Aprenda lições de liderança com as estrelas dos
negócios Jeff Bezos e Elon Musk.
Seja qual for sua visão de Jeff Bezos e Elon Musk, é
difícil argumentar contra o sucesso deles no que diz respeito a criação e
liderança de organizações inovadoras com missões desafiadoras.
Jeff Bezos lidera a Amazon e a Blue Origin (a companhia espacial que
quer levar pessoas à Lua).
Elon Musk está à frente da Tesla e da SpaceX (a companhia espacial que
quer levar pessoas a Marte para formar uma colônia).
Mas, quando os entrevistamos (e aqueles que trabalham com eles),
encontramos alguns paradoxos interessantes ao comparar seus estilos de
liderança. Claro que existem importantes semelhanças.
Por exemplo, os dois transformaram com sucesso suas visões sobre a
realidade ao construírem seus capitais de inovação-ou seja, sua capacidade de
conquistar recursos e apoio para impulsionar novas ideias ousadas.
Se qualquer outra pessoa que não fosse Elon Musk tivesse pensado em
construir túneis abaixo de Los Angeles para transporte de alta velocidade, não
se ouviria nada além de risadas.
Mas, quando Musk propôs o Hyperloop, foi recebido com entusiasmo e até
investimento. Ao apenas mencionar a ideia, Musk já foi capaz de gerar uma
explosão de atenção midiática.
Mas, além do capital de inovação, esses dois líderes abriram caminho
para esses grandes resultados de maneiras marcantes, porém opostas.
Veja por que e como os dois alcançaram o sucesso com estilos
diferentes de liderar.
Cliente x tecnologia em primeiro lugar
Bezos é um inovador muito mais focado no conceito de “cliente em
primeiro lugar”. Ele instalou um processo inovador na Amazon que toma como
ponto de partida um foco obsessivo nas necessidades do cliente e depois
trabalha com o histórico para descobrir como inovar para melhor atender.
Em essência, Bezos utiliza uma abordagem focada em resolver a incerteza
(em torno das preferências) do mercado (demanda) e, em seguida, assume que pelo
menos a incerteza tecnológica pode ser resolvida.
Em contrapartida, Musk usa uma abordagem de “tecnologia em primeiro
lugar”. “Acho que Elon adotou a filosofia de Steve Jobs.
Ele acredita que sabe para onde o mercado está indo e entende mais do
que ninguém o que os clientes precisam e desejam.
Como resultado, dá relativamente pouca atenção para o que os
consumidores estão clamando no momento e muito mais para coisas que eles nem
sabem que precisam”, revela um ex-executivo da Tesla. Assim, Musk escolhe o que
ele próprio considera um grande problema.
O empresário atribui seu sucesso na solução de problemas às
escolhas analíticas.
“Eu utilizo uma abordagem de análise a partir dos primeiros princípios”,
disse Musk. A abordagem dos primeiros princípios -que foi articulada e nomeada
pela primeira vez por Aristóteles- é a prática de identificar as principais
restrições fundamentais para alcançar um avanço no desempenho e, em seguida,
testar todas as opções possíveis para eliminar uma ou mais dessas restrições.
Por exemplo, com a Tesla, as principais restrições em direção ao sucesso
foram a redução do custo e aumento da autonomia da bateria para exceder 480 km.
Já a SpaceX superou problemas com a criação de foguetes reutilizáveis que
reduziriam drasticamente o custo das viagens espaciais. Com a The Boring
Company, a principal restrição é a velocidade de tunelamento de uma máquina “chata”.
As velocidades atuais são de 91 metros por semana. Mas, de acordo com a
análise dos primeiros princípios de Musk, elas muito mais lentas do que a física
sugere que poderiam ser.
Então ele quer aumentar essa velocidade para mais de um quilômetro e
meio por semana, uma melhoria de dez vezes.
Assim, o empresário se concentra nos desafios em que a necessidade é
clara, mas a tecnologia ainda não foi desenvolvida.
Qual método é melhor?
Bem, isso depende do problema que você está tentando resolver. A
abordagem de Bezos funciona especialmente bem quando a inovação exige um
profundo entendimento das necessidades e preferências dos clientes;
Ou, em outras palavras, quando há muita incerteza no mercado de demanda
(as pessoas vão comprar?).
Por outro lado, a abordagem de Musk funciona bem quando há muita
incerteza tecnológica (podemos construir?). Isso pelo menos em parte explica
por que Musk prefere alardear visões e objetivos ousados, enquanto Bezos é mais
reservado.
Expressar visões e objetivos
Musk e Bezos também diferem dramaticamente na maneira como expressam ou
comunicam suas visões e seus objetivos.
Musk é muito ousado e público. Por outro lado, Bezos é muito mais
discreto. Tem simplesmente a ver com personalidade?
Uma segunda razão tem a ver com os tipos de problemas que eles escolhem
resolver.
Bezos pode ser mais contido porque está explicitamente levando em
consideração as necessidades atuais dos clientes; consequentemente, ele não
precisa vender preventivamente suas inovações. Ele simplesmente precisa
executá-las mais rapidamente do que os concorrentes.
Portanto, é do seu interesse não anunciar antes de lançar o produto.
Em contraste, Musk busca tecnologias inovadoras; ser ousado e público é
uma maneira de atrair atenção e futuros clientes. Também o ajuda a atrair
recursos financeiros e capital humano talentoso (para resolver problemas
técnicos complicados).
Mas essa diferença também parece estar relacionada ao estilo de
liderança pessoal. Quando Musk lançou a SpaceX em 2002, ele anunciou: “Nossa
missão na SpaceX é revolucionar a tecnologia espacial com o objetivo final de
permitir que as pessoas vivam em outros planetas”.
Ele falou explicitamente sobre seu objetivo de criar uma colônia humana
em Marte. Mais tarde, chegou a estimar que o custo para um indivíduo viajar
para lá seria “menos de meio milhão de dólares”.
Já Bezos lançou silenciosamente o Blue Origin dois anos antes, em 2000.
Na verdade, sua primeira entrevista pública sobre a empresa não aconteceu até
2005.
Bezos prefere testar e aprender tranquilamente antes de revelar o que
descobriu como resultado de seus esforços de inovação.
Musk foi criticado por compartilhar publicamente objetivos impossíveis.
O “Wall Street Journal” informou que a Tesla não conseguiu alcançar 20 de seus
objetivos anunciados, e raramente atinge seus prazos ambiciosos.
Musk respondeu afirmando que “não estabeleço metas que eu sei que não
podem ser alcançadas” e que “em vez de focarmos em ter um bom resultado,
devemos nos empenhar no esforço que fazemos para adquirir esses ótimos
resultados.”
O cofundador e diretor técnico da Tesla, JB Straubel, acredita na
abordagem de Musk e reforça: “Elon é um mestre em aproveitar e canalizar a
equipe para fazer coisas incríveis que vão além do que a equipe achava
possível.
Se você desafia as pessoas a trabalharem duro, elas alcançam mais do que
pensam que podem. A maioria dos líderes não quer fazer isso”.
Isso não significa que Bezos não desafie suas equipes. No time executivo
da Amazon, cada líder tem até 20 metas sérias a que se comprometem e cumprem.
Eles são apenas mais reservados ao falar sobre eles, em parte, porque
podem financiar internamente suas inovações, enquanto Musk precisa ganhar muito
mais apoio externo para poder criar novos segmentos.
Plano consciente x saltos ousados
Quando Bezos lançou a Blue Origin, ele escreveu uma carta sobre o
primeiro dia, assim como fez para a Amazon.
“Somos uma pequena equipe comprometida em semear uma presença humana
duradoura no espaço”, escreveu ele. “A Blue perseguirá esse objetivo de longo
prazo pacientemente, passo a passo. Ao dividir nosso trabalho em incrementos
pequenos, mas significativos, esperamos gerar o maior número possível de etapas
intermediárias.
Cada passo, mesmo o primeiro e mais simples, será desafiador. E cada
passo estabelecerá as bases técnicas e organizacionais para o próximo. ”
Por outro lado, a abordagem de Musk parece impaciente e focada em
grandes descobertas. Ao lançar a Tesla, ele escreveu: “Nosso objetivo é
acelerar o advento do transporte sustentável, trazendo carros elétricos
atraentes para o mercado de massa o mais rápido possível. (…) Para alcançar
esse objetivo, grandes saltos na tecnologia são necessários.”
Bezos enfatiza o passo a passo, enquanto Musk foca em grandes saltos na
tecnologia.
Seus estilos diferentes foram caracterizados como semelhantes aos
famosos personagens do conto da tartaruga (Bezos) e a lebre (Musk).
Apesar dessas diferenças na maneira como descrevem os objetivos, quando
se trata de seus processos reais de inovação no dia a dia, ambos lideram um
processo focado em transformar grandes problemas em pequenos.
Delegação e empoderamento de funcionários
Jeff Bezos é conhecido na Amazon por ser o último a falar em reuniões.
Ele prefere ouvir o que os outros têm a dizer sem influenciá-los. Além disso,
ele está disposto a deixar as pessoas executarem uma ideia, mesmo que não
concorde com ela.
“Dentro de uma grande empresa, você precisa ter vários caminhos para o
‘sim'”, ele nos disse. “Eu sou um grande defensor disso. Costumo ‘discordar e
acolher’ [um princípio de liderança da Amazon, no qual você é incentivado a
discordar, mas acolhe depois que a decisão é tomada] e incentivo outras pessoas
a fazerem isso.
Eu digo: ‘Essa ideia não faz sentido para mim. Serei totalmente honesto
sobre isso. Aqui estão minhas razões’. ‘Mas depois também direi: Olha, você é
uma pessoa de bom senso. Vá tentar’.
É isso que significa vários caminhos para o ‘sim’.” Bezos delega e
capacita os funcionários a experimentar e correr riscos. De fato, ele admitiu
uma vez: “Cometi falhas de bilhões de dólares na Amazon. Literalmente”.
Já Musk leva a agenda da Tesla e da SpaceX em um ritmo frenético. Como
já dito, ele acredita no pensamento dos primeiros princípios; portanto, se
quiser convencê-lo de algo, use a lógica e análise.
A questão é que, se os foguetes não voam com precisão ou os carros não
correm corretamente, as pessoas podem morrer. Portanto, Musk monitora muito de
perto e substitui decisões que ele considera que podem estar equivocadas.
A abordagem de cobrança pesada de Musk resulta em metas desafiadoras
para os funcionários e um processo para alcançá-las que envolve um intenso
monitoramento da parte dele.
Isso pode explicar em partes porque Bezos teve muito mais estabilidade
com sua equipe de liderança do que Musk.
Conclusão
Então, o que
se pode aprender com essas diferenças gritantes no estilo de liderança quando
se trata de inovação?
Bezos lidera por etapas pequenas, incrementadas e orientadas em direção
a resultados que lhe dão credibilidade para fazer coisas novas continuamente.
Lembre-se de que ele não começou com essa credibilidade, precisou
conquistá-la com o tempo, primeiro ao vender livros online. A partir desse
ponto de vista, expandiu com sucesso para varejo online, serviços da web (com
Amazon Web Services), dispositivos eletrônicos (por exemplo, Kindle, Alexa) e
entretenimento (Amazon Video e Amazon Music Unlimited).
A abordagem de Bezos tem sido construir sua reputação de inovação
lentamente, prova por prova ao longo do tempo, por meio de experimentos que
resultaram em um desempenho sólido.
Musk, no entanto, adotou o que pode ser visto como uma abordagem de alto
risco/alta recompensa ao se envolver em pensamentos visionários para obter
apoio para suas ideias ousadas.
Ele articula uma visão elevada e emocionante para seus empreendimentos.
Isso pode parecer fácil de fazer quando se toma produtos da SpaceX e da Tesla;
mas ele faz isso com artigos ainda mais comuns, como o Tesla PowerWall, que é
essencialmente uma grande bateria extra que fica em sua garagem.
Sobre o Powerwall, ele disse: “Estamos tentando mudar a estrutura
energética fundamental do mundo”.
Musk estabelece uma grande visão para atrair recursos humanos e
financeiros para seus empreendimentos. “Elon realmente entende as pessoas”, diz
Sterling Anderson, ex-chefe da divisão de pilotos automáticos da Tesla e
co-fundador da Aurora.
“Ele entende o que atrai pessoas mundialmente, especialmente engenheiros
de classe mundial. Com esses engenheiros, ele é capaz de criar um produto
melhor. E esse produto chama clientes e investidores, o que reforça o ciclo.”
A sequência é basicamente a seguinte; depois de tornar públicas suas
visões ousadas, Musk atrai capital humano e financeiro para seus
empreendimentos e torna sua visão viável por meio de uma abordagem dos primeiros
princípios.
Ao seguir caminhos diferentes, Bezos e Musk lançaram com sucesso várias
inovações e subiram ao topo da nossa lista de líderes mais inovadores.
Seu sucesso por meio de estilos contrastantes mostra que a liderança
inovadora não se baseia em uma fórmula previsível. Se fosse assim, todos
poderiam alcançar facilmente o mesmo sucesso.
Foto:©
Reprodução Forbes Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon.
Foto:©
ReproduçãoForbes Elon Musk, fundador e CEO da Tesla.
Conteúdo Revista FORBES. © ReproduçãoForbes Elon
Musk, fundador e CEO da Tesla
Portal MSN.
LINK: