Lavar o cabelo todos os dias faz mal?
Existe uma dúvida que ronda a cabeça de muitas pessoas constantemente: "É recomendado ou não lavar os cabelos todos os dias? Isso faz mal?".
Muitos consideram essa prática diária prejudicial os fios, deixando-os ressecados e consequentemente causando danos. Contudo, a outra parcela acredita que lavá-los todos os dias irá garantir cabelos saudáveis e limpos.
Este é um tema um pouco controverso, porque não existe uma regra rígida e unânime para todos quanto à assiduidade na lavagem.
Isto porque o aconselhado na periodicidade dependerá de vários aspectos, como o tipo de cabelo, hábitos pessoais, além dos fatores externos como: prática de esportes, contato diário com água salgada e outros, que influenciam a frequência adequada de higienização deles.
O que predomina entre os especialistas é que comumente o ideal é haver uma certa alternância, ou seja, dar uma pausa, em média, de 1 a 2 dias para a lavagem.
Cabelos secos podem realmente sofrer mais ressecamento se lavados diariamente devido à perda do óleo que recobre o escalpe (couro cabeludo).
Já as pessoas que tem cabelos oleosos são mais propensos a higienizar o cabelo repetidas vezes por causa do acúmulo de gordura, suor e impurezas, agravadas pelo ambiente.
No entanto, é válido destacar que excesso de limpeza costuma remover a camada oleosa natural que protege e mantém o equilíbrio e a saúde do couro cabeludo, chamada de manto hidrolipídico.
Esse processo constante favorece ainda o efeito rebote, ou seja, estimula a produção de mais oleosidade, o que prejudica aqueles que apresentam ou têm predisposição, por exemplo, a dermatite seborreica e a caspa.
Cuidados para quem lava os cabelos diariamente
Para quem quer optar em lavar os cabelos todos os dias a indicação é aplicar sempre produtos de qualidade e apropriados ao seu tipo de cabelo e sempre enxaguar bem, para evitar que resíduos permanecem nos fios.
Além disso, é fundamental ressaltar que o exagero no uso de produtos na pré ou pós-lavagem tendem a deixar o cabelo mais rapidamente sujo e pedem mais limpeza.
Porém, em alguns casos é recomendada a lavagem diária, pois determinadas condições interferem e afetam a saúde capilar. Dentre eles, está a questão climática, tais como calor e umidade.
Pessoas também que frequentam a academia, praticam atividade ao ar livre e se expõem ao sol estão sujeitos a acumular mais resíduos, poluição e a transpirar. Para estes a higienização habitual é necessária.
Já os que fazem uso constante de pomadas, silicones, leave-in sprays, fixadores, modeladores, géis, entre outros, ficam com fios permeados de substâncias químicas e assim precisam limpar sempre os cabelos.
Mas, independente da sua escolha, um ponto em comum para todos os médicos dermatologistas e tricologistas é que a temperatura da água durante a lavagem é essencial para os cabelos ficarem bonitos. Ela deve ser morna ou fria.
Outra questão bastante importante são os cuidados na hora da secagem, que preferencialmente deve ser realizada de forma natural para que o couro cabeludo "respire". Por isso, não pode ter dispositivos que o abafem, como toalhas enroladas, ou bonés e chapéus sobre os fios úmidos, além de não se prender os cabelos enquanto estão molhados.
Tudo isso respectivamente facilita a proliferação de fungos e bactérias e também gera quebra e queda.
Dra. Joana D'arc Diniz.
© Getty Images Foto: Reprodução/Shutterstock
Portal MSN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário