A ciência explica por que você se sente tão cansado no trabalho.
São Paulo – Existem ambientes de trabalho bons e ruins, assim
como há pessoas que conseguem se adaptar melhor que outras à dinâmica de cada
empresa.
Mesmo assim, é cada vez mais comum encontrar uma equipe de
trabalho que reclama de cansaço constantemente e que precisa recorrer à
cafeteria várias vezes ao dia para manter-se ativa e produtiva.
A medicina cita a fadiga como um sintoma de depressão e
ansiedade há anos. Mas agora, segundo o site Inc., há uma compreensão muito
melhor do que realmente acontece no corpo para fazer com que o travesseiro seja
o objeto mais desejado depois de um dia de trabalho.
Como aponta um estudo feito por especialistas do King’s College
London, na Inglaterra, tudo começa com o mecanismo da luta ou fuga, ativado
pelo sistema nervoso quando nos vemos diante de um evento estressante.
A reação fisiológica que ocorre na presença de algo que é
aterrorizante ou ameaçador, e libera hormônios como a adrenalina e cortisol.
O processo causa mudanças fisiológicas importantes, como a
elevação da frequência cardíaca, para que a pessoa possa se afastar da ameaça
ou se defender fisicamente. Hormônios relacionados ao humor, prazer,
concentração e memória, como a serotonina e a dopamina, têm seus níveis
reduzidos.
Como consequência de todos esses eventos, o cansaço aparece como
mecanismo compensatório.
Os hormônios do estresse fazem com que o organismo bloqueie a
ingestão de glicose, o que protege o cérebro de um grau alto de excitação, mas
torna mais difícil a permanência da sensação de felicidade ou de energia para
cumprir as tarefas.
Três passos para reduzir o cansaço no trabalho
Se os funcionários de uma empresa aparentam cansaço, é um sinal
para estimular atividades que permitam uma pausa ou promovam momentos de
diversão. Por isso é tão comum que ambientes de startups sejam mais
descontraídos e possuam lugares específicos para o descanso da equipe.
Além disso, sentir-se acolhido pelos colegas e chefes e ter
liberdade para conversar sobre os problemas pode combater estigmas relacionados
à saúde mental.
Em segundo lugar, deve-se considerar que o cansaço influencia
negativamente os níveis de produtividade e a tomada de decisões. Ser
pressionado ou cobrado de forma dura em relação às falhas pode agravar o
problema.
O ideal é estar em um ambiente que não deixe de responsabilizar
as pessoas por seus erros, mas que saiba fazê-lo de maneira construtiva,
deixando espaço para a reparação e eliminando as barreiras operacionais que
possam contribuir para o estresse da equipe.
Por fim, deve-se lembrar que cada pessoa responde de um jeito
aos estímulos do ambiente de trabalho. O que é estressante para uma pessoa não
é necessariamente um problema para outra e vice-versa.
Portanto, embora seja bom definir metas ou padrões gerais, é
importante conhecer cada membro da equipe e saber o que os mantêm felizes e com
disposição para trabalhar.
Ariane Alves
Revista
EXAME. © Caiaimage/Paul Bradbury .
Portal MSN.
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