C-level: como negociar e conseguir um bom aumento salarial.
Como executivo de uma empresa, é necessário reconhecer seu
impacto nos negócios
O salário de profissionais do nível C-level (expressão inglesa
utilizada para descrever executivos do alto escalão de uma empresa), costuma
ser associado ao seu próprio senso de valor e autoestima.
Com o amadurecimento de suas habilidades como chefe de
experiência, um dos benefícios é ser recompensado pelas contribuições que fez
para ajudar sua empresa a crescer e prosperar.
Minhas dicas não são direcionadas necessariamente para a
remuneração de membros da diretoria. Meu foco neste artigo é a liderança, a
mentalidade e a comunicação de seus valores.
Para quem está prestes a renegociar sua posição C-level ou
remuneração atual, veja, na galeria de fotos abaixo, três passos para você
avançar rapidamente e garantir um salário maior:
1. Pense
rapidamente em 30 benefícios que você gera à empresa
Pode parecer bobo para um executivo do alto escalão, mas não
estou exagerando ao dizer que a maioria de nós (incluindo CEOs) não tem a
objetividade necessária para avaliar com precisão o nosso valor dentro da
empresa.
Seja em maior ou menor escala, costumamos minimizar o nosso
trabalho do dia-a-dia.
Um exercício criativo, como definir cerca de 30 palavras
associadas às suas contribuições positivas, fará com que sua memória trabalhe
para lembrar os benefícios que gerou à empresa.
Entender seu valor é um processo contínuo, não um evento único.
Toda vez que você se vir examinando uma nova oportunidade ou enfrentando um
novo desafio, garantir que seu currículo esteja profissionalmente escrito é
fundamental.
É importante ter em mente que, para conseguir um aumento
salarial, pode ser necessário mudar de empresa.
No entanto, você pode se surpreender ao descobrir que seu chefe
atual está disposto a o promover ou lhe oferecer um salário maior. Para
defender sua proposta, você terá de demonstrar os 30 principais benefícios à
empresa.
Benefícios não são atividades que você exerce, mas sim o que
você consegue ao realizá-las. A maioria dos executivos está acostumada a
atualizar o currículo com uma lista de “tarefas”, sem explicar o que acontece
quando elas são feitas.
Como executivos, devemos treinar nossos cérebros para pensar
além da ação em si e explorar o impacto. Isso é fundamental para explicitar por
que você merece ser contratado por uma nova empresa, promovido ou gratificado
com um aumento.
2. Crie uma frase de impacto, distinguindo o seu trabalho do
restante
Você consegue descrever toda a sua genialidade em apenas uma
frase? O meu slogan, por exemplo, é: “Eu elaboro currículos para os principais
executivos do mundo”. É uma mensagem clara e sucinta que captura a atenção dos
meus clientes.
Qual é o seu slogan? Qual é o seu super poder especial?
A frase que escolher deve sempre ter como base as métricas que
demonstram a sua experiência.
O que significa que suas realizações precisam ser registradas
para serem compartilhadas quando necessário.
Na maioria das vezes, realizações vêm em forma de números,
surgem com a antecipação de um erro, levam a negociações favoráveis ou inspiram
a equipe a melhorar sua performance.
Um exercício fantástico a ser feito é pensar no impacto que você
causou. Digamos que você tenha liderado algumas divisões de uma empresa.
Pergunte a si mesmo: o que aconteceu quando eu estava na
liderança?
Pense em dinheiro, crescimento, equipes, parcerias e tecnologia,
faça um brainstorm das coisas que fez.
Vale reforçar que esse é um músculo que você deve exercitar
regularmente para passar a pensar sobre as atividades que exerce de forma
grandiosa.
Provavelmente, uma ou duas conquistas logo virão à mente, mas
você terá uma surpresa descobrindo que está provocando um grande impacto.
3. Peça por mais
Geralmente, damos mais valor para coisas que “custam” mais. Ou
seja, quando você passa a notar outros aspectos da profissão, é possível que
seja atraído por uma posição ou empresa que compartilhe dessa nova mudança de
percepção.
Essa não é uma regra especial de atração, é simplesmente
explorar e definir uma nova crença e a colocar em prática.
É importante considerar uma determinada escala. Por exemplo, nos
EUA, em uma empresa avaliada em US$ 50 bilhões, a maioria dos executivos tem um
salário anual na casa do milhão.
Existem calculadoras de salário online que podem ser úteis em relação
a esses pontos-chave.
Além disso, considere negociar uma participação acionária ou um
bônus com base no potencial de crescimento ou de venda antecipada.
É no momento que uma empresa fala com você sobre dinheiro que
deve responder de forma a demonstrar suas habilidades de liderança. Ser um bom
líder no processo de entrevista e negociação aumentará seu valor aos olhos de
seu público.
Ao discutir sobre sua remuneração, certifique-se de não deixar a
conversa ficar saturada, mencionando a questão em momentos além do necessário.
Quando a oferta é feita, é um ótimo momento para continuar se
comunicando como o líder que é. Mantenha o foco positivo. Peça um tempo para
analisar a oferta.
Demonstre entusiasmo, mesmo que não seja exatamente o que
esperava. Reserve um tempo para pensar em cada ponto que deseja negociar. E,
finalmente, volte a negociar com o mesmo entusiasmo de antes.
Na hora de ser entrevistado para um cargo em uma nova empresa, a
maioria dos profissionais não apresentam a mesma autoridade que manifestam como
executivos.
Quando você começa a entender que está realmente no controle da
situação, inicia uma reação em cadeia que pode abrir portas para mais
satisfação no trabalho, mais potencial de sucesso e mais dinheiro.
Mary Elizabeth Bradford.
Conteúdo: Revista FORBES.
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