5 maneiras de medir o retorno do esforço de marketing.
Segundo uma recente pesquisa, 39% dos profissionais de marketing afirmaram que provar o retorno
sobre investimento (ROI) de suas
atividades é o principal desafio dos negócios atualmente.
Embora o setor de publicidade agora ofereça novas ferramentas
para entender melhor o sucesso dos esforços de marketing, ainda há uma enorme
lacuna no conhecimento quando se trata de determinar o ROI.
Há várias maneiras de medi-lo, mas, apesar disso, a precisão dos
dados é fundamental.
Veja, na
galeria de fotos abaixo, 5 maneiras de medir o ROI dos esforços de marketing:
Busque métricas.
Além do status quo Você definiu seus objetivos de negócios e
determinou suas metas e alvos. Agora, é hora de mergulhar nos dados e formular
um plano de avaliação.
Se você está se concentrando em compradores iniciantes, esteja
preparado para analisar os indicadores-chave de desempenho desse público, como,
por exemplo, o volume de chamadas, downloads de conteúdo ou a porcentagem de
novos visitantes no site ou na página específica do produto.
Mas não para por aí.
Os esforços dos dados devem ser o mais granulares possíveis.
Marcas que têm uma boa compreensão não apenas do valor vitalício de seus
clientes, mas da capacidade de um determinado produto de nutrir um
relacionamento a longo prazo podem utilizar essas informações para futuros
esforços de marketing.
Marcas experientes o suficiente para entender sua própria base
de clientes e como ela afeta sua linha de lucratividade podem usar esses dados
para provar seu retorno sobre os gastos.
Se você está coletando essas informações apenas com base nas
métricas tradicionais, saiba que esta é uma maneira imperfeita de medir o
sucesso.
Limpar seus dados, estabelecer um objetivo claro com metas
mensuráveis e específicas e desenvolver um plano para medir o ROI de suas
atividades de marketing são fatores que tornam possível obter insights
valiosos, capazes de ajudar nas decisões de negócios mais lucrativas.
1. Certifique-se de que seus dados estão limpos.
As empresas estão ansiosas para entrar em suas métricas de
desempenho de marketing, mas, infelizmente, se os dados não forem claros e
precisos, isso prejudicará significativamente sua capacidade de avaliar o
sucesso ou a falha da campanha.
O primeiro passo é saber de onde seus dados estão vindo. Por
exemplo: você está confiando em informações internas de vendas, pixels ou uma
combinação das duas coisas?
Para muitas companhias, a plataforma de análise é uma fonte de
verdades, mas você não pode supor que a conta esteja configurada corretamente.
É preciso adotar uma abordagem proativa quando se trata da
limpeza de dados.
Por exemplo:
Sua plataforma captura e atribui todos os seus dados
adequadamente?
Veja detalhadamente como suas campanhas são identificadas ou
como seu site está estruturado, e comunique ativamente essas informações a sua
conta analítica.
Todas as suas equipes internas estão seguindo convenções de
nomenclatura consistentes?
Ou sua equipe de pesquisa nomeia algo de "xyz", seu
e-mail "XYZ" e o time social "x_y_z"? Esta é uma área em
que ocorrem danos e deve ser corrigida para relatórios precisos.
Não espere até que algo dê errado. Trabalhe com os funcionários
ao realizar uma auditoria.
E se você não tiver uma equipe para isso, entre em contato com
uma agência forte de análise e engenharia que possa fazer a verificação.
2. Defina um objetivo para os negócios.
O próximo passo é definir um objetivo para os negócios e
deixá-lo claro. Por exemplo: a meta é aumentar a receita em 20% (em relação ao
ano passado), mantendo o custo por lead em 10%.
Isso não apenas é um objetivo sobre a receita, mas também sobre
manter a eficiência durante todo o processo.
Quanto mais detalhes puder incluir em sua meta, melhor.
3. Determine metas mensuráveis.
Para atender a um objetivo de negócios específico, você deve
definir metas mensuráveis.
Por exemplo: se a sua intenção é alcançar o maior número
possível de novos clientes qualificados com o menor gasto, convém explorar
campanhas em redes sociais ou de display.
Se quiser aumentar a eficiência em 10%, poderá ser um bom
momento para explorar novas tecnologias de aprendizado de máquina ou transferir
dinheiro do orçamento de marca para a mídia de performance.
4. Foque nos alvos.
Agora é a hora de escolher seus alvos. Se decidir investir em
programática e vídeo, por exemplo, precisará levar em consideração os
diferentes tipos de campanhas de display disponíveis, incluindo o redirecionamento
e a prospecção.
Seria ingênuo definir as mesmas segmentações para ambas.
O redirecionamento é uma jogada para tentar reconquistar os
compradores com a sua marca, enquanto a prospecção é simplesmente a divulgação
dela enquanto tenta atrair novos compradores.
Em última análise, o que você decidir deve estar vinculado ao
seu objetivo específico. Se a sua meta é aumentar a receita em 20%, convém
levantar o reconhecimento da marca em 10% também.
Por quê? Para que ela atinja esse marco de receita, você
precisará atrair mais compradores.
5. Busque métricas além do status quo.
Você definiu seus objetivos de negócios e determinou suas metas
e alvos. Agora, é hora de mergulhar nos dados e formular um plano de avaliação.
Se você está se concentrando em compradores iniciantes, esteja
preparado para analisar os indicadores-chave de desempenho desse público, como,
por exemplo, o volume de chamadas, downloads de conteúdo ou a porcentagem de
novos visitantes no site ou na página específica do produto.
Mas não para por aí.
Os esforços dos dados devem ser o mais granulares possíveis.
Marcas que têm uma boa compreensão não apenas do valor vitalício de seus
clientes, mas da capacidade de um determinado produto de nutrir um relacionamento
a longo prazo podem utilizar essas informações para futuros esforços de
marketing.
Marcas experientes o suficiente para entender sua própria base
de clientes e como ela afeta sua linha de lucratividade podem usar esses dados
para provar seu retorno sobre os gastos.
Se você está coletando essas informações apenas com base nas
métricas tradicionais, saiba que esta é uma maneira imperfeita de medir o
sucesso.
Limpar seus dados, estabelecer um objetivo claro com metas
mensuráveis e específicas e desenvolver um plano para medir o ROI de suas
atividades de marketing são fatores que tornam possível obter insights
valiosos, capazes de ajudar nas decisões de negócios mais lucrativas.
Conteúdo
Revista FORBES.
Zach Morrison.
Fotos:©
Fornecido por BPP Publicações e Participações Eireli Getty Images.
Portal MSN.