Você está prestando atenção?
Aprenda a melhorar seu foco.
Quando foi a última vez em que você se perdeu lendo um bom livro? Entenda por que nossa atenção diminui com o passar do tempo.
Podemos evocar esse tipo de atenção quando somos jovens, mas à medida que ficamos mais velhos torna-se mais difícil focar de forma intensa em algo.
Por quê?
Não se sabe ao certo, mas há uma teoria que diz que os mais jovens têm algum tipo de sistema que impede que informações irrelevantes entrem no cérebro e interfiram na atenção.
À medida que envelhecemos, temos menos habilidade para nos concentrarmos, e mais distrações tendem a aparecer. Quando muitas delas passam pelo nosso “filtro”, podem afetar a maneira como estamos prestando atenção e realizando determinadas tarefas.
Ninguém consegue prestar atenção em tudo.
Diversos dados são constantemente bombardeados em nossos sentidos. Cada cor, objeto, som, sabor, odor ou sensação física é levado para o cérebro e processado.
Mas a maioria desses inputs é sábia e devidamente ignorada; seria exaustivo vigiar tudo o tempo todo. Em vez disso, escolhemos aquilo em que devemos focar a atenção.
É essa informação que se preserva na memória de curto prazo, ou memória de trabalho. À medida que envelhecemos, tendemos a diminuir este tipo de memória.
Mantenha-se focado!
O foco está intimamente relacionado à atenção.
Se pensarmos em atenção como o ato de acender a luz de um quarto escuro, o foco seria mirar um feixe de laser em um objeto específico no quarto.
Portanto, podemos dizer que o foco é aquele nível intenso de atenção que faz com que se sinta que a memória está sendo gravada no cérebro.
Ao envelhecermos, perdemos um pouco dessa habilidade também. Os pequenos detalhes simplesmente desaparecem.
Se for ler uma passagem de um livro, é provável que recorde o ponto principal, mas uma pessoa mais jovem talvez vá se lembrar de sentenças exatas.
A concentração passa a requerer mais energia e interesse ao envelhecermos.
Para ajudar, experimente colocar em prática essas tarefas:
1.   Fazer anotações pessoais ajuda a mover a informação da memória de curto prazo para a de longo prazo – e isso proporciona um registro sólido para o futuro.
2.   Utilize o seu smartphone ou um gravador portátil para registrar conversas importantes ou fazer gravações pessoais.
3.   Elimine qualquer distração ao redor, desligando o som ou a TV. Se estiver com frio, vista um casaco. Se estiver com fome, coma. Quanto mais confortável estiver, mais você poderá se concentrar.
4.   Caso precise se concentrar em algo e haja muito barulho na casa, vá para outro local, como uma biblioteca.
5.   Uma xícara de café pode ajudar a focar melhor. Isso só funciona se você já tiver o hábito de tomar café.
Caso contrário, o efeito adverso da cafeína – a agitação – vai apenas atrapalhar a sua atenção.
Estratégias diárias
Prestar atenção significa mobilizar todos os seus sentidos para aproveitar ou tomar posse mental do ambiente. Enquanto a sua percepção for superficial, será difícil lembrar o que acontece ao redor.
Prestar atenção em algo pode ser uma tarefa que demanda muito, porque prestar atenção pela metade não é de fato prestar atenção.
Aqui há algumas regras para assegurar a atenção de forma vigorosa:
    Permaneça alerta. Conserve a mente aberta e prepare-se para aprender algo novo.
    Mantenha os seus interesses em várias áreas. E seja curioso. Se determinado hobby não lhe interessar mais, substitua-o.
    Faça planos e concretize-os. Qualquer projeto que você conduza proporciona crescimento e dá sentido à vida, mesmo se ele mudar no meio do caminho ou não der certo.
    Mantenha ou crie contatos estimulantes com os outros. É possível motivar a atenção mantendo uma sólida rede de amigos ou participando de alguma atividade em que possa conhecer gente nova.
    Tome decisões conscientes: elas são mais fáceis de lembrar
    Comunique-se.
Compartilhar com os outros algo que você aprendeu ou pelo qual passou requer preparação mental. Isso, juntamente com o desejo de proporcionar algo aos outros, é uma boa maneira de estimular a atenção e a memória.
Nem todos têm o mesmo tipo de capacidade de atenção e nem todos prestam atenção da mesma forma. A maneira com que absorvemos a informação é influenciada pela educação, mas também depende da nossa personalidade, dos interesses principais e da atitude com relação ao mundo.
O que é importante, no entanto, é permanecer flexível, bem focado nas áreas selecionadas, mas com a mente aberta para ser capaz de lidar com novos desafios e demandas.
Imagem: iam Se7en/Unsplash.
Por: Thaís Garcez.
Conteúdo Revista SELEÇÕES.
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Couve-flor: conheça os principais benefícios para a saúde.
Conheça os principais benefícios da couve-flor para a saúde, como a sua capacidade de combater o câncer, fortalecer os ossos e muitos outros.
Você é fã da couve-flor?
O vegetal faz parte da família das crucíferas, ou seja, plantas que apresentam um formato de cruz em sua superfície.
Além dela, há o brócolis, o repolho, a couve-de-bruxelas e a couve como parentes.
Essa família contém algumas características em comum: possuem uma ótima concentração de betacaroteno e vitaminas C e K, assim como óleos vegetais, cálcio e muitos outros nutrientes ligados a uma boa saúde.
Uma xícara de couve-flor crua, por exemplo, tem mais de 50% da necessidade diária de vitamina C, 13% de folato e quantidades razoáveis de potássio e vitamina B6, responsáveis por combater doenças ligadas ao cérebro e ao coração.
Ela também contém bioflavonoides, indóis e outras substâncias químicas que protegem contra o câncer.
Veja alguns benefícios da couve-flor para a saúde:
1. Ajuda a prevenir o câncer.
As grandes quantidades de vitamina C presentes nela ajudam a proteger uma pessoa principalmente contra inflamações que podem desencadear o câncer.
Além disso, o vegetal também é rico em folato, que ajuda a evitar o dano ao DNA que gera câncer.
2. Ajuda a perder peso.
Por ser rica em fibras e ter poucas calorias (25 calorias por xícara), é um lanche ideal para quem está preocupado com o peso.
Dessa maneira, ela pode ser incluída em diversas dietas, bem como em muitos sucos detox.
3. É um grande anti-inflamatório e antioxidante.
As propriedades antioxidantes da couve-flor são bem conhecidas: através da vitamina C, do beta-caroteno, a quercetina e muitos outros nutrientes que impedem o desgaste celular causado, por exemplo, pelo estresse.
Em segundo lugar, os glicosinolatos, presentes em sua composição, têm ação anti-inflamatória.
4. Fortalece os ossos.
A vitamina K é um dos compostos mais abundantes no vegetal. Ela está relacionada, entre diversos benefícios, ao fortalecimento dos ossos, o que, por sua vez, previne a osteoporose e os seus efeitos.
Além disso, ela também é capaz de fortalecer os vasos sanguíneos e evita hemorragias, já que ela é capaz de ajudar na coagulação do sangue.
5. Rica em fibras.
A couve-flor possui 2g em fibras a cada quantidade de 100g. Esse número concede ao vegetal uma grande capacidade de melhorar o trato intestinal.
Mas cuidado:
Os vegetais da família brássica podem causar desconforto, especialmente àqueles que sofrem de distúrbios intestinais, como colite ulcerativa. Evite algum deles causar algum sintoma.
6. Melhora o sistema imunológico.
A couve-flor possui vitaminas A, C e D, além de algumas do complexo B. Como resultado, o impacto que ela tem sobre o sistema imunológico é gigantesco, o que leva à prevenção de diversas doenças com o fortalecimento do corpo.
Dicas de consumo.
      Guarde a água de conserva dos picles e use-a para guardar a couve-flor em um pote. Em seguida, mantenha na geladeira por vários dias.
      Tempere-a cozida no vapor com azeite, pimenta-malagueta e azeitonas. O cozimento do vegetal no vapor favorece a digestão do organismo mais tarde, facilitando a absorção dos nutrientes que a couve-flor tem a oferecer.
      Asse couve-flor com alho refogado até dourar.
Dicas de compra.
Na hora das compras, é essencial conhecer os principais detalhes para levar o melhor produto para casa.
Conheça algumas dicas para reconhecer uma couve-flor de qualidade! Veja também como aproveitar o melhor das feiras e supermercados e levar o melhor em sua cesta.
      Escolha cabeças compactas, de cor branca ou creme, sem manchas escuras. Se envolvidas pelas folhas, estas devem estar verdes e sem sinais de que estão murchas.
      Evite as cabeças com manchas ou divisões. Quando passada do ponto, a couve-flor fica dividida, murcha e com pontos escuros.
Dicas de armazenamento.
o    Com o intuito de preservá-la por mais tempo, mantenha a couve-flor em um saco plástico na gaveta de vegetais da geladeira por até cinco dias. Conheça também mais dicas para conservar melhor e preservar o sabor de outros tipos de alimentos na geladeira.
Receita: aprenda a fazer couve-flor gratinada.
Para começar a incluir os benefícios da couve-flor em sua saúde, nada melhor que preparar uma receita deliciosa. Confira abaixo como fazer:
Ingredientes
1 cabeça de couve-flor;
      2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
      1/3 xícara de queijo ralado;
      2 colheres (sopa) de margarina;
      2 xícaras de leite;
      Noz moscada a gosto;
      Sal a gosto.
Modo de preparo
7.   Comece preaquecendo o seu forno em 180º.
8.   Corte a couve-flor em pequenos pedaços e cozinhe em água com sal até que fique al dente. Em seguida, retire a água e reserve.
9.   Para o molho branco, leve o leite e a margarina ao fogo, juntando aos poucos a farinha de trigo e a noz moscada. Mexa até que fique bem grosso. Logo depois, coloque sal a gosto.
10. Ponha a couve-flor em um recipiente e cubra com o molho branco e salpique o queijo ralado por cima. Leve ao fogo até que a superfície comece a dourar. Por fim, sirva enquanto estiver quente e bom apetite!
Imagem: Baloncici/iStock.
Por: William Bastos.
Conteúdo Revista SELEÇÕES.
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11 dicas para gerenciar como um verdadeiro líder
Gerenciar não é uma tarefa fácil e se estende a pessoas que são, muitas vezes, complexas e multifacetadas
Resumo:
1-  Cargos de gerência podem surgir no caminho profissional de uma hora para outra e é preciso estar preparado para agir;
2-  Um bom gerente não é alguém com todas as respostas e capaz de fazer tudo sozinho, mas sim um profissional que consegue extrair o melhor de sua equipe;
3-  Gerentes não nascem gerentes. Eles são construídos.
Você é um gerente ou espera se tornar um algum dia?
Já ficou nervoso ao achar que alguém percebia que você estava agindo por impulso ou descobrindo como as coisas funcionam na prática?
Já experimentou a sensação de estar perdido ou despreparado para ajudar os outros a ter sucesso?
Se suas respostas foram positivas, saiba que você não está sozinho. Julie Zhuo sentiu o mesmo quando foi arremessada para a gerência aos 25 anos porque suas habilidades como designer de produtos de primeira linha foram notadas.
Depois de um período de tentativa e erro, ela se tornou a garota da administração no Vale do Silício. Nós, que não estamos por lá para acompanhar a performance de Julie, podemos aprender alguma coisa no livro de sua autoria
“The Making Of A Manager: What To Do When Everyone Looks To You”.
(A construção de um gerente: o que fazer quando todo mundo está olhando para você, em tradução livre).
Afinal, gerenciar não é uma tarefa fácil e se estende a pessoas que são, muitas vezes, complexas e multifacetadas. E, como os projetos notáveis progridem em equipe, a figura do líder não devem sumir tão cedo.
Veja, na galeria de imagens a seguir, algumas dicas úteis levantadas por Julie para gerentes em ascensão.
1. A verdadeira definição de um gerente
Primeiro, é importante definir quem é realmente um gerente. “Um ótimo gerente é alguém que simplesmente extrai bons resultados de sua equipe.
Isso não significa que ele precise ser excelente em tudo de maneira individual, mas sim que constrói um time capacitado e permite que ele faça o melhor trabalho em prol dos objetivos comuns.
Grandes líderes acreditam que as pessoas podem fazer mais juntas do que sozinhas, e que seu trabalho é ser um multiplicador para sua equipe, o que significa lidar com pontos críticos a qualquer momento para ajudar os colegas a ter sucesso:
– Sejam eles recrutadores, técnicos ou secretárias – mesmo que a tarefa que não seja glamourosa ou desafiadora”, explica Julie.
2. Gerentes não nascem, são construídos.
Você pode, assim como Julie, ser arremessado para uma posição de gerência. Ou talvez tenha começado sua própria empresa, ampliado a equipe e, de repente, se transformado em um gerente.
Não se preocupe se você nunca sonhou em ser ou foi treinado para ser um líder.
“A capacidade de gerenciar não é algo concedido no nascimento.
É uma jornada de melhoria diária, porque você é constantemente colocado em situações que nunca viveu antes. Como você pode esperar ser excelente em contratar pessoas, demitir funcionários com performances ruins ou decidir sobre um procedimento sem nenhuma experiência anterior?
É por meio do ação, dos erros, da reflexão e do aprendizado sobre nós mesmos e os outros que nos transformamos em grandes gerentes.
3. Ser um gerente é para você?
Você pode aprender a ser um ótimo gerente. Mas você realmente quer ser um?
Julie aponta uma ressalva em sua filosofia de que grandes gerentes não nascem, mas são criados:
“Você precisa desempenhar essa tarefa no dia a dia e aproveitá-la – ou, pelo menos, não se importar em fazê-la”. Ela diz que, se você está se questionando sobre ser ou não um bom gestor, faça a si mesmo três perguntas:
1. Acho mais motivador alcançar um resultado do que desempenhar um papel específico?
Essa questão é a mais importante delas, e um “sim” enfático forte pode compensar praticamente qualquer dúvida.
Como gerente, você deve fazer o que é melhor para sua equipe. Se seu time estiver reduzido, você terá que se concentrar em uma contratação, goste ou não.
Caso prefira se concentrar em um aspecto específico de um trabalho – ver pacientes, escrever código, arquitetar soluções – você pode ser mais feliz como colaborador individual.
2. Eu gosto de conversar com as pessoas?
Ser um gerente significa trabalhar com outros profissionais. Se você preferir passar longas horas sozinho, focado na solução de um problema, a rotina como um líder pode ser exaustiva.
3. Posso fornecer estabilidade para uma situação emocionalmente desafiadora?
As pessoas são complexas, multifacetadas e cada equipe tem sua parcela de desentendimentos, decepções e desafios humanos.
Se ouvir e ajudar os outros por meio de dificuldades não é a sua praia, você deve considerar que ser gerente não é uma tarefa para você.
4. Você não precisa ter todas as respostas.
Julie compartilha suas primeiras falhas: “O maior erro que cometi como nova gerente foi assumir que eu deveria agir como se soubesse de tudo.
Eu achava que os líderes tinham que ser autoritários e confiantes, então, mesmo quando eu não sabia o que estava fazendo, fingia o contrário.
Essa é uma ideia ruim por dois motivos.
Primeiro porque as pessoas geralmente conseguem detectar se você está ou não sendo autêntico e, dependendo dessa avaliação, pode ficar mais difícil confiarem em suas atitudes.
Em segundo, você afasta a possibilidade de obter conselhos, o que leva a decisões menos assertivas.
Uma parte importante da gestão é gerenciar a si mesmo. E isso está relacionado a ser totalmente honesto sobre seus pontos fortes e fracos”.
5. Todo gerente e toda equipe são únicos
Não existe uma metodologia mecânica porque cada líder e cada pessoa em sua equipe são únicos.
“Todos nós começamos com diferentes pontos fortes, interesses, peculiaridades e pontos cegos. O contexto do time que está sendo gerenciado também influencia o sucesso do líder.
Mesmo que eu seja uma experiente gerente de design, provavelmente não obteria os mesmos resultados imediatamente se tivesse que liderar uma equipe de vendas.”
6. Defina as expectativas de comunicação
A comunicação é um fator crítico para o sucesso profissional, assim como em qualquer tipo de convivência.
“Para a comunicação relacionada ao trabalho é essencial estabelecer normas explícitas e claras sobre como a solução de problemas deve acontecer ou como as informações precisam ser distribuídas para evitar linhas cruzadas e dar tempo para todos agirem.
Você pode pedir, por exemplo, para que todos leiam os e-mails com as metas do dia pela manhã e compartilhem o que foi feito no final do dia.
Ou pode especificar horários durante o expediente para todos estarem online, de maneira que qualquer pessoa possa fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o que precisa ser feito”, sugere a especialista.
7. Gerenciamento de equipes remotas
“A comunicação se torna duas vezes mais importante quando você não está fisicamente no mesmo local que os demais membros da sua equipe.
A maior perda no gerenciamento de uma equipe remota é a conversa orgânica ou de corredor que acontece em encontros casuais e espontâneos.
Às vezes, esses diálogos são relacionados ao trabalho, como um determinado problema ou o contexto de um projeto, e às vezes são sociais e servem para formar laços mais fortes entre os colegas de profissão.
Se diferentes fusos horários estiverem envolvidos, estabeleça expectativas claras de quando as pessoas precisam estar online ou responder às demandas.
Certifique-se de também dedicar uma parcela de tempo todas as semanas para falar com cada colaborador – o ideal é que isso seja feito presencialmente ou por videoconferência.
Dedique um momento para conhecer melhor seu time.
Existem empresas que promovem reuniões semanais por videoconferência exclusivamente para falar de assuntos não relacionados ao trabalho – contar histórias pessoais, beber um drinque virtual, discutir sobre o degelo.
Outras empresas planejam viagens trimestrais para reunir pessoalmente a equipe e, assim, criar laços e relacionamentos mais sólidos.
8. Faça boas contratações.
Não há equipe sem pessoas e as pessoas só chegam até ela se forem contratadas.
Muitos de nós temem esse processo. “Em uma organização que está crescendo, contratar bem é a coisa mais importante que você pode fazer, já que um bom profissional pode causar grande diferença nos resultados do seu time.
Então, não olhe para uma vaga em aberto como se fosse um problema a ser resolvido e aceite a primeira pessoa razoável que aparecer.
Aborde esse processo como se você estivesse construindo a organização dos seus sonhos”, diz Julie. Ela aconselha fazer algumas perguntas a si mesmo e indica as ações:
Que habilidades e perspectivas minha equipe precisa para ser mais completa e eficaz?
Garanta que cada nova contratação se encaixe nessa aspiração.
Que tipo de pessoa me deixaria ansioso para vir trabalhar todas as manhãs?
Faça com que os novos nomes contribuam para os valores que você deseja que sua equipe defenda.
“Ao falar com candidatos em potencial, não diga a eles como seu time é bom. Fale sobre a capacidade que você enxerga e como seus funcionários poderiam alcançar novos patamares com mais um profissional.
Certifique-se de que vários membros da equipe entrevistem um candidato e enviem seus feedbacks de forma independente. Você terá mais clareza se todos derem uma opinião honesta”, diz Julie.
9. Forneça feedbacks constantemente.
Oferecer e receber feedback pode soar intimidante. Mas Julie acredita que “avaliações frequentes são uma dádiva”. “Tenha como meta dar feedbacks sempre que se deparar com um de seus colaboradores em ação, seja fazendo uma apresentação, uma análise ou uma interação com cliente.
Se você acha que foi ótimo, diga exatamente por quê. Se achou que está tudo bem, mas pode ser melhor, compartilhe algumas sugestões para a próxima vez.”
10. Estabeleça conversas mensais sobre carreira
“Pelo menos uma vez por mês, converse com seus funcionários para entender quais são os seus objetivos. Pense nos padrões de comportamento que você observou e compartilhe com eles, de maneira que entendam o quanto estão acompanhando as metas propostas e como você pode ajudá-los a ter um impacto ainda maior.
Não se esqueça de discutir os pontos fortes, bem como as áreas de crescimento – muitas vezes, alcançamos mais sucesso usando nossas habilidades de forma eficiente do que tentando corrigir nossas fraquezas”, diz Julie.
11. Use um truque para compartilhar feedbacks mais duros.
“Se você tiver um feedback difícil para dar, é recomendável fazê-lo pessoalmente e diretamente – e não empregar a tática do sanduíche (fazer elogios, entregar a crítica, e fechar com elogios novamente).
Oferecer algumas palavras doces para temperar uma mensagem dura não é sincero, e aquilo no qual você quer que a pessoa preste atenção pode se perder no meio do caminho.
Lembre-se de que, como todo feedback, o motivo da conversa é ajudar seu colaborador a fazer algo da melhor maneira possível. Além disso, não se esqueça de pedir a ele um parecer sobre a sua maneira de agir, assim você também pode fazer melhor o seu trabalho.”
Darrah Brustein.
Conteúdo Revista FORBES.
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Saiba como acabar com a bagunça de vez
Siga essas seis dicas e acabe com o estresse da desorganização.
Estar com a casa sempre desorganizada é um problema comum na vida de muitas pessoas.
Na correria do dia a dia, acumulam-se papéis, objetos e roupas espalhadas e a bagunça domina o ambiente. Se você está nessa situação, é hora de agir.
Além de fisicamente perigosa, a bagunça pode afetar a sua saúde mental, provocando estresse e isolamento.
Afinal de contas, quem nunca ficou com vergonha de receber uma visita por causa do estado da casa?
Para sair dessa situação e controlar a desordem, anote essas seis dicas:
1. Faça uma lista.
Liste os espaços bagunçados que você quer arrumar. Comece por pequenas partes da casa, como armários, gavetas ou superfícies. Não liste um cômodo inteiro.
2. Determine um momento do dia para limpar.
Estipule manhãs ou fins de tarde para arrumar a bagunça. Dessa forma, você terá tempo suficiente para completar um item da lista.
3. Separe a bagunça em partes.
Use três sacolas plásticas ou caixas de papelão. Na primeira, coloque os itens para guardar, na segunda os itens para doar e na terceira, coisas que podem ser recicladas ou ir direto para a lixeira.
4. Desapegue
Para colocar ordem na bagunça, é importante desapegar de coisas que estão ocupando espaço, mas não servem mais. Por isso, pergunte-se:
“Usei isso nos últimos seis meses?”, “Preciso disso nos próximos seis meses?” e “Isso tem algum valor sentimental?”.
Se a resposta for não a todas essas perguntas, coloque o item na caixa para doação ou na de reciclagem.
Se a resposta for sim a qualquer uma dessas perguntas, pergunte-se mais uma vez: “Isso precisa estar nesse local ou há um lugar melhor?”. Então leve o item para um lugar mais apropriado., se for o caso.
5. Tire uma foto
Após terminar de arrumar a casa, tire uma foto. Você pode prender a foto com fita adesiva no fundo da gaveta arrumada, grudar na porta do seu armário arrumado ou colocar embaixo de um objeto na prateleira.
Assim, terá uma fonte de inspiração para lembrar como deve manter o local.
6. Livre-se da bagunça
Por fim, distribua os donativos até uma semana após a arrumação. Talvez você precise pesquisar para saber quem vai aceitar o quê e se irão buscar. Da mesma forma, há lixo – latas de tinta ou cola – que demanda tratamento especial.
Seja como for, não mude a bagunça de um lugar para outro. Afinal, o trabalho só estará realmente terminado quando o lixo e as doações forem embora.
Imagem: dorian2013/iStock.
Conteúdo /revista SELEÇÕES.
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A organização da casa passa também pelos armários.
A organização da casa nos faz lembrar aquela cena clássica de filme em que o protagonista abre a porta do armário e cai tudo na cabeça dele.
A verdade é que isso não é só coisa de filme; e nem de adolescente que detesta arrumar o quarto e joga tudo dentro do armário.
Afinal, muita gente sente dificuldade em manter os armários organizados.
A princípio, a desarrumação dos seus armários não estar num nível tão crítico quanto o das cenas de filmes de comédia. Ainda assim, algumas atitudes simples podem nos ajudar a sempre manter os armários organizados.
E a organização ainda traz benefícios adicionais. Isto é, a maior facilidade de limpeza e o uso mais racional e eficiente das coisas. E isso vale para todos os armários da casa.
Com os armários arrumados, sua casa ficará organizada e limpa por mais tempo.
Guarda-roupa
Separe as roupas em três pilhas: “sim” (itens que você usa e que vão voltar dobradinhos para as gavetas certas).
 Talvez” (aquelas que não usa há tempos e vale experimentar para avaliar se ainda servem) e “doação” (aquelas que não cabem mais ou merecem ser doadas a alguém que precisa delas). 
O exercício estimula o desapego e ao mesmo tempo descobrimos peças “talvez” que são promovidas para “sim” com louvor.
Armário da despensa
Separe os alimentos por tipo de produto e coloque os itens com validade maior atrás daqueles que estão prestes a vencer.
Além de evitar o desperdício de alimentos que podem estragar apenas porque ficaram no fundo do armário, com os armários organizados vai ficar bem mais fácil identificar os itens que estão faltando e devem ser incluídos na próxima lista de compras.
Dicas sobre armazenar alimentos de maneira segura.
Armário da área de serviço
Se você tem crianças em casa, os produtos de limpeza – sobretudo os tóxicos – devem ser guardados em armários fora do alcance delas.
Mas, se o seu armário for sob a pia, certifique-se de trancar as portas ou usar travas.
Armários de roupas de cama, mesa e banho
Guardar os conjuntos juntos evita que você perca tempo procurando onde está a fronha que combina com o lençol.
Outra opção é arrumar por tamanho os lençóis e as toalhas, separadas também por cores.
Coloque os lençóis recém-lavados no fim da pilha e pegue os limpos de cima: isso evita que os de baixo fiquem sem uso por muito tempo e acumulem aquele “cheiro de armário”.
IMAGEM
Armário da despensa
Separe os alimentos por tipo de produto e coloque os itens com validade maior atrás daqueles que estão prestes a vencer.
Além de evitar o desperdício de alimentos que podem estragar apenas porque ficaram no fundo do armário, com os armários organizados vai ficar bem mais fácil identificar os itens que estão faltando e devem ser incluídos na próxima lista de compras
Imagem: AndreyPopov/iStock.
Conteúdo Revista SELEÇÕES.
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