As 10 habilidades profissionais mais importantes para a quarta
revolução industrial.
Embora não possamos prever o futuro, veja quais serão as
habilidades mais procuradas pelas empresas em 2020
Resumo:
1. A tecnologia pode
substituir o ser humano em muitas coisas, mas ainda assim há habilidades
inalcançáveis para ela;
2. Saiba quais as ações o
posicionam como um funcionário essencial;
3. Ter senso crítico e
inteligência emocional são algumas das habilidades exigidas.
À medida que o mundo evolui para abraçar a 4ª revolução
industrial, nossos locais de trabalho se transformam também.
Assim como as revoluções industriais anteriores transformaram o
conjunto de habilidades e a experiência exigidas da força de trabalho, podemos
esperar o mesmo desta.
Segundo o Fórum Econômico Mundial, daqui a cinco anos 35% das habilidades atualmente
consideradas essenciais vão mudar.
Embora ainda não possamos prever o futuro, veja, na galeria de
fotos abaixo, as 10 habilidades profissionais mais importantes (mais uma bônus)
que toda empresa vai buscar em 2020:
BÔNUS: Além
das habilidades listadas abaixo, existem várias ações de autogerenciamento que
tornarão as pessoas mais bem-sucedidas no futuro, incluindo automotivação,
priorização/ gerenciamento de tempo e capacidade de abraçar e celebrar
mudanças.
As pessoas que têm uma mentalidade de crescimento, hábeis em
experimentar e aprender com os erros, e com senso de curiosidade, serão
altamente cobiçadas na 4ª revolução industrial.
1. Alfabetização de dados.
Os dados se tornaram o ativo mais importante de toda
organização: o “combustível” da 4ª revolução industrial.
As empresas que não usarem esse combustível para impulsionar seu
sucesso ficarão, inevitavelmente, para trás.
Portanto, para tornar os dados valiosos, as empresas devem
empregar pessoas com conhecimento e habilidades para transformá-los em valor
comercial.
2. Pensamento crítico.
Não há falta de dados, mas indivíduos com capacidade de
discernir o que é confiável entre a abundante mistura de informações
erradas, como notícias e propaganda falsas, e como eles serão essenciais
para o sucesso de uma organização.
O pensamento crítico não implica ser negativo. Trata-se de poder
avaliar objetivamente as informações e como elas devem ser usadas ou mesmo se
são confiáveis para a empresa.
Os funcionários com mente aberta, capazes de julgar a qualidade
do que ouvem e recebem, serão valorizados.
3. Tecnologia Savviness.
As habilidades técnicas serão exigidas de funcionários que
realizam quase todos os tipos de trabalho, uma vez que as ferramentas digitais
serão comuns, pois a quarta revolução industrial afeta todos os setores.
Inteligência artificial, Internet das Coisas, realidade virtual
e aumentada, robótica, blockchain e muito mais farão parte da experiência
cotidiana de todos os trabalhadores, seja o local de trabalho uma fábrica ou em
um escritório de advocacia.
Portanto, as pessoas não apenas precisam se sentir confortáveis
com essas ferramentas, como também precisam desenvolver habilidades para
trabalhar com elas.
O conhecimento dessas tecnologias e as habilidades técnicas
serão necessários para cada trabalho, de um cabeleireiro a um contador.
4. Fácil adaptação e flexibilidade.
Com a velocidade das mudanças, ter um diferencial não é mais
sinônimo de estabilidade. Portanto, as pessoas precisam se comprometer a
aprender novas habilidades ao longo de suas carreiras e saber que devem ser
adaptáveis às mudanças.
É importante entender que o que funcionou ontem não é
necessariamente a melhor estratégia para amanhã, assim, a abertura para
desaprender habilidades também é importante.
Além disso, as pessoas devem ser cognitivamente flexíveis a
novas ideias e maneiras de fazer as coisas.
5. Criatividade.
Independentemente de quantas máquinas funcionem ao nosso lado,
os humanos ainda são os melhores em criatividade.
É essencial que humanos criativos sejam empregados pelas
empresas para inventar, imaginar algo novo e sonhar com um amanhã melhor.
Os locais de trabalho exigirão novas formas de pensar, e a
criatividade humana é fundamental para avançar.
6. Inteligência emocional.
Outra área em que os humanos têm vantagem sobre as máquinas é a
inteligência emocional, ou seja, nossa capacidade de estar ciente, controlar e
expressar nossos sentimentos e os dos outros.
Essa habilidade será importante desde que haja humanos na força
de trabalho, pois afeta todas as interações entre eles.
7. Inteligência cultural e diversidade.
As organizações são cada vez mais diversas e funcionários
eficientes devem respeitar as diferenças e trabalhar com pessoas de raça,
religião, idade, sexo ou orientação sexual diferentes.
Além disso, as empresas estão operando cada vez mais além de
suas fronteiras, o que significa que é importante que os funcionários sejam
sensíveis a outras culturas, idiomas, crenças políticas e religiosas.
Colaboradores com forte inteligência cultural e que podem se
adaptar a outros que percebem o mundo de maneira diferente também são
essenciais no desenvolvimento de produtos e serviços mais inclusivos para uma
organização.
8. Habilidades de liderança.
As habilidades de liderança serão fundamentais não apenas para
aqueles que estão no topo de uma hierarquia corporativa tradicional, mas também
para os indivíduos de toda a empresa que deverão liderar a quarta revolução
industrial.
Com o suporte das máquinas, haverá mais pessoas em posições de
tomada de decisão, sejam líderes de projetos ou de departamentos.
Compreender como trazer o melhor e inspirar todos os indivíduos
de uma força de trabalho diversificada e distribuída exige fortes habilidades
de liderança.
9. Capacidade de julgamento e de tomada de decisões complexas.
As máquinas podem ser capazes de analisar dados a uma velocidade
impossível para os seres humanos, mas muitas decisões sobre o que fazer com as
informações fornecidas por elas ainda devem ser de nossa responsabilidade.
Os humanos, com sua capacidade de receber informações e
considerar como as decisões podem impactar a comunidade em geral, incluindo
efeitos sobre a sensibilidade humana, como a moral, são membros essenciais da
equipe.
Portanto, mesmo que os dados apoiem uma decisão, um humano
precisa intervir para pensar em como ela poderia impactar outras áreas da
empresa, incluindo as pessoas a sua volta.
10. Colaboração.
Quando as empresas forem contratar para a 4ª revolução
industrial, serão enfatizadas habilidades exclusivamente humanas, como
colaboração e fortes características interpessoais.
Elas querem funcionários que possam interagir bem com os outros
e ajudar a impulsionar a empresa coletivamente.
Bernard Marr.
Conteúdo Revista FORBES.
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