Dê adeus ao mau hálito com essas dicas eficientes.
Essa queixa incômoda afeta milhões de brasileiros.
Entenda como uma higiene oral rigorosa e alguns remédios podem diminuir e até acabar com o mau hálito.
Seja chamado de mau hálito ou halitose, ninguém deseja que sua boca exale um odor desagradável. Nos casos mais simples, esse problema pode estar relacionado com o tabagismo ou a ingestão de álcool ou de alimentos notórios por seus odores persistentes, incluindo alho, cebola e anchova.
Mas algumas vezes o problema torna-se crônico, causado por uma doença subjacente.
O que pode causar mau hálito
O mau hálito geralmente resulta da multiplicação de bactérias causadoras de odor na boca. Quanto mais seca estiver sua boca, mais bactérias de multiplicam.
Qualquer problema que reduza a produção de saliva pode contribuir para o mau hálito. Idade avançada, respiração pela boca e dietas rigorosas – quanto menos comida você mastiga, menor é o seu fluxo salivar – também podem ser agentes causadores.
Além disso, alguns medicamentos e até mesmo a hora do dia influenciam no aparecimento de mau hálito.
Bactérias também podem de acumular na língua, em restos de alimentos que se acumulam nas dentaduras, e nos dentes – principalmente quando há placas ou cavidades.
Se o mau hálito persistir, muitas vezes pode ser por causa de uma doença da gengiva ou sinusite crônica. Então, descubra aqui como identificar e tratar a sinusite.
Encontre ajuda nos suplementos
Estratégias naturais para combater o mau hálito funcionam melhor quando associadas a uma higiene oral regular e completa.
Isso inclui o uso de fio dental, a escovação dos dentes e também a escovação da língua – principalmente da parte posterior, onde as bactérias causadoras de odor tendem a crescer.
Experimente pingar algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta sobre a língua duas vezes ao dia. Mas, cuidado! Quantidades maiores de óleo puro podem causar pertubação digestiva.
Além de seu sabor e aroma agradáveis, o óleo é eficaz para destruir bactérias. A ingestão de chás de hortelã-pimenta ou de hortelão comum, assim como muita água, também pode ajudar a combater o mau hálito por manter a boca úmida.
Soluções para lavagem da boca encontradas à venda podem reduzir o número de bactérias na boca, mas têm apenas um efeito temporário e não substituem a escovação e o uso do fio dental regularmente.
Outra opção é mascar algumas sementes de erva-doce ou cravos-da-índia para refrescar o hálito. Inclusive, sementes de erva-doce com alcaçuz podem ser facilmente transformadas em uma solução para lavar a boca ou em uma bebida que refresca o hálito.
Ferva algumas colheres de chá de sementes em uma xícara de água por alguns minutos. Depois, coe, deixe esfriar e beba. A salsa fresca também tem um efeito semelhante, além de ser rica em clorofila. Há muito tempo, a clorofila é reconhecida como um potente refrescante do hálito.
Não deixe de fazer!
    Escove seus dentes após cada refeição e use fio dental pelo menos uma vez ao dia. Quando você não puder escovar os dentes, lave sua boca com um pouco de água.
    Use uma escova de dentes úmida ou um raspador de língua para raspar qualquer revestimento do dorso da língua e limpar essa área.
    Evite alimentos de odor forte e álcool; não fume. Se você é fumante, saiba que é possível abandonar esse vício.
Se o mau hálito não melhorar apesar das medidas de autotratamento, seu dentista ou médico pode determinar uma causa médica subjacente, como uma doença na gengiva, por exemplo.
O sangramento gengival indica gengivite, que é uma inflamação que algumas vezes pode causar mau hálito. Outros profissionais acreditam que a má digestão também pode contribuir para a halitose.
Eles aconselham o acréscimo de líquido e fibras à alimentação para evitar a constipação. Aproveite e conheça 6 alimentos que podem te ajudar a ter uma boa digestão.
Editado por: Thaís Garcez.

Imagem: SIphotography/iStock.
Conteúdo Revista SELEÇÕES.
LINK:

Nenhum comentário:

Postar um comentário