Dicas de como se organizar durante a quarentena e ter mais tempo livre.
Priorize o que é mais importante: Depois de fazer a lista é hora de definir as prioridades. Tarefas mais urgentes devem ficar no topo e, tudo que não for prioridade no momento pode entrar no rascunho das listas dos dias seguintes.
Essa é uma forma bastante simples de otimizar o tempo e para não se distrair com tarefas menores e deixar algo urgente com um prazo apertado para o fim do dia.
Faça listas:
Durante a manhã, ou na noite anterior, faça uma lista de todas as tarefas que precisam ser feitas durante o dia. Esse hábito vai te ajudar a visualizar melhor tudo o que precisa ser feito além de poder acabar com aquela sensação de que você está esquecendo alguma coisa que, muitas vezes, nos desconcentra durante o trabalho.
Delegue as tarefas:
Em muitas casas, é algo novo alguns membros da família trabalharem de casa durante a quarentena e essa nova dinâmica, pode deixar alguém sobrecarregado.
Se você é a pessoa que, além do trabalho formal, também ficou responsável por todos os trabalhos domésticos e cuidados com filhos e pets durante a quarentena, esse é um alerta vermelho para sua produtividade.
DIVISÃO DE TAREFAS.
O ideal é sentar-se com a família e conversar sobre como cada um pode colaborar e fazer sua parte para que a divisão do trabalho não seja injusta e todos possam vivem em melhor sintonia.
Defina deadlines:
Priorizar o que é mais importante pode te deixar cair no truque de sempre empurrar algumas tarefas para o dia seguinte e nunca concluí-la, portanto, mesmo para o que for menos prioritário, defina um deadline realístico e mantenha-se nele.
Fuja da procrastinação:
Todos sabemos que procrastinar atrapalha muito a produtividade e, na maioria das vezes, acaba roubando um tempo em que poderíamos estar fazendo algo realmente prazeroso, como lendo um livro ou vendo um filme com a família.
ATENÇÃO AOS PRAZOS!
Portanto, tente ao máximo realizar as tarefas no prazo que você determinou e, sempre que se pegar procrastinando pare imediatamente. Ao longo do tempo, quanto mais você prestar atenção em suas atitudes menor será a frequência desse mal hábito.
Agende tarefas de forma realista. 
De nada adianta você fazer uma lista cheia de prioridades que nunca poderão ser atingidas no período de um dia, além de te sobrecarregar, essas tarefas quase impossíveis só vão te deixar frustrado por não serem riscadas da lista de coisas para fazer.
Quando se sentar para organizar sua rotina, tenha certeza que está deixando tempo suficiente para que cada tarefa seja executada de forma satisfatória.
Defina um ambiente para trabalhar:
      Trabalhar de casa pode ser muito difícil para quem tem problemas de concentração, pois algo sempre pode servir como uma desculpa para deixar aquela tarefa para depois.
Um brinquedo jogado, as roupas, a louça na pia, muitos trabalhos domésticos podem surgir como prioridades quando tentamos fugir de alguma tarefa mais difícil.
Dessa forma, procure um ambiente calmo para trabalhar, se possível um lugar onde você se sinta confortável e consiga realizar a maioria de suas tarefas.
Focar mais.
Com o passar dos dias seu cérebro vai começar a entender que aquele é seu novo ambiente de trabalho e te ajudar a focar mais nas tarefas e menos na casa.
Evite fazer mil coisas ao mesmo tempo:
Muitas pessoas se sentem mais produtivas ao realizar diversas tarefas ao menos tempo, mas a verdade é que o ser humano faz melhor suas atividades quando foca e concentra em uma coisa de cada vez.
Ser multitarefas pode estar sabotando a sua produtividade.
Faça pausas:
Quando sentir que esta com muita dificuldade para continuar concentrado, faça uma pausa para alivia um pouco o stress e vá beber uma água, dar uma volta, ou escutar uma música.
Essas pausas também podem ser programadas – existem vários aplicativos e técnicas para isso – e, nesse caso, elas também funcionam como um incentivo.
Procrastinar.
Por exemplo, se você sabe que faltam 15 minutos para a próxima pausa, fica menos propenso a procrastinar abrindo as redes sociais naquele momento.
Cuidado Com Redes Sociais:
O que as vezes pode ser apenas a checagem de uma mensagem ou responder um comentário pode se transformar em muitos minutos, ou até horas de tempo perdido.
Tente limitar o tempo gasto nas redes sociais, mesmo em momentos de lazer, e aproveite esse tempo para realizar outras atividades que você gosta e que podem de trazer mais felicidade.
Otimizar Tarefas:
Muitas tarefas precisam de um tempo de pausa até que estejam completas, como cozinhar por exemplo.
Aproveito esse tempo para ir adiantando outras coisas e assim ganhando mais tempo livre no fim do dia. Ao cozinhar um arroz, por exemplo, utilize o tempo de cozimento para lavar a louça. Mesmo sabendo que ainda terá pratos para lavar após a refeição, o tempo gasto será muito menor.
Durante a quarentena.
Muitas famílias estão enfrentando uma rotina diferente devido a necessidade de ficar em casa. Home office, crianças sem escola, e talvez, até idosos que precisem de cuidados se mudando para a casa dos filhos, tem feito com que muitas pessoas estejam tendo muito menos tempo livre do que costumavam ter quando precisavam se deslocar para o trabalho todos os dias.
Mesmo para aqueles que não tem na dinâmica doméstica empecilhos para serem produtivos, a falta de hábito para trabalhar em um ambiente diferente, pode surgir com diversos desafios e acabar fazendo com que você precise de cada vez mais tempo para cumprir suas funções.
Pensando nisso, separamos na galeria acima dicas de organização de tempo para que, aplicando algumas técnicas, você consiga cumprir suas tarefas no menor tempo possível, e assim, possa ter um tempinho extra para relaxar e curtir a família no final do dia.
Photos:© Fonte: Reprodução.
Por: Mariana Domingos.
Portal MSN.
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