5 dicas para ter um negócio
de US$ 1 milhão sem funcionários.
Quase sete anos atrás, Michelle Schroeder-Gardner
começou seu blog, Making Sense of Cents, para compartilhar sua experiência em
pagar dívidas de empréstimos estudantis e adquirir responsabilidade.
A última coisa que ela esperava era que a página se
transformasse em um negócio de 1 milhão de dólares (R$ 3,7 milhões)
Em 2017, o Making Sense of Cents arrecadou US$
979.000 (R$ 3,6 milhões) e, neste ano, deve chegar a US$ 1,5 milhão (algo como
R$ 3,7 milhões), tudo sem contratar funcionários.
Michelle faz parte de uma onda crescente de
empresários que administram negócios sozinhos e faturam mais de 1 milhão de
dólares por ano.
Há quase 25 milhões
de empresas “de uma só pessoa” nos Estados Unidos.
E, no geral, esses empreendimentos não-empregadores
têm ganhado mais dinheiro do que no passado: mais de 36.000 deles fazem sete ou
mais dígitos ao ano.
Elaine Pofeldt pesquisou esses empreendedores por
vários anos e compartilha suas descobertas em seu livro "The
Million-Dollar, One-Person Business" (O Negócio de Uma Pessoa e Um Milhão
de Dólares, em tradução livre).
Embora a obra não ofereça uma receita para o
sucesso, revela estratégias que surgem por diversas vezes nas histórias dos
empreendedores e que podem ajudá-lo a montar o negócio dos seus sonhos.
Veja
na galeria de fotos abaixo 5 dicas para ter um negócio de US$ 1 milhão (R$ 3,7
milhões) sem funcionários:
1. Encontre o nicho que você ama
Tom
Corley é um contador com 10 clientes que administram empresas sozinhos e geram
receitas de mais de 1 milhão de dólares.
Ele
diz que nove desses 10 clientes construíram seus negócios em nichos exclusivos.
No entanto, não deixe que isso o assuste.
Você
não precisa necessariamente apresentar uma ideia sobre a qual ninguém tenha
pensado antes para ter sucesso
A
pesquisa de Elaine Pofeldt descobriu que negócios individuais de milhões de
dólares geralmente se enquadram em seis categorias:
E-commerce; manufatura; criação de conteúdo informativo;
serviços
profissionais e empresas criativas; empresas
de serviços pessoais que oferecem expertise; e imobiliária.
Dentro
dessas categorias, você provavelmente encontrará uma empresa que se
beneficiaria da sua perspectiva única.
Michelle
Schroeder-Gardner não foi a primeira pessoa a criar um blog baseado em sua
experiência de pagamento de dívidas, por exemplo, mas sua história repercutiu
em leitores o suficiente para que ela conseguisse criar um público fiel e
crescente.
“Descobrir
uma ideia da qual você gostará de pensar todos os dias, seja quando escreve
para o seu site ou responde a uma pergunta de um cliente sobre ela, é o
segredo”, escreve Elaine em seu livro.
2. Terceirize e automatize
Pode
ser quase impossível para um microempreendedor realizar todo o necessário para
administrar um negócio próspero. Tentar fazer tudo sozinho também pode levar
rapidamente ao esgotamento.
Segundo
Elaine, o que ajuda a chegar a uma receita de 1 milhão de dólares é expandir
sua capacidade "além do que uma única pessoa pode fazer".
As
empresas que ela descreve em seu livro usam terceirização, automação,
tecnologia móvel ou uma combinação dos três para construir, operar e expandir
seus negócios.
Felizmente,
existem muitas ferramentas disponíveis para ajudá-lo a conseguir isso, e muitas
delas têm um preço razoável para empresas com orçamento limitado.
Sites
como Fiverr, Upwork, Guru e Microworkers permitem que você terceirize uma ampla
variedade de tarefas específicas.
Alguns
empreendedores contratam assistentes virtuais que podem conciliar inúmeras
atividades ou gerenciar projetos, agendas ou até mesmo freelancers.
Elaine
conta em seu livro que muitos empreendedores terceirizam seu serviço ao
cliente, mas somente após cuidadoso treinamento para garantir que a clientela
seja bem tratada.
3. Desenvolva lucro passivo
Michelle
credita ao “marketing afiliado” não apenas a liberdade financeira, mas também a
liberdade de estilo de vida. "Sou capaz de colocar links para produtos de
que gosto no meu blog, e isso me ajuda a ganhar dinheiro sem ter de trabalhar a
cada hora do dia", explica.
"Em
vez disso, posso ganhar dinheiro enquanto durmo ou estou de férias e assim por
diante."
Segundo
Michelle, os empreendedores podem obter resultados semelhantes ao criar um
produto para vender. "Ao vender um produto, em vez de uma venda única
[como um serviço único que você oferece pessoalmente], você pode ganhar
dinheiro com as vendas desse produto para várias pessoas, em vez de apenas para
um único cliente", explica.
Além
de seu lucro afiliado, a empresária criou seu próprio produto: um curso que
ensina outros empreendedores de sites como lucrar com a renda afiliada
4. Encontre uma forma de financiamento
A
maioria dos pequenos empresários investe economias pessoais para iniciar seu
negócio. Em uma pesquisa de 2015, 62% dos proprietários de empresas
entrevistados relataram que financiaram seus empreendimentos dessa maneira.
Embora
o arranque de uma empresa sem assumir dívidas seja ideal, os empreendedores
podem eventualmente depender de uma variedade de fontes de financiamento para
pequenas empresas para custear o crescimento de seus negócios, desde poupança e
empréstimos de amigos e familiares a crowdfunding, competições de planos de
negócios e linhas de crédito.
5. Mantenha-se firme
Corley diz que a única característica que todos os
10 de seus clientes que faturam mais de 1 milhão de dólares compartilham é uma
forte ética de trabalho.
Mas essa não é toda a história. Em seu livro
"Rich Habits, Poor Habits" (Hábitos Ricos, Hábitos Pobres, em
tradução livre), ele afirma que os ricos trabalham com mais afinco, não porque
tenham uma melhor ética de trabalho.
Eles trabalham mais porque gostam, amam ou são
muito apaixonados pelo que fazem para ganhar a vida
Qualquer
um pode ter uma ideia. Poucas pessoas persistem nessa ideia até o sucesso.
Enquanto muitos empreendedores dedicam horas
significativas para iniciar e expandir seus negócios, alguns têm empregos fixos
e não podem se dar ao luxo de mergulhar em tempo integral.
Rosemarie Groner lançou sua empresa de 1 milhão de
dólares trabalhando apenas 10 horas por semana enquanto criava uma família e
administrava uma creche em casa.
Ela usou um truque de produtividade simples para
garantir que permanecesse no caminho certo e continuasse a trabalhar cerca de
20 horas por semana: reservar tempo para passar com a família.
Poucos empreendedores, o que inclui os perfilados
por Elaine, conhecem o sucesso da noite para o dia. Mas eles continuam,
acreditando que seus esforços serão recompensados a longo prazo.
Eventualmente, a maioria aprende que não tem escolha a não ser trabalhar de maneira mais
inteligente, não
mais difícil.
“Ao contrário de um emprego tradicional, em que
seu pagamento pode estar intimamente ligado às horas que você dedica”, escreve
Pofeldt, “a renda de seu próprio negócio deriva de como você é inteligente e
seletivo em relação a como você gasta o seu tempo”.
Gerri Detweiler & AllBusiness.
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Eireli.
(Forbes Brasil).
Portal MSN.