Bolhas no pé: melhores formas de tratar e livrar-se delas definitivamente
As bolhas nos pés normalmente são causadas por uso de sapatos que não se encaixam corretamente ou mesmo quando deixamos de usar meias e ficamos longos períodos com um calçado.
As bolhas nos pés causam desconfortos, mas raramente indicam um problema de saúde, desaparecendo com o tempo, sem necessidade de nenhuma intervenção médica.
Bolha: o que é?
Bolhas são porções elevadas da pele que são preenchidas com um líquido, que pode ser pus, sangue ou a parte límpida e aquosa do sangue, chamada de soro. Dependendo da causa, podem coçar e ser dolorosas. Uma bolha pode aparecer sozinha ou em agrupamentos.
Segundo informações do site médico WebMD, as bolhas nos pés são as consideradas de fricção, ou seja, causadas pelo atrito entre o pé e o calçado. Elas podem surgir no calcanhar ou entre os dedos.
Tratamento: o que fazer?
Uma bolha no pé pode ser curada sem tratamento, mas, de acordo com dados do Hospital Infantil Sabará, algumas dicas gerais podem ajudar a aliviar os desconfortos
Proteção da área
Para evitar dores ou danos maiores na área lesionada, coloque uma bandagem sobre a bolha, que deve começar a reduzir de tamanho em uma semana, aproximadamente.
Higiene
Lave a área afetada com água e sabão e mantenha a região sempre limpa.
Pomada
Se a bolha estourou, o indicado é lavar a área e aplicar uma pomada antibiótica indicada por um médico. Em seguida, cobrir com um curativo.
Pode estourar?
Nunca estoure uma bolha em casa. Abrir a bolha aumenta a probabilidade de infecção e retarda a cicatrização.
O que fazer para não ter mais
Para evitar o surgimento de bolhas de fricção nos pés, a orientação principal é usar sempre sapatos confortáveis e bem ajustados.
Se você for caminhar por um longo período de tempo, use meias almofadadas para reduzir o atrito.
Se, durante uma caminhada, você sentir uma bolha começando a se formar, pare e proteja a área com um curativo. A medida simples ajuda a evitar mais atritos e a possível formação de bolha no pé.

© Cristian Dobre/shutterstock Cristian Dobre/shutterstock.
Portal MSN.
LINK:

Nenhum comentário:

Postar um comentário