Não sabe como tornar seus sonhos de carreira realidade?
O primeiro passo é escrever tudo no papel. A seguir reunimos os
conselhos dos especialistas sobre como fazer um plano de carreira adequado às
suas aspirações, prioridades e personalidade.
Descubra do que você gosta
Comece com uma auto-reflexão. O que você gosta de fazer? O que
você mais odeia no trabalho atual e quer evitar nos próximos?
Anote em um papel. Pense nisso
como um rascunhão e não se prenda demais aos detalhes; o seu plano de carreira
deve ser flexível o suficiente para acomodar mudanças, tanto condicionadas às
circunstâncias encontradas quanto à sua própria personalidade.
Descubra em que você é bom
Uma maneira infalível de descobrir seus pontos fortes é
perguntar para quem está à sua volta (conselheiros, colegas, ex-colegas,
amigos) quais eles acham que são os seus talentos e relembrar os momentos em
que viram você brilhar.
Revise seus e-mails antigos guardados e tente encontrar um
padrão nos elogios positivos que recebeu.
Não se preocupe em encontrar sua “paixão”
Nem todo mundo sabe qual é sua paixão—e tudo bem! Na verdade,
pesquisas realizadas nas universidades de Yale e Stanford descobriram que
paixões são “desenvolvidas” com trabalho árduo e dedicação.
Não nascemos com elas, o que torna impossível “seguir” ou
“descobrir” qual é a sua, se elas não forem primeiro cultivadas pela disposição
de explorar e desenvolver seus interesses em áreas que não faziam parte do seu
repertório anteriormente.
Avalie o seu momento
Elabore uma lista detalhada das suas atuais atribuições no
trabalho. Desta vez, seja detalhista.
Como é que você realmente usa seu tempo? Compare esta lista
concreta de tarefas com as listas que fez anteriormente, a das suas aspirações,
interesses e competências.
Quais são os pontos comuns entre elas? Agora comece a determinar
possíveis objetivos de carreira que permitiriam melhorar seu momento
profissional.
Você não precisa necessariamente reinventar inteiramente sua
carreira; seu objetivo pode ser apenas incorporar mais coisas que você faz
melhor no seu cotidiano.
Considere as competências que pode levar com você
Habilidades de comunicação e pesquisa aprimoradas, capacidade de
trabalhar em equipe, autonomia e a habilidade de coordenar pessoas são
competências valorizadas em centenas de vagas em todos os setores do mercado.
Imagine quais dessas competências portáteis serão mais
importantes na sua próxima vaga ou na carreira, trabalhe no seu aprimoramento
agora junto com as habilidades técnicas que você precisará neste campo em
particular.
Use o método A/B/Z
Benjamin Todd, fundador do
site de carreiras 80,000 Hours, recomenda usar o chamado método A/B/Z de
planejamento profissional, sugerido primeiro pelo fundador do LinkedIn Reid
Hoffman.
É simples: você contempla algumas opções para o seu futuro,
depois ordena elas de acordo com sua preferência. O plano A é seu resultado
ideal, no qual você terá uma trajetória tranquila no caminho para o seu emprego
dos sonhos.
O plano B é uma “alternativa próxima”.
O plano Z é a última saída que você usa apenas para o caso de tudo dar errado
—ter uma, afirma Todd, ajuda na diminuição dos riscos que podem advir de seguir
seu ideal na carreira.
Tenha flexibilidade em seu plano de carreira
Também é recomendável obter “capital flexível na carreira”,
especialmente quando ainda jovem e com muitas opções à mão. Trabalhar em
empresas reconhecidas e de ponta ou fazer coisas nas quais pode ter destaque
constrói o capital.
Estudar temas altamente portáteis e valiosos como economia e
ciência da computação tem o mesmo resultado.
Tenha em mente como está o mercado
É importante pensar no mercado de trabalho ao estabelecer seus
objetivos na carreira.
Mesmo que um emprego pareça perfeito para você, se for em uma
área em decadência (como o jornalismo ou serviço postal), pode não valer a pena
apostar no longo prazo ou como objetivo principal.
Por outro lado, não se pode tomar as decisões de carreira
baseadas apenas nas listas de empregos que mais crescem.
O que hoje está em voga em alguns anos pode não estar mais,
então é importante escolher o que tenha a ver com você.
Leve em consideração um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
Neste mesmo aspecto, pode valer a pena pensar em seus objetivos
em outras áreas da vida, como suas metas como pai ou mãe, esposa ou esposo e
integrante da comunidade.
Sua carreira não existe sem um espaço, então reserve algum tempo
para pensar em formas pelas quais suas opções de carreira podem interferir nas
suas atividades pessoais, planeje à frente para que possa aproveitar ao máximo
ambas as coisas.
Considere procurar um coach de carreira
Se você almeja uma transformação na carreira e sofre com a
ansiedade de tomada de decisão, um conselheiro de carreira profissional pode
ajudar na escolha entre as opções possíveis.
Seja cuidadoso ao optar pelo profissional, no entanto, pois
alguns são mais experientes e consagrados que outros.
Construa um “protótipo”
Acredite ou não, você pode aplicar à sua carreira o chamado
design thinking, uma metodologia popular para a solução de problemas.
Uma característica fundamental do design thinking é a criação de
protótipos. No caso de carreiras, explica a advogada e coach Paula Davis-Laack,
a forma mais rápida de “criar protótipos é conversar”.
Converse com pessoas que fazem o trabalho que você gostaria de
fazer e, se puder, veja se é possível a realização de um breve estágio para
tentar ver se é viável antes de estudar e realizar a mudança completa da
carreira.
Faça uma linha do tempo para a carreira
Pode ajudar a elaboração de uma linha do tempo flexível para sua
carreira, colocando campos como educação, primeiros empregos, empregos
intermediários, grandes projetos, etc.
Se o seu objetivo é iniciar um negócio próprio, você deve pensar
em um mapa para saber quanto tempo demorará para conseguir o financiamento ou
lançar seu produto no mercado.
Não se esqueça de comemorar as conquistas! E não tenha medo de
reorganizar a sua linha do tempo se descobrir, ao longo dos anos, que ela não é
muito realista ou não está mais de acordo com seus desejos e objetivos.
Pesquise opções de curso
A estas alturas você deve ter uma noção da direção que sua
carreira está tomando, então é a hora de se colocar uma importante questão: chegar
aos seus objetivos de carreira exige que você estude mais ou busque um
aprimoramento técnico?
Se você quiser chegar a CEO, por exemplo, pode considerar em se
formar em administração de empresas. Dedique algum tempo para pesar os
possíveis benefícios de se graduar e o custo financeiro desta busca por uma
nova especialização.
Prepare-se para a mudança
Agora que você já tem um esboço de linha do tempo e uma noção
dos próximos passos que precisa percorrer para chegar aos seus objetivos de
carreira, é hora de praticar.
Colocar seu plano em ação geralmente implica em assumir riscos,
o que significa que pode ser difícil emocionalmente.
Se você precisa fazer coisas arrojadas como pedir demissão do
emprego, tenha certeza de que está se precavendo e veja se está tudo bem com
sua rede de apoio com frequência.
Não fraqueje com as pressões de fora
Este também é um momento bom para você estudar suas motivações.
Por que você tem em mente um certo emprego ou posição? Se você está colocando
muitas fichas no que os seus colegas ou pares vão pensar de você, tenha em
mente que este tipo de motivação pode levar ao burnout.
Pensando por este mesmo lado, quem procura um trabalho muito
jovem geralmente pode acabar na carreira errada porque quer agradar aos pais,
sendo obrigado mais tarde e fazer mudanças drásticas.
Não tem nada errado com estabilidade ou prestígio, é claro, mas
é necessário refletir sobre seus objetivos de carreira para garantir que isso
está alinhado com seus valores.
Faça o melhor currículo possível ou um plano de negócios
Executar o seu plano de carreira provavelmente vai exigir
algumas ferramentas, como por exemplo um bom currículo ou um plano de negócio
meticuloso.
Agora que você sabe para onde está indo (e elaborou uma lista de
pontos fortes), é hora de aperfeiçoar um pouco mais estes documentos.
Tenha uma estratégia de prospecção de empregos
Quando você procura por um novo emprego, o melhor é ter um
sistema e um cronograma. Mesmo se você só tiver uma hora durante a noite para
mandar seus currículos e fazer seus contatos, faça seu melhor esforço para ser
consistente.
Preste atenção aos sinais de que está saindo do rumo
Um grande conselho do 80,000 Hours é fazer uma lista de “pontos
críticos” ou bandeiras vermelhas, que permitirão identificar se você
segue dentro ou fora da trajetória de carreira.
Você concluiu seu PhD e não conseguiu ser publicado em nenhum
veículo acadêmico? Você ficou para trás mais uma vez em uma promoção? Pode ser
que seja a hora de dar uma olhada no seu plano de carreira e considerar dar uma
chacoalhada nas coisas.
Construa uma rede de apoio
Procure um mentor que possa guiá-lo em sua mudança através das
mais variadas fases de sua carreira. Participe de associações profissionais e
faça amigos dentro da profissão. Frequente conferências, use o Twitter nos
círculos importantes para você. Seu sucesso depende da força da sua rede de
apoio.
Faça uma revisão anual de planos
Programe-se para tirar um fim de semana (em casa ou fora) pelo
menos uma vez ao ano para revisar seu plano de carreira e avaliar seu
desempenho.
Desligue seus dispositivos e concentre-se. Você tem alcançado os
objetivos que se colocou? Tem ignorado os sinais de que as coisas não vão bem?
Como está seu relacionamento com seus colegas?
Se você teve alguma mudança em sua vida pessoal ou se está
preocupado com a administração ou a saúde financeira da empresa em que
trabalha.
Anne-Marie
Vettorel.
Fotos:© Shutterstock. Unsplash.
Portal MSN.
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