
construí-la: conquistando outras pessoas e aumentando a comunidade em torno de
sua marca.
Jacob
Shwirtz, diretor de parcerias sociais da WeWork, que já trabalhou com muitos
influencers ao redor do mundo, incluindo a maquiadora Michelle Phan,
compartilha essa dica.
“Minha
sugestão rápida sobre marca pessoal é lembrar que você é a sua marca.
Não
importa qual seja seu trabalho atual, em que projeto esteja trabalhando ou qual
seja sua prioridade no momento, sempre tenha em mente o impacto que você deixa
para os outros e lembre-se que tudo o que temos é a nossa própria reputação. E
essa é a nossa marca. Então, seja incrível com outras pessoas.”
Manter
uma atitude positiva e ajudar os outros vai incrementar o desenvolvimento da
sua marca a longo prazo.
7. Siga um exemplo de sucesso
“As
pessoas interessadas em construir uma marca pessoal precisam começar a se
promover, assim como fazem as celebridades e pessoas influentes que elas
admiram”, explica Jason Wong, CEO da Wonghaus
Ventures.
A
marca pessoal de Wong viralizou várias vezes na internet com temas como
sorvetes no Japão, brinquedos infláveis e
memes, o que lhe valeu o título de “Rei dos Memes”. Seu sucesso geralmente vem do estudo de tendências e indivíduos populares nas
diferentes plataformas de mídia social e da utilização dessas tendências com
uma sacada inteligente.
A
dissecação criativa de uma análise social e o estabelecimento da próxima grande
tendência também podem estar ao seu alcance, se você prestar atenção em todas
as redes sociais e não simplesmente focar estritamente em uma delas.
8. Viva sua marca
Como
mencionado anteriormente, o que pode tornar difícil construir uma marca pessoal
é separá-la da sua vida. Embora tal caminho não seja impossível, é mais fácil
criar uma marca pessoal em que a marca e seu estilo de vida sejam a mesma
coisa.
Tim
Salau, construtor comunitário e fundador da Mentors & Mentees, que trabalha
com estudantes universitários para ajudá-los a construir marcas, também
acredita nesta ideia.
“Sua
marca pessoal deve segui-lo aonde quer que você vá. Ela precisa ser uma
autêntica manifestação de quem você é e amplificar aquilo no que você
acredita”, afirma. Com isso em mente, sua marca pessoal não é apenas um reflexo
de uma série de funções como marketing, finanças ou criatividade, mas também
ideais como retribuição, liderança ou orientação.
9. Deixe que outras pessoas contem
sua história
A
melhor forma de construir uma reputação é de boca em boca. Criar uma marca
pessoal na esfera pública não é uma exceção a essa regra.
Aaron
Orendorff, editor-chefe do Shopify Plus, conta sua história pessoal com vídeos
animados e, ocasionalmente, com a ajuda de um coelhinho co-apresentador para
garantir que seu público se lembre disso.
“Marca
pessoal é a história que as pessoas contam sobre você quando você não está na
sala”, afirma. Jessie Maltin, co-apresentadora do programa “Maltin On Movies”,
trabalha com seu pai, renomado crítico de cinema Leonard Maltin, e o assistiu
construir sua carreira nas últimas décadas.
“Tudo
o que você tem em sua vida é o seu nome e a reputação que você constrói.”
10. Deixe um legado
Depois
de criar sua marca pessoal com uma reputação e uma comunidade por trás dela, o
próximo passo é pensar no legado que você deixará.
Quais
são as palavras-chave e as ações pelas quais você deseja ser conhecido? Blake
Jamieson, artista da Blake Jamieson LLC, que pinta retratos no estilo pop art
de famosos heróis da tecnologia e do esporte, nos lembra:
“Construir
uma marca pessoal é muito maior do que construir um negócio. A única estratégia
de saída é deixar um legado”.
10/10 SLIDES.
Conteúdo: Revista FORBES
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Portal MSN.
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