Trabalho em casa: o investimento inicial é menor e a
flexibilização da jornada de trabalho é facilitada.
Montar um negócio é cada vez mais visto como opção de carreira,
seja buscando um alívio ao desemprego ou um complemento à renda principal.
Cerca de 52 milhões de brasileiros estão à
frente de um empreendimento ou possuem tal sonho — e boa parte deles começaram
ou começarão em casa.
É uma escolha recomendável, afirma Ana Fontes, criadora da Rede
Mulher Empreendedora (RME).
“Use o mínimo possível de recursos financeiros no começo e
descubra se as pessoas de fato pagariam por sua ideia de negócio antes de dar o
próximo passo.”
Os prós são
conhecidos.
Sem ponto comercial e sem o tempo de deslocamento, o
investimento inicial é menor e a flexibilização da jornada de trabalho é
facilitada — por isso, elencamos abaixo algumas ideias de empreendimento que
pedem até 10 mil reais de capital.
Porém, é preciso disciplina para fazer a empresa dar certo. “As
pessoas romantizam a rotina de ter um negócio em casa. É preciso se manter
firme enquanto a família chama e a campainha toca.”
Está disposto a encarar o desafio? Veja, a seguir, sete ideias
para criar uma empresa em casa com até 10 mil reais:
1 — Alimentação.
O setor de alimentação é uma opção conhecida de quem quer
empreender em casa: caso você tenha uma boa mão na cozinha e treine o
atendimento e a captação de clientes, é possível preparar e revender de
marmitas a quitutes de festa.
Porém, não é tão fácil quanto parece: a data de validade é um
desafio para empreendedores do ramo. É preciso vender depressa e se preocupar
com questões de higiene e vigilância sanitária.
“Existe uma certa responsabilidade caso um cliente passe mal com
sua comida”, alerta Fontes.
2 — Artesanato e customização.
Outro ramo carimbado quando se fala em abrir uma empresa de casa
é a venda de produtos artesanais ou customizados.
É possível comprar canecas, cadernos, chaveiros chinelos e
roupas simples, adicionar detalhes e revender com uma margem adicionada.
Há máquinas de baixo investimento inicial que ajudam nessa
tarefa.
Dentro do ramo, um nicho em ascensão é o de produção de
decorações e lembrancinhas para festas. “As mães se distanciam de ambientes
padronizados e procuram comemorações personalizadas, com fotos dos filhos e
brindes únicos”, diz Fontes.
3 — Estética em casa.
Para alguns serviços de estética, é preciso investir apenas em
capacitação, equipamentos simples (macas, toalhas e pinças, por exemplo) e
produtos adequados.
Na própria residência, é possível criar um negócio de estética
facial, manicure e cortes e tratamentos para o cabelo.
Nesse caso, invista na criação de um processo de atendimento
único e de uma estratégia de indicação boca a boca. Será preciso para bater
negócios maiores, com pontos comerciais que atraem quem passa pelo local.
4 — Fotos de nicho.
Outra possibilidade é investir em cursos de fotografia e
reservar um espaço da casa para a montagem de um pequeno estúdio fotográfico.
Fontes destaca a demanda por retratos de recém-nascidos e
bichinhos de estimação. “As fotos profissionais possuem uma demanda
especialmente se estão relacionadas a momentos especiais.
É uma boa opção se você possui afinidade com fotografia e está
disposto a investir nisso, seja em capacitação ou equipamentos.”
5 — Produção de conteúdo
Profissionais que possuem talento para a escrita ou para a
produção de vídeos podem atuar com produção de conteúdo para a internet — uma
demanda cada vez maior de diversas corporações.
É possível montar tanto uma página pessoal quanto participar de
uma rede de produtores, em sites como Rock Content. “É um negócio que possui
baixo custo inicial. Basta ter computador e talvez uma linha telefônica”,
afirma Fontes.
6 — Serviços de tecnologia.
De maneira similar, outra demanda das empresas está em serviços
relacionadas à tecnologia, que vão de programação a testes de usabilidade e
design de sites e aplicativos.
“As pessoas associam programação a um trabalho complexo, mas é
possível investir em cursos e começar pegando serviços mais básicos, até mesmo
avaliando plataformas como um consumidor. A curva de aprendizado costuma ser
veloz com a devida dedicação.”
7 — Venda direta.
Por fim, uma ideia de negócio que conquista cada vez mais
empreendedores é a venda direta, mercado que já vale 45 bilhões de reais.
Com até dez mil reais é possível fazer um bom estoque e investir
na formação de relacionamentos com consumidores próximos, seja fisicamente ou
pela internet.
“Conheço gente que fatura consideravelmente bem distribuindo
produtos de beleza.
Com tempo e espaço adequado, como uma garagem, dá até para
montar um balcão com pronta entrega. A presença física tem o potencial de
aumentar seus ganhos.”
Mariana Fonseca.
Fotos:© Fornecido por Abril
Comunicações S.A.
Fotos:© Thinkstock.
Conteúdo:
Revista CLAUDIA.
Portal MSN.