Como Memorizar Tudo O Que Você Estudou. 
A leitura trás conhecimento. Sabemos disso. Mas, ler um assunto e se esquecer pouco tempo depois, não entender muito bem o conteúdo ou acontecer aquele “branco” ao realizar uma prova, é péssimo.
Porém, acontece repetidamente porquê não sabemos como memorizar o que estudamos.
Mas, existem métodos para diminuir (e muito) as chances destas situações ocorrem com você.
Então, listo abaixo 6 dicas infalíveis de como memorizar o que estudou.
“A leitura reaviva a memória e nos coloca a par do desconhecido” – Orlando R. Almeida
Chega de ESQUECER a MATÉRIA!
As Dicas De Como Memorizar Tudo O Que Estudou.
1ª Dica – Qual O Seu Tipo De Memória?
Visual, auditiva ou cinestésica?
Estes são os três tipos de memória, no qual, uma predomina em relação as outras. Então, para descobrir qual delas é a sua principal, leia a descrição de cada característica abaixo.
As características:
    Visual: as pessoas com este tipo de memória predominante lembram-se com facilidade de imagens e as utilizam como forma de aprendizado, visualizando figuras em sua mente para recordar-se dos assuntos. Então, para os estudos, deve-se utilizar gráficos, figuras, imagens e desenhos para aproveitar-se bem deste tipo.
    Auditiva:
Indivíduos que recordam com facilidade de conversas, preferem explicações de outras pessoas ao invés de ler o assunto ou/e conseguem expressar-se em voz alta, possuem a modalidade da audição.
Então, prestar mais atenção nas explicações dos professores e montar grupos de estudos são fundamentais.
    Cinestésica:
Pessoas que preferem experimentar antes de se informar, são mais práticas e gostam de emoção com coisas manuais, apresentam a memória cinestésica como predominante.
Logo, utilizar métodos práticos nos estudos é essencial.
Caso ainda não saiba o seu modelo de memória, faça testes das três modalidades até descobrir qual o seu tipo e invista nela.
2ª Dica – Associação
Ao estudar, faça combinações entre a matéria vista e alguns acontecimentos da sua vida. Pode encontrar, também, pontos em comum sobre assuntos de outros temas.
Por exemplo: ao estudar a crise econômica de 2015 no Brasil, lembre-se de como esta situação afetou a sua vida pessoal e, então, faça uma combinação entre os dois. Desta maneira, ficará muito mais fácil memorizar o conteúdo.
Esta dica é fundamental para aprender Como Memorizar.
3ª Dica – Mapas Mentais
A técnica do mapa mental é bastante poderosa, pois, a sua utilização une informações que estão normalmente fragmentadas, organizando-as em uma folha de papel ou programa de computador.
Trata-se de uma ferramenta para ilustrar ideias e conceitos, traçar similaridades e relacionamentos.
A partir de um único centro (figura acima), surge as outras informações relacionadas.
Esta prática pode ser aplicado a qualquer tarefa, atividade ou estudo e o seu uso é ótimo para compreensão de problemas, memorização e aprendizado.
A utilização desta técnica é praticamente obrigatória em questão de como memorizar a matéria.
4ª Dica – Faça Uma Leitura Geral
Antes de começar a ler um livro, ou um texto da matéria que está estudando, faça uma leitura geral.
O método consiste em ler rapidamente os parágrafos, pulando algumas palavras ou trechos que não parecem importantes no começo da leitura daquele pedaço do texto.
Desta maneira, tem-se uma ideia geral do assunto do livro e, quando retornar para ler normalmente, ficará muito mais fácil entender o material, aumentando (e muito) a sua memorização.
5ª Dica – Repetição Da Leitura
Ao terminar de ler um capítulo, subcapítulo ou página, faça um teste consigo mesmo e tente se lembrar do que acabou de ler.
Lembrou-se bem do conteúdo?
Ou não entendeu ou recorda-se muito bem do que acabou de ver?
Caso não lembre, releia novamente esta parte do livro, até memorizar.
Contudo, se for uma matéria que possua dificuldade, releia o assunto, mesmo se você entendeu ou recorda-se bem do que acabou de ler. Pois, esta é uma ótima técnica de memorização para fixar bem o conteúdo.
6ª Dica – Estude No Máximo 2 Horas
O seu cérebro se cansa rapidamente ao realizar a mesma atividade e, também, deve-se recompensar a si próprio depois de cada grupo de tarefas, já que, estudar por duas horas seguidas é bastante tempo. Então, um prêmio por ter concluído o objetivo é justo.
Faça algo que realmente gosta – assistir vídeos na internet, ver séries, navegar nas redes sociais, jogar videogames.
A realização desta prática evitará o desânimo e o cansaço, pois, recuperará as suas energias.
Então, caro leitor, utilize repetidamente estas dicas até elas se tornarem algo natural para você. Com essas técnicas de Como Memorizar a matéria, com certeza você irá TURBINAR os seus estudos.
LINK:

Nenhum comentário:

Postar um comentário