Inteligência emocional:
     O modo como gerenciamos as emoções, tanto as nossas como as dos outros pode ter um papel crítico para determinar nossa felicidade e nosso sucesso.
Por mais que o mundo corporativo cultive a ideia de que um bom profissional precisa ser integralmente racional, sentimento é fundamental para o bom aproveitamento na empresa.
    Segundo o psicólogo americano Peter Salovey, inteligência emocional começa com a ideia de que as emoções também são uma fonte de informação para as pessoas sobre o que está acontecendo a nossa volta e a nossa relação com esses acontecimentos.
A partir desta definição, é possível entender porque as pessoas devem saber lidar com seus medos, inseguranças e insatisfações em prol do êxito nas atividades.
     De acordo com Paula Raya Branco, psicóloga organizacional e consultora de recrutamento e seleção, o funcionário que vivencia um sentimento negativo tem a chance de elevar o nível de suas escolhas, ou seja, ser equilibrado, não significa estar sempre calmo.
"A inteligência emocional, cada vez mais tem o papel de diferenciar os profissionais, permite desenvolver um ambiente harmonioso e, ao mesmo tempo, produtivo em ideias e resultados", afirma Paula.
    O autoconhecimento é uma excelente estratégia para o desenvolvimento da Inteligência Emocional.
Ou seja, este filtro que usamos entre o que nos é dito e o que sentimos faz com que a informação se torne pior do que realmente é, conta Paula.
    Segundo Rodrigo Fonseca, especialista e fundador da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, nós só desenvolvemos o lado esquerdo do cérebro, responsável pelo raciocínio lógico, e desenvolver o lado direito, responsável pelas emoções é uma necessidade social e melhora o relacionamento interpessoal.
"A habilidade emocional é muito importante e o que mantém uma pessoa no ambiente corporativo é seu comportamento.
A pessoa que possui inteligência emocional sabe o que quer, se comunica bem, sabe liderar, se coloca no lugar do outro e tem autonomia", destaca Rodrigo.
Vanessa Cagliari.
Conteúdo:
LINK:

Nenhum comentário:

Postar um comentário